Água de Melissa Acalma? Para Que Serve, Indicações e Como Tomar!

Especialista:
atualizado em 03/08/2020

Vamos conhecer em detalhes, saber para que serve, quais são as indicações e contraindicações e descobrir se a água de melissa acalma.

A água de melissa é um medicamento homeopático, que é classificado como um carminativo, ou seja, que trabalha na diminuição dos gases intestinais. Ele também possui indicações em relação à ação antiespasmódica, prevenindo contra espasmos e cólicas no estômago, no intestino e na bexiga.

A bula do medicamento também explica que a água de melissa trabalha como um estimulante e calmante do sistema digestório. O produto é dotado ainda de ação analgésica – que combate a dor – e hipotensora – de diminuição da pressão arterial.

A água de melissa acalma?

Pode-se dizer que sim, a água de melissa acalma. Vejamos por quê:

  • O medicamento possui ação relaxante;
  • Além disso, traz efeitos sedativos, o que demonstra que também é possível afirmar que o medicamento dá sono;
  • Ela também acaba sendo utilizada como forma de combater o estresse.

A água de melissa está frequentemente presente em reportagens sobre remédios naturais que podem ajudar a dormir melhor. As indicações geralmente consistem em consumir meio copo de água com 30 gotinhas do medicamento como maneira de auxiliar o sono.

Para que serve a água de melissa?

Análises e estudos têm sugerido quais são todos os benefícios da água de melissa, além dos usos citados acima. Confira para que serve o medicamento homeopático:

  • Diminuição dos gases intestinais;
  • Ação antiespasmódica;
  • Estimulante e calmante do sistema digestório;
  • Ação analgésica;
  • Ajuda na redução da pressão arterial;
  • Ação relaxante.

Como usar!

Como encontra-se diferentes indicações de como usar a água de melissa, a dose ideal para cada pessoa deve ser recomendada pelo médico. Portanto, antes de começar a utilizar o produto, confira com o médico de sua confiança qual a posologia apropriada para o seu caso em particular. Além disso, não deixe de consultar a bula do medicamento.

A água de melissa faz mal?

De acordo com informações apresentadas na bula do medicamento, ainda não foram relatados o aparecimento de efeitos colaterais em decorrência do consumo da água de melissa dentro das indicações adequada.

Entretanto, ao ser utilizado em doses elevadas, o remédio pode causar desconforto abdominal. Caso ocorra uma ingestão acidental acima da dose recomendada pelo médico ou apareça alguma reação adversa, procure socorro médico o mais rápido possível.

Caso esteja tomando alguma tipo de medicamento, consulte o seu médico para verificar se não há o risco de interação entre o remédio em questão e a água de melissa.

Contraindicações

A água de melissa não deve ser usada por pessoas com hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios na glândula tireoide), hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula do remédio, sensibilidade ao álcool, doenças crônicas como a diabetes ou comprometimento hepático, indivíduos em processo de abandono do álcool, crianças com menos de dois anos de idade, gestantes e mulheres que amamentam.

Outros cuidados

Caso esteja tomando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para verificar se não há o risco de interação (fazer mal quando administrados simultaneamente) entre o remédio em questão e a água de melissa.

Você conhece alguém que consuma e afirme que a água de melissa acalma mesmo? Acredita que tem a necessidade de utilizá-la também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (143 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Água de Melissa Acalma? Para Que Serve, Indicações e Como Tomar!”

  1. Olá! Eu tenho feito o uso da água de melissa, tenho dormido melhor, dimunuiu o bruxismo e gases intestinais. Uso 30 gotas a tardinha.

  2. Estou tratando câncer de mama,tomo tamoxifeno pra controle do câncer,tomo cloridrato de nortriptilina,e rohypnol pra dormir,porém estou insônia,posso tomar Melissa?

  3. Tenho alguns cachorros que tem apresentado muita agitação, gostaria de saber se poderia estar dando para eles, e quanto e quantas vazes.

  4. meu netinho tem três anos e muito agitado se bate de noite fala de noite durante o dia não para pra brincar vou dar água de Melissa pra eli

  5. TOMO EM MÉDIA 01 FRASCO DE 48 ML TODO DIA.
    ISTO PODE ME PREJUDICAR FUTURAMENTE.
    NÃO USO ÁGUA, APENAS APERTO O TUBO EMBAIXO DA LÍNGUA.

    TENHO 65 ANOS E GOSTARIA DE VER TAMBÉM SE CONSIGO PREÇO MELHOR POIS CONSUMO MUITO MENSALMENTE.

  6. Tenho uma cachorrinha muito agitada , posso dar água de melissa pra ela ? Se posso qual a dose e qtas vezes por semana