Especialista da Área:

Água de Melissa Acalma? Para Que Serve, Indicações e Como Tomar

A água de melissa é um medicamento da categoria homeopática, cuja apresentação de receita médica não é exigida na hora da compra. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto, saber para que serve, quais suas indicações e contraindicações e descobrir se a água de melissa acalma.

Para que serve a água de melissa? 

Trata-se de um produto carminativo, ou seja, que trabalha na diminuição dos gases intestinais. Ele também possui indicações em relação à ação antiespasmódica – prevenindo contra espasmos e cólicas no estômago, no intestino e na bexiga).

A bula do medicamento também explica que a água de melissa trabalha como um estimulante e calmante do sistema digestório. O produto é dotado ainda de ação analgésica – que combate a dor – e hipotensora – de diminuição da pressão arterial.

A água de melissa acalma?

Pode-se dizer que sim, a água de melissa acalma. Isso porque o medicamento possui ação relaxante.

Além disso, o produto traz efeitos sedativos, o que demonstra que além de trazer um efeito calmante, também é possível afirmar que o medicamento dá sono.

Por este motivo, pessoas que já fazem uso de sedativos devem tomar cuidado e consultar seu médico ao utilizar a água de melissa, já que a interação dos dois remédios traz o risco de causar sonolência excessiva.

A água de melissa está frequentemente presente em reportagens sobre remédios naturais que podem ajudar a dormir melhor. As indicações geralmente consistem em consumir meio copo de água com 30 gotinhas do medicamento como maneira de auxiliar o sono.

Algumas pessoas acreditam que a água de melissa acalma e utilizam a planta como forma de auxiliar em relação a condições como ansiedade, problemas referentes à dificuldade para dormir e inquietude. Relaxante, ela também acaba sendo utilizada como forma de combater o estresse.

Ao sofrer com esses problemas, além de recorrer à água de melissa, não deixe de buscar ajuda do seu médico de confiança. Ele poderá determinar se o medicamento é realmente a melhor indicação para o seu caso, prescrever o tratamento completo ideal e descobrir se a condição em questão não está associada a um problema de saúde mais grave e/ou profundo.

A água de melissa faz mal? 

De acordo com informações apresentadas na bula do medicamento, ainda não foram relatados o aparecimento de efeitos colaterais em decorrência do consumo da água de melissa dentro das indicações adequada.

Entretanto, ao ser utilizado em doses elevadas, o remédio pode causar desconforto abdominal. Caso ocorra uma ingestão acidental, acima da dose recomendada pelo médico e/ou apareça alguma reação adversa, a bula orienta que o consumidor procure socorro médico o mais rápido possível.

Caso esteja tomando alguma tipo de medicamento, consulte o seu médico para verificar se não há o risco de interação entre o remédio em questão e a água de melissa.

Contraindicações 

A água de melissa não deve ser utilizada por pessoas que possuem hipotireoidismo – que é a produção insuficiente de hormônios na glândula tireoide. Crianças com menos de dois anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem utilizar o produto.

Quem possui hipersensibilidade a algum dos componentes encontrados na fórmula do medicamento também não deve utilizá-lo. A água de melissa também está contraindicada para quem possui sensibilidade ao álcool, ou encontra-se em processo de abandono do consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, portadores de condições crônicas como a diabetes e comprometimento hepático (do fígado) não devem utilizar a água de melissa.

Como tomar

Encontramos diferentes indicações de como utilizar a água de melissa. Em uma delas, a posologia indica que as crianças com idade superior a dois anos consumam 40 gotas do produto (2 ml diluídos em água) quatro vezes diariamente. Já os indivíduos adultos devem ingerir 60 gotas da água de melissa (3 ml diluídos em água) quatro vezes por dia.

Em outra, a indicação para as crianças consiste em ingerir de duas a cinco gotas diariamente, diluídas em água. Para os adultos, a recomendação é tomar de cinco a 10 gotas do medicamento por dia, também diluídas em água.

Entretanto, a dose ideal para cada pessoa deve ser recomendada pelo médico. Portanto, antes de começar a utilizar o produto, confira com o médico de sua confiança qual a posologia apropriada para o seu caso em particular. Não deixe de consultar a bula do medicamento, sempre.

Outras indicações da melissa 

Também conhecida pelos nomes de erva-cidreira e cidreira, a melissa é uma planta medicinal cujas indicações são para auxiliar o tratamento de problemas digestivos como azia, queimação do estômago, perturbação estomacal, inchaço, flatulência e cólicas.

A erva também pode contribuir com o tratamento de dores como cólicas menstruais, dores de cabeça, dores de dente e inclusive distúrbios de ordem mentais como melancolia e histeria.

A aplicação externa da planta medicinal também é adotada como forma de contribuir com o tratamento de herpes labial e picadas de mosquito. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois já houve registros de que a aplicação externa da melissa causou irritação e aumento dos sintomas da afta.

Obviamente, não dá para sustentar o tratamento dos problemas mencionados nos parágrafos acima somente com a planta medicinal. Mais do que isso, é fundamental solicitar ajuda de um médico competente e obedecer suas orientações em relação a como lidar com a condição em questão, inclusive perguntando a ele se a melissa é realmente indicada.

 

Você conhece alguém que consuma e afirme que a água de melissa acalma mesmo? Acredita que tem a necessidade de utilizá-la também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (141 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...

7 comentários em “Água de Melissa Acalma? Para Que Serve, Indicações e Como Tomar”

  1. Estou tratando câncer de mama,tomo tamoxifeno pra controle do câncer,tomo cloridrato de nortriptilina,e rohypnol pra dormir,porém estou insônia,posso tomar Melissa?

  2. Tenho alguns cachorros que tem apresentado muita agitação, gostaria de saber se poderia estar dando para eles, e quanto e quantas vazes.

  3. meu netinho tem três anos e muito agitado se bate de noite fala de noite durante o dia não para pra brincar vou dar água de Melissa pra eli

  4. TOMO EM MÉDIA 01 FRASCO DE 48 ML TODO DIA.
    ISTO PODE ME PREJUDICAR FUTURAMENTE.
    NÃO USO ÁGUA, APENAS APERTO O TUBO EMBAIXO DA LÍNGUA.

    TENHO 65 ANOS E GOSTARIA DE VER TAMBÉM SE CONSIGO PREÇO MELHOR POIS CONSUMO MUITO MENSALMENTE.

  5. Tenho uma cachorrinha muito agitada , posso dar água de melissa pra ela ? Se posso qual a dose e qtas vezes por semana

Deixe um comentário