26 Melhores Laxantes Naturais

Dificuldade e dor para evacuar são sintomas que ocorrem por causa da solidificação do material residual no intestino e pode afetar qualquer pessoa, independente da idade. O ressecamento das fezes causa secura também nos músculos do trato digestivo, o que faz com que eles se contraiam e a situação acaba piorando ainda mais.

Além dos alimentos que comemos, há outras razões que são igualmente responsáveis pela constipação, como estresse, gravidez, hábitos alimentares irregulares, hipotireoidismo, câncer de cólon, esclerose múltipla e ingestão excessiva de medicamentos fortes.

O primeiro sinal de constipação é a dificuldade para evacuar. Outros sintomas incluem vômitos, dor abdominal, inchaço e perda de apetite.

Casos graves de constipação precisam de atendimento médico, mas para o controle diário dos movimentos intestinais e constipações eventuais o ideal é recorrer a laxantes naturais, que você conhecerá os melhores na lista mais abaixo.

A constipação pode ser tratada regularmente com laxantes naturais

O nosso organismo tem uma incrível capacidade natural para limpar e se desintoxicar por conta própria. Só precisamos fornecer os nutrientes corretos e fluidos hidratantes para que ele resolva.

Por outro lado, a baixa ingestão de água e de nutrientes pode levar ao acúmulo de toxinas em nosso trato digestivo, deixando-o ressecado e diminuindo a capacidade de desintoxicação do fígado e dos rins.

Quando isto ocorre, o melhor para aliviar a constipação é fazer mudanças de longo prazo na sua dieta e observar quais são os melhores laxantes naturais para o seu caso.

O corpo só pode realmente se desintoxicar quando começamos a fornecer que ele realmente precisa para funcionar corretamente.

Em primeiro lugar, devemos comer mais fibras e remover alimentos e hábitos que causam constipação. Em seguida, devemos adicionar alimentos que atuam como laxantes naturais. Esta é uma abordagem muito mais segura do que depender de qualquer laxante industrial oferecido em cápsulas, xaropes, sucos, comprimidos ou supositórios.

Como os diferentes tipos de laxantes funcionam

As fezes são formadas por resíduos dos alimentos, nutrientes indesejados, eletrólitos e água dentro do intestino. A maior parte dos nutrientes dos alimentos que comemos na verdade não são absorvidos no estômago, mas no intestino, e o bolo fecal se forma quando o intestino grosso absorve água de forma a formar fezes macias e capazes de serem expulsas.

Uma vez que todo o processo digestivo envolve muitos aspectos do seu corpo, a constipação também pode ocorrer por diversos motivos (falta de fibras, desidratação, estresse e falta de sono, por exemplo).

Hoje, existem vários tipos de laxantes que funcionam de várias maneiras.

Os mais comuns funcionam estimulando o revestimento do intestino e os músculos do sistema digestivo, enquanto também aumentam a hidratação das fezes. Os laxantes deste tipo podem enfraquecer a capacidade natural do corpo para expulsar as fezes e por isso representam o risco de dependência.

Outros tipos agem atraindo fluidos hidratantes para o intestino. Há ainda os chamados “agentes de volume”, que são compostos por fibras que aumentam o tempo do trânsito intestinal. E os laxantes lubrificantes, que interferem na viscosidade das fezes, geralmente possuem óleos minerais na sua fórmula.

Os laxantes naturais também são de vários tipos e funcionam de forma diferente para soltar as fezes e se livrar da prisão de ventre. Aqui está uma breve descrição sobre esses tipos de laxantes naturais e sua forma de agir:

  1. Alimentos fibrosos: Agem no intestino grosso e também no delgado e levam de 12 a 72 horas para se tornarem eficazes. Vegetais como brócolis e espinafre fazem parte deste grupo;
  2. Agentes hidratantes: Certos ingredientes naturais como sal de Epsom (sulfato de magnésio), e leite de magnésia hidratam os intestinos para que eles concentrem mais água e mantenham as fezes mais suaves;
  3. Estimulantes: Também chamados de alimentos irritantes, eles causam uma onda de contrações no cólon, o que impulsiona a passagem das fezes. Aloe vera e óleo de rícino são alguns dos exemplos desta classe de laxantes naturais;
  4. Lubrificantes: Tornam as fezes escorregadias o suficiente para se mover de forma fácil e em um ritmo mais rápido pelo intestino. Eles demoram poucas horas para fazer efeito. O azeite e o óleo de coco podem ser categorizados como tais.

