Água de melissa acalma? Indicações e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 14/11/2020

A água de melissa é um medicamento homeopático, feito a partir do extrato alcóolico da Melissa officinalis, conhecida popularmente como erva-cidreira, uma das ervas mais populares no Brasil.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim como o chá das folhas da erva-cidreira, a água de melissa é usada para acalmar e relaxar os nervos, além de melhorar dores abdominais.

Por se tratar de um produto natural e homeopático, não é necessária receita médica na hora da compra. Mas é importante procurar a orientação de um profissional de saúde, já que ela pode causar alguns efeitos colaterais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto, saber para que serve, quais suas indicações e contraindicações.

Folhas de melissa
Folhas de melissa

Para que serve a água de melissa? 

A água de melissa, assim como o chá de erva-cidreira, é normalmente usada para aliviar sintomas gastrintestinais, como gases, cólicas e má digestão.

Além disso tem um efeito ansiolítico leve, pode ser usada para tratar problemas como ansiedade, tensão e insônia.

A água de melissa acalma?

A água de melissa aparece com frequência em reportagens sobre remédios naturais que podem ajudar a dormir melhor. Mas seus efeitos vão além de simplesmente ajudar melhorar o sono.

O uso contínuo da melissa tem sido estudado como tratamento de casos leves de problemas como ansiedade, insônia e depressão, com efeitos positivos e sem causar reações adversas.

Por suas propriedades calmantes e relaxantes, ela também acaba sendo utilizada no dia a dia, sem uma indicação específica, como forma de prevenir os danos causados pelo estresse.

A água de melissa faz mal? 

Quando usada na dose indicada, a água de melissa raramente causa algum efeito colateral. Mas quando é utilizado em doses mais altas, pode causar alguns problemas, como dores abdominais, náuseas e vômitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, pode causar sonolência excessiva, principalmente quando usada junto com outros medicamentos que tenham esse efeito, como aqueles utilizados no tratamento de insônia e ansiedade.

Quem não deve usar a água de melissa?

Apesar de ser um produto seguro, a água de melissa contém álcool em sua formulação, e pode causar ou agravar alguns problemas de saúde.

Por isso algumas pessoas não devem usar:

  • Pessoas que tenham hipotireoidismo, que é a produção insuficiente de hormônios da tireoide
  • Crianças com menos de 12 anos de idade
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Quem tem alergia a algum dos componentes encontrados na fórmula do medicamento
  • Pessoas com sensibilidade ao álcool, ou que estejam em processo de abandono do consumo de bebidas alcoólicas
  • Pessoas com glaucoma ou hipertensão devem usar com cuidado, e sempre informar ao médico.

Como usar a água de melissa?

A água de melissa está frequentemente presente em reportagens sobre remédios naturais que podem ajudar a dormir melhor.

A dose indicada da água de melissa depende da idade da pessoa que irá tomar, e também do motivo do tratamento. Mas no geral a indicação é a seguinte:

  • Crianças acima dos 12 anos: 40 gotas diluídas em água, até duas vezes por dia
  • Adultos: 60 gotas diluídas em água, até duas vezes por dia.

Mas, como a água de melissa pode interagir com outros medicamentos, um profissional de saúde deve indicar a dose ideal para cada pessoa.

Outras indicações da melissa 

Além de seus efeitos no sistema gastrintestinal e como calmante e relaxante, outros usos da melissa estão sendo estudados.

Um desses efeitos é o antiviral, principalmente contra o vírus Herpes simplex, causador da herpes labial. Mas é preciso tomar cuidado, pois já houve casos de irritação local causada pela aplicação da melissa na pele, com o surgimento de pequenas feridas, como aftas.

  Continua Depois da Publicidade  

A erva também pode ajudar no tratamento de cólicas menstruais, já que possui ação antiespasmódica, ou seja, reduz as contrações dolorosas de certos órgãos, como estômago, intestino, bexiga e útero.

Mas é importante lembrar que esses usos ainda estão sendo estudados. Então o ideal é consultar um médico e discutir as opções de tratamento.

Outras formas de usar a melissa

Como a água de melissa tem álcool na composição, algumas pessoas não podem ou não querem usá-la como tratamento. Para esses casos, pode-se usar o chá da melissa, que é bem fácil de preparar:

Chá de melissa
Chá de melissa
  • Ferver 300 ml (uma caneca) de água;
  • Acrescentar uma colher de sopa de folhas secas de melissa, ou um sachê. Se for usar as folhas frescas, use duas colheres de sopa;
  • Tampar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos.
  • Quando estiver morno, coe e beba.
Fontes e Referências Adicionais

Você conhece alguém que consuma e afirme que a água de melissa acalma mesmo? Acredita que tem a necessidade de utilizá-la também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (147 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

12 comentários em “Água de melissa acalma? Indicações e como tomar”

  1. Preciso de um calmante pra mim fixar bem o dia da prova da auto escola a prova pratica ja rodei 2 vez nao?sei o que devo toma

    Responder
  2. Olá! Eu tenho feito o uso da água de melissa, tenho dormido melhor, dimunuiu o bruxismo e gases intestinais. Uso 30 gotas a tardinha.

    Responder
  3. Estou tratando câncer de mama,tomo tamoxifeno pra controle do câncer,tomo cloridrato de nortriptilina,e rohypnol pra dormir,porém estou insônia,posso tomar Melissa?

    Responder
  4. Tenho alguns cachorros que tem apresentado muita agitação, gostaria de saber se poderia estar dando para eles, e quanto e quantas vazes.

    Responder
  5. meu netinho tem três anos e muito agitado se bate de noite fala de noite durante o dia não para pra brincar vou dar água de Melissa pra eli

    Responder
  6. TOMO EM MÉDIA 01 FRASCO DE 48 ML TODO DIA.
    ISTO PODE ME PREJUDICAR FUTURAMENTE.
    NÃO USO ÁGUA, APENAS APERTO O TUBO EMBAIXO DA LÍNGUA.

    TENHO 65 ANOS E GOSTARIA DE VER TAMBÉM SE CONSIGO PREÇO MELHOR POIS CONSUMO MUITO MENSALMENTE.

    Responder
  7. Tenho uma cachorrinha muito agitada , posso dar água de melissa pra ela ? Se posso qual a dose e qtas vezes por semana

    Responder