Para Que Serve Vinagre de Maçã? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

O vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho ou outra bebida alcoólica fermentada. O vinagre de maçã, por exemplo, é basicamente produzido da fermentação da sidra. Abaixo você aprenderá para que serve vinagre de maçã, como usar para o corpo e para pele e diversas outras dicas.

O crescimento dos índices relacionados a doenças como o câncer e a diabetes, além do aumento do número de pessoas com excesso de peso e obesidade, geraram uma necessidade em se desenvolver mais pesquisas sobre os alimentos nos últimos anos, com o objetivo de identificar as propriedades e benefícios que muitos deles podem trazer à saúde.

Muitas pessoas procuram por formas melhores de ter longevidade, saúde e beleza e vários destes alimentos podem ser utilizados de modo bastante prático no dia a dia, ajudando ainda mais na busca por uma vida saudável. Vamos conhecer para que serve vinagre de maçã, entender mais sobre os benefícios deste alimento e aprender algumas dicas para usar dentro da rotina.

Se você está cansado de comprar vinagres de maçã com qualidade duvidosa nos mercados da sua região, saiba que é possível fazer seu vinagre de maçã em casa. Acredite, não é nenhuma tarefa de outro mundo. Vale a pena conferir.

Diz-se que os benefícios do vinagre de maçã são infindáveis. Você já deve ter ouvido falar que vinagre de maçã em jejum emagrece. Descubra se é verdade.

O vinagre de maçã também é conhecido por ter ação antioxidante, por ajudar a diminuir a acidez das articulações, contribuir com a melhoria da digestão e colaborar com a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Você precisa saber se o vinagre de maçã limpa mesmo o fígado.

O que é e para que serve vinagre de maçã?

O vinagre é um dos alimentos mais antigos, muito utilizado por diversos povos ao longo da história. Ele é originalmente obtido a partir da fermentação do vinho ou de outras bebidas, mas pode também ser obtido através da fermentação de quaisquer alimentos que contenham açúcar, como o arroz, o malte e o milho, ou as frutas, entre elas a maçã, o kiwi, a laranja, a manga, o maracujá, a cana-de-açúcar, a uva, a framboesa, etc.

O vinagre de maçã é um produto natural obtido através da fermentação da maçã com a utilização de leveduras e bactérias benéficas chamadas de acetobacter. Os açúcares naturais contidos nestas frutas são utilizados como alimentos pelas bactérias durante a fermentação e estas irão produzir álcool e depois ácido acético, formando, assim, o vinagre. Este alimento pode trazer muitos benefícios à saúde, sem causar efeitos colaterais ao organismo que outros produtos podem causar.

O vinagre de maçã contém muitas substâncias ativas e não possui os aditivos alimentares que normalmente são usados pela indústria de alimentos como conservantes, corantes e aromas. Este alimento também é bastante nutritivo e pode ajudar a melhorar muitos processos fisiológicos e bioquímicos do organismo.

A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95% de água, além de conter diversas vitaminas, minerais e fitoquímicos, entre eles os polifenóis.

O vinagre de maçã é uma excelente fonte de ácidos orgânicos naturais, de enzimas e também de vitaminas que atuam de forma benéfica no organismo. Entre os seus nutrientes, estão algumas vitaminas como a vitamina B12, o ácido fólico e alguns minerais como o ferro, o potássio, o cloro, o sódio, o magnésio, o cálcio, enxofre, flúor e silício, além de várias outras substâncias antioxidantes, aminoácidos essenciais, betacaroteno e pectina.

Entre as diversas propriedades do vinagre de maçã, está o seu alto poder diurético, auxiliando na redução do líquido retido no organismo, além de propriedades antissépticas e antibióticas. Ele também é rico em sais minerais que são fundamentais para inúmeros processos metabólicos e também pode promover benefícios como a melhoria da beleza da pele, o emagrecimento e evita o envelhecimento precoce.

Como usar o vinagre de maçã?