Confira agora uma lista completa com os 26 melhores laxantes naturais que temos à disposição e não deixe de adicioná-los à sua dieta se você é uma pessoa que sofre com essa condição.

1. Aloe Vera ou Babosa

A babosa é um dos laxantes naturais mais antigos e bem pesquisados que existe. Ela possui substâncias como enzimas, vitaminas, minerais e eletrólitos que ajudam a curar o intestino e atuam como um laxante pelo aumento do teor de água no intestino. Sua ingestão estimula naturalmente a secreção de muco e aumenta as contrações que quebram os alimentos no intestino.

A planta também tem componentes anti-inflamatórios que reduzem o inchaço e melhoram as funções dos órgãos digestivos. A babosa também ajuda a normalizar a acidez do intestino, o que diminui a formação de levedura e estimula o crescimento de bactérias digestivas benéficas.

2. Sementes de Chia

As sementes de chia, quando combinadas com um líquido, formam uma substância gelatinosa que se move facilmente através do intestino.

As sementes também são uma ótima maneira de aumentar a quantidade de fibras na dieta. Ao serem ingeridas, as sementes incham e se expandem no trato digestivo, aumentando a absorção de água. Por isso elas são melhores para a constipação quando ingeridas com líquidos.

3. Linhaça

Por ser uma excelente fonte de fibras, a linhaça ajuda a tratar a constipação e a diarreia.

Basta lembrar que sempre que você comer uma grande quantidade de fibras você também precisa tomar bastante água, porque muitas fibras sem líquidos para hidratá-las podem realmente fazer efeito contrário e causar fezes endurecidas, inchaço, gases e dores. Confira como usar linhaça na cozinha aqui.

4. Pimenta Caiena, Gengibre e Açafrão

Estas especiarias ajudam na digestão e agem como laxantes naturais porque estimulam o trato digestivo, aumentam o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos e aumentam a desintoxicação do fígado. O chá de gengibre fresco é considerado uma das melhores bebidas para manter a digestão regular.

5. Óleo de Rícino ou Mamona

O óleo de rícino é o melhor laxante natural para a constipação em adultos e crianças. Apenas uma colher de sopa deste óleo misturada com leite morno ou uma colher de mel é o suficiente para obter resultado. O melhor é toma-lo à noite ou logo pela manhã. Caso não haja alívio na primeira dose, indica-se tomar a segunda não antes de seis horas mais tarde.

Ele age diretamente sobre a mucosa do intestino e altera a secreção de água e eletrólitos locais, ou seja, ele desencadeia um processo de lubrificação no intestino.

6. Azeite

O azeite de oliva ajuda a melhorar o sistema digestivo e a evacuação. Misture-o com suco de limão e tome pelo menos uma vez por semana para manter a regularidade.

O azeite também age como laxante e, se tomado regularmente, não só alivia a constipação, mas a impede de recorrer.

7. Melaço

O melaço contém todos os minerais que são removidos da cana-de-açúcar durante o refinamento para a produção de açúcar. Tem inclusive magnésio, usado por médicos como laxante para tratar a constipação ocasional.

Desta forma, sempre que sentir necessidade de tomar um laxante, tome uma colher de chá de melaço.

8. Frutas Cítricas como Limões, Laranjas e Limas

Estas frutas ácidas têm grande poder de desintoxicação. Elas auxiliam o corpo na liberação de toxinas, bem como impulsionam as atividades do aparelho digestivo através de processos enzimáticos.

Elas são ricas em vitamina C, a melhor vitamina para desintoxicação e fornecem até 15% da quantidade de fibras que precisamos diariamente, por isso estão entre os melhores laxantes naturais à nossa disposição.

Os limões são de grande ajuda quando se trata da limpeza dos intestinos e seu suco pode ser tomado com água todas as manhãs.

9. Vegetais crus

Alguns vegetais têm efeito laxante somente quando comidos crus. Este é o caso das cenouras, cebola e alho.

A cenoura pode estimular contrações intestinais, além de ser um desintoxicante natural; a cebola possui quercetina, um composto que também tem ação desintoxicante; e apenas uma pequena quantidade de alho possui grande quantidade de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado e têm a capacidade de ativar enzimas do órgão que ajudam o corpo a eliminar toxinas.