Diferentemente dos outros tipos de vinagres, o vinagre de maçã possui uma quantidade grande de ácidos orgânicos, enzimas, minerais e vitaminas que podem trazer muitos benefícios à saúde. Este alimento pode ser usado de forma prática e fácil no dia a dia, proporcionando um bem-estar físico e mental completo. Veja, a seguir, algumas dicas de como usar e saiba para que serve vinagre de maçã:

1. Ajuda no processo de emagrecimento

Este vinagre ajuda a controlar o apetite e também promove a eliminação das gorduras. Muitas pesquisas indicam que o vinagre aumenta a sensação de saciedade e contribui para a ingestão de menos calorias durante o dia.

Um dos responsáveis pela saciedade do vinagre é a pectina, uma fibra solúvel que ajuda na digestão das gorduras e das proteínas. Além disso, ela ajuda a regular a absorção de glicose, contribuindo não só para reduzir o apetite, mas também para evitar o acúmulo excessivo de gordura no organismo.

Além disso, o vinagre de maçã possui pectina, uma fibra solúvel que ajuda na digestão das gorduras e das proteínas, além de auxiliar na regulação da absorção da glicose, promovendo, assim, um controle da sensação de fome e também evitando o armazenamento excessivo das gorduras.

Uma pesquisa publicada em 2009 no periódico Bioscience, Biotechnology and Biochemistry feita com 175 pessoas obesas indicou que consumir vinagre de maçã diariamente durante 3 meses resultou na redução da gordura localizada na barriga e levou à perda de peso.

Como usar

Antes das refeições principais, beba um copo de água morna com uma colher de chá de vinagre de maçã.

2. Melhora a textura da pele e trata lesões

Há relatos de que o vinagre de maçã pode ser útil para melhorar a textura e a aparência da pele além de reduzir a dor associada a queimaduras solares e outros tipos de lesões cutâneas.

O vinagre parece ajudar a suavizar manchas na pele causadas pela exposição excessiva ao sol e pelo processo natural de envelhecimento.

Apesar da falta de evidências, uma pesquisa de 2018 publicada no Scientific Reports indica que as propriedades bactericidas do vinagre podem prevenir infecções na pele causadas por queimaduras e outras lesões incluindo picadas de mosquito.

Como usar

Para ajudar a reduzir as manchas causadas pelo envelhecimento da pele, prepare uma mistura de uma colher de chá do sumo de cebola e duas colheres de chá de vinagre de maçã. Aplique a mistura com um pano macio sobre as manchas, deixe por 30 minutos e depois remova bem com água e sabão.

Depois de algumas semanas, haverá uma redução significativa das manchas na pele. Não exponha a pele ao sol quando estiver usando a mistura, pois isto pode causar queimaduras na pele.

3. Ajuda a reduzir a caspa

O vinagre de maçã pode ajudar na redução da caspa, que é um problema que tanto incomoda algumas pessoas. Acredita-se que o ácido acético presente no vinagre altera o pH do couro cabeludo e dificulta o desenvolvimento da caspa.

Também há indícios de que o vinagre pode ser eficaz no tratamento da dermatite seborreica, uma forma de eczema que afeta a pele e também o couro cabeludo. De acordo com um estudo de 2017 do Galen Medical Journal, o uso tópico de uma erva chamada Althaea officinalis em combinação com vinagre é capaz de tratar a dermatite seborreica.

Além de ajudar no combate à caspa, o vinagre também dá brilho e fortalece os fios de cabelo.

Como usar

Após lavar os cabelos com shampoo, enxágue os fios com uma mistura de três copos de água morna com meio copo de vinagre de maçã.

Algumas pessoas preferem borrifar a solução de vinagre com água diretamente no couro cabeludo para diminuir a coceira e a irritação.

É essencial diluir o vinagre em água antes de aplicar nos cabelos para evitar que o produto puro entre em contato com os olhos e cause ardência.

4. Ajuda a reduzir os danos na pele causados por cravos e espinhas

Uma solução diluída de vinagre de maçã pode ajudar a secar espinhas e a eliminar cravos. Isso pode ter relação com o ácido acético encontrado no vinagre que, segundo uma publicação de 2018 da revista Scientific Reports, apresenta atividade antimicrobiana. Sendo assim, o vinagre pode matar as bactérias responsáveis pela acne.

Apesar de não existirem evidências contundentes de que o vinagre realmente acaba com a acne, algumas pesquisas indicam que ele pode ser útil no tratamento de outras condições que afetam a pele, como as varizes. Um estudo de 2016 publicado no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine afirma que o uso tópico de vinagre de maçã diminui a aparência de varizes.

Como usar

Para aplicar o vinagre de maçã na pele do rosto, é importante diluir bem o produto já que sua acidez pode causar lesões ou queimaduras na pele.

Se preferir, é possível combinar o vinagre com outros ingredientes para que a mistura agrida menos a pele. Uma sugestão é misturar o vinagre com morango.

Para fazer uma máscara para a pele, esmague três morangos grandes e misture com ¼ de copo de vinagre de maçã. Deixe a mistura descansar por duas horas antes de aplica-la na pele. Depois, retire o excesso de vinagre e aplique o restante da mistura no rosto e no pescoço. Deixe agir por 30 minutos e lave o rosto com água e sabão.

Faça este tratamento por pelo menos três vezes na semana para que sua pele fique macia e saudável.

No caso das varizes, aplique vinagre diluído no local afetado e deixe agir por alguns minutos antes de lavar a região.

5. Promove a desintoxicação

O vinagre de maçã é rico em fibras como a pectina, que ajudam na redução da quantidade de toxinas presentes no intestino, melhorando a absorção dos nutrientes da alimentação e também promovendo a limpeza e desintoxicação. Além disso, o vinagre de maçã possui alto poder diurético devido à grande quantidade de sais minerais presentes na sua composição, ajudando na redução dos líquidos retidos e também removendo as toxinas acumuladas no organismo.

Não existe nenhuma pesquisa científica que confirme que o vinagre de maçã pode desintoxicar o organismo, mas os adeptos da prática afirmam que o uso diário de vinagre de maçã fornece enzimas importantes para o corpo, estimula o sistema imunológico, equilibra o pH do corpo, ajuda na digestão, remove toxinas do corpo e fornece bactérias saudáveis para a função imunológica e intestinal.

Como usar

É indicado usar de 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em 250 mL de água filtrada. A mistura deve ser ingerida diariamente durante várias semanas para que a desintoxicação ocorra.

6. Ajuda na prevenção da diabetes

A diabetes tipo 2 é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue durante um tempo prolongado, seja devido à resistência do organismo à insulina ou devido à incapacidade de produzir insulina. Mesmo em pessoas que não possuam diabetes, os níveis muito altos de glicose no sangue podem gerar problemas, como o envelhecimento precoce e os riscos de desenvolver doenças crônicas.

Estudos mostram que o vinagre de maçã ajuda no controle das taxas de açúcar no sangue e no controle da insulina. Uma pesquisa divulgada pela American Diabetes Association publicada em 2004 no periódico Diabetes Care indica que o vinagre de maçã melhora a sensibilidade à insulina durante uma refeição rica em carboidratos em até 34% e reduz, de forma significativa, as taxas de açúcar na corrente sanguínea.

Como usar

Ingerir duas colheres de vinagre de maçã antes de dormir pode reduzir a glicose no sangue em jejum pela manhã em até 4%.

No entanto, é importante conversar com seu médico caso você já use um medicamento antidiabético.

Conclusão

O vinagre de maçã é um produto natural obtido através da fermentação da maçã e que pode trazer muitos benefícios à saúde sem causar efeitos colaterais ao organismo. É uma excelente fonte de ácidos orgânicos naturais, de enzimas e também de vitaminas que atuam de forma benéfica no organismo.

Entre as diversas propriedades para que serve o vinagre de maçã, estão o seu alto poder diurético, as propriedades antissépticas e antibióticas, e seus sais minerais que são fundamentais para inúmeros processos metabólicos, além de promover benefícios como a melhoria da beleza da pele, o emagrecimento e evitar o envelhecimento precoce.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia para que serve vinagre de maçã? O que achou dos benefícios e propriedades do alimento para a saúde? Tem costume de utilizá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Para Que Serve Vinagre de Maçã? Benefícios e Dicas”

  1. Gostaria de saber se esse vinagre substitui a metamorfina , remédio esse que ser para ativar a insulina no corpo.