10. Brócolis e couve-flor

Comer brócolis e couve-flor aumenta a quantidade de glucosinolatos no organismo. Estes compostos conferem proteção às células contra o estresse oxidativo, além de ativarem algumas enzimas de desintoxicação hepática que interferem nos movimentos intestinais.

11. Vegetais verdes folhosos

As folhas verdes são grande fonte de fibras e também fornecem magnésio em abundância. O magnésio é um eletrólito que tem a capacidade natural de suavizar as fezes através da atração de água para o intestino.

Ele também é um relaxante muscular natural, o que pode ajudar a conter as cólicas no abdômen.

12. Alimentos Probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que agem na regulação do intestino. Elas ajudam a criar uma microflora saudável mantendo-o livre de problemas digestivos, incluindo constipação ou diarreia.

Alimentos probióticos incluem kefir (fermentado lácteo), kombucha (chá oriental), chucrute (Repolho fermentado), kimchi (vegetais fermentados em um molho bastante apimentado tradicional na Coréia) e iogurtes probióticos.

13. Frutas com Alta Concentração de Fibras

Frutas com elevados níveis de fibra e água podem ajudar a reduzir inflamações em todo o sistema digestivo.

Enquanto as frutas frescas, como amoras, melão e maçãs são mais hidratantes, as frutas secas como figos, ameixas ou uva passa também são uma boa fonte de fibras, especialmente quando consumidas em maior quantidade.

Para a maioria das pessoas, as frutas ajudam a aliviar a constipação ao mesmo tempo que saciam a fome.

14. Água de Coco

A água de coco ajuda a manter os níveis de eletrólitos saudáveis, prevenindo a desidratação e limpando o trato urinário. A água de coco pode ser a cura para a constipação e algumas pessoas chegam a ter diarreia quando abusam da bebida.

A água de coco pode ser um dos melhores laxantes naturais para pessoas que sofrem de constipação frequente.

15. Maçãs e Vinagre de Maçã

Comer uma maçã com casca por dia pode manter o organismo sempre regular. Além de ser rica em vitamina C, ela possui açúcares que provocam movimentos peristálticos do intestino e são ricas em um tipo de fibra digestiva chamada pectina.

Quando fermentada, ou seja, na forma de vinagre, ela também é uma excelente opção para curar constipação e colocar o sistema digestivo no caminho certo.

Ao comprar o vinagre, escolha uma marca feita a partir de maçãs orgânicas e que não tenha sido filtrada. Adicione apenas uma colher de sopa do vinagre a um copo de água e veja como seu intestino pode melhorar.

16. Feijões

Por serem muito ricos em fibras e altamente disponíveis, os feijões devem ser largamente explorados por pessoas com constipação e prisão de ventre. Eles possuem pouco colesterol e representam uma fonte completa de proteína, o que significa que você pode consumir uma quantidade generosa sem causar danos à saúde geral. Além do mais, os diferentes tipos de feijões podem ser usados para fazer inúmeros pratos.

17. Beterrabas

Beterrabas são laxantes naturais porque contêm enzimas que contribuem para acelerar o processo de saída do bolo fecal. Recomenda-se comê-las cruas. Experimente ralar beterraba fresca na salada ou ainda fazer suco desta raiz que dispensa adoçantes.

18. Água em abundância

Cerca de 80% do nosso corpo é constituído por água, e precisamos deste suprimento total constantemente. Um organismo com água em abundância dispõe do suficiente para a formação do bolo fecal e evita a desidratação que leva à irregularidade intestinal de muitas pessoas.

Se você sofre de constipação, uma das primeiras coisas a fazer é aumentar o seu consumo de líquidos para uma média de 13 copos por dia para homens e nove para as mulheres.

19. Ameixas Secas

As ameixas são conhecidas como um dos melhores laxantes naturais. Sua ação laxante suave pode se explica pelo seu elevado conteúdo de sorbitol, um tipo de açúcar que tem um excelente papel umectante e é agente de texturização das fezes.

As ameixas podem ser comidas secas e também demolhadas para amaciarem. A água do molho também deve ser tomada ou usada no preparo de sucos e vitaminas.

20. Nozes e Castanhas

As nozes e castanhas têm um efeito laxante bastante eficiente, mas para isso precisam ser consumidas em certa quantidade. Por também serem uma excelente fonte de gorduras (saudáveis) e energia, elas devem ser usadas com moderação.

21. Repolho

Existem duas formas principais para usar este laxante natural que alivia o aparelho digestivo e também o livra de toxinas:

Repolho fresco – Estas folhas têm efeito laxante leve o que se deve, principalmente, ao seu conteúdo rico em fibras.

Sauerkraut (chucrute) fermentado – Esta segunda opção tem efeito laxante forte principalmente porque o processo de fermentação cria uma substância chamada acetilcolina, que estimula os movimentos digestivos. O chucrute contém probióticos naturais.

22. Raiz Forte

Também chamada de Wasabi pelos japoneses, esta raiz é um dos laxantes naturais que melhor regulam e equilibram todo o sistema metabólico.

Coloque uma colher de sopa de raiz forte ralada em um copo de água fervente, espere 5 minutos e tome o suco 3 vezes por dia.

Ela também pode ser usada para temperar saladas e molhos.

23. Óleo de coco

O óleo de coco melhora a digestão e as funções intestinais. Apenas uma colher diariamente pode aliviar a constipação e manter a regularidade intestinal.

Este laxante natural é efetivo em condições isoladas e também em casos de constipação crônica.

24. Abacate

Abacates fornecem nutrientes benéficos como fibras, magnésio e gorduras monoinsaturadas que agem como laxantes naturais leves e podem ser consumidos diariamente. O abacate também melhora a absorção de nutrientes de outros alimentos.

25. Sal Epsom ou Sulfato de Magnésio

O sulfato de magnésio é utilizado por médicos como laxante para tratar constipação ocasional. Ele é um dos muitos minerais essenciais para as diversas funções corporais e tem como papel particular apoiar os músculos e o sistema nervoso.

O magnésio também aumenta a quantidade de água em nossos intestinos, o que ajuda a estimular os movimentos de passagem dos resíduos.

26. Casca de psyllium

Obtida da planta Plantago Ovata, a casca de psyllium tem sido usada como laxante natural pela medicina tradicional indiana desde a Antiguidade.

Trata-se de uma fibra insolúvel, ou seja, que permanece no intestino durante o processo de digestão. Assim, ao consumir casca de psyllium, o intestino absorve mais água, o que ajuda a suavizar as fezes e facilitar os movimentos intestinais.

Tome de uma a duas colheres de chá de psyllium misturada em água ou leite morno ou quente depois do jantar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você necessita muito desses laxantes naturais para não sofrer com problemas crônicos de constipação? Quais você mais utiliza? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...

15 comentários em “26 Melhores Laxantes Naturais”

  1. Tenho intestino muito preso, todos os dias faço suco de meio mamão, uma colher de sopa óleo de coco,uma de óleo de rícino, 4 ameixas, uma de chia, uma de linhaça, mesmo com tudo isso vou ao banheiro de 3 em 3 dias!!
    As vezes tenho que tomar laxante, não sei mais que fazer Jesus é muito ruim!!
    Tomo 2 litros de água por dia também!

  2. Boa tarde pessoal!
    Eu sofria com prisão de ventre, ficava mais de semana sem ir ao banheiro.
    Comecei a tomar uma colher de semente de chia com um copo de água antes do almoço para emagrecer (aliando a uma dieta) e funcionou, além de perder alguns quilos, meu intestino está funcionando muito melhor!

  3. Bom dia!!
    Tenho intestino muito preso, tô tomando 4 colheres de óleo de coco, mais mamão e ameixa todos os dias, mesmo assim só vou ao banheiro de 3 e 3 dias, socorro que devo fazer?
    Não aguento mais!!

  4. BOA TARDE, JÁ TENTEI ALGUMAS DAS FRUTAS E RECEITAS CITADAS E OUTRAS NÃO CONHECIA. FICO COM DESCONFORTO NO ANUS E MINHA BARRIGA FICA INCHADA, NÃO TENHO VONTADE DE COMER, POIS PARECE QUE JÁ COMI UM BOI. VOU TENTAR ALGUMAS QUE NÃO CONHECIA E ESPERAR O RESULTADO. AGRADEÇO E DEPOIS RELATO O EFEITO.
    JÁ OUVI FALAR MUITO DO MAGNÉSIO, VOU EXPERIMENTAR. OBRIGADA.

  5. bom dia pessoal, já tentei experimentar tudo isso ai e mais um pouco, pra conseguir ir ao banheiro, sofro muito estou aberta a sugestões, essas coisa pra mim não funcionam, fico muito inchada já estou com vergonha de sair na rua.

Deixe um comentário