Melatonina

Remédio para Dormir Natural – 9 Opções

Atualmente, muitas pessoas têm o sono como um luxo e não como uma necessidade fisiológica. A sociedade atual costuma passar mais horas trabalhando e fazendo outras atividades após o trabalho do que descansando, o que resulta em perda de algumas horas de sono. A falta de sono pode causar problemas como dificuldades de concentração, cansaço físico e mental, além de prejudicar o sistema imunológico.

Em uma rotina tão acelerada, é comum não conseguir “desligar” o cérebro para ter uma noite tranquila de sono. Daí surgem problemas para dormir e a insônia. Segundo o Centro de Distúrbios do Sono do Hospital Universitário em Nova Iorque, a insônia pode ser causada por diversos fatores, sendo eles ligados ao estilo de vida ou a fatores ambientais, e é o problema mais comum relacionado ao sono.

Algumas pessoas optam por remédios prescritos para dormir, que têm diversos efeitos colaterais e podem levar à dependência química de seus componentes. No entanto, há diversas opções de remédio para dormir natural e caseiro para auxiliar pessoas com problemas para dormir.

Neste texto, discutiremos algumas opções que incluem alterações no estilo de vida, alimentos com propriedades interessantes, suplementos e ervas que podem ajudar você a ter um sono mais tranquilo.

9 opções de remédio para dormir natural

Existem diversos tipos de remédio para dormir caseiro. Alguns deles são considerados apenas suplementos, mas têm a mesma finalidade de agir como um remédio para dormir rápido.

1. Melatonina

A melatonina é um hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono. Assim, trata-se de uma substância que provoca sonolência, diminui a temperatura do corpo e coloca o organismo no “modo de descanso”.

Pesquisas sobre a melatonina utilizada por pessoas com insônia têm resultados um pouco conflitantes. Algumas mostram que tomar o suplemento melhora o sono e diminui os casos de insônia, enquanto outras indicam que a melatonina não ajuda as pessoas com insônia.

Em casos específicos, de pessoas que viajam muito, como pilotos de avião, ou aqueles que trabalham por turnos durante a noite, a melatonina parece ser benéfica para um sono mais tranquilo. Porém, essa substância não é regulamentada pelo principal órgão regulamentador de alimentos e suplementos (Food and Drug Administration – FDA) e deve ser usado com cautela e com a supervisão de um médico.

2. Leite morno

Essa é uma dica tradicional que indica a ingestão de um copo de leite morno antes de dormir para ajudar a pegar no sono. O leite de amêndoas, especificamente, é uma excelente fonte de cálcio, que ajuda o cérebro a produzir melatonina naturalmente.

Além disso, tomar leite quente pode despertar memórias agradáveis e relaxantes como da época em que a mãe dava de mamar antes de dormir.

3. Magnésio

Aparentemente, suplementos de magnésio desempenham um papel fundamental e podem ser um remédio para dormir natural. Uma pesquisa mostrou que mesmo uma pequena deficiência da substância no cérebro pode impedi-lo de “desligar” à noite.

É possível obter magnésio de alimentos ou de suplementos vitamínicos. Boas fontes de magnésio incluem verduras e vegetais de folhas verdes, germes de trigo, sementes de abóbora e amêndoas.

Verifique com um profissional de saúde sobre o uso de suplementos de magnésio, pois ele é conhecido por interações medicamentosas com outras substâncias, podendo causar efeitos colaterais indesejados.

4. Óleo de lavanda

De acordo com pesquisas científicas, o óleo de lavanda é um calmante natural que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono em algumas pessoas com insônia. É indicado tomar um banho quente com óleo de lavanda antes de dormir para relaxar o corpo e a mente.

5. Raiz valeriana

A raiz valeriana é uma erva medicinal que tem sido usada como remédio para dormir natural desde a antiguidade. Ela era usada como um sedativo pelos povos antigos e para tratar problemas relacionados ao sono.

Pesquisas sobre a eficácia da erva têm resultados conflitantes. Alguns especialistas dizem que demora algumas semanas até que a erva faça efeito para dormir mais rápido.

6. L-teanina

A L-teanina é um aminoácido encontrado em folhas de chá verde que pode ajudar a combater a ansiedade, que interfere no sono de boa qualidade.

Um estudo realizado em 2007 mostrou que a L-teanina reduziu a frequência cardíaca e as respostas imunes ao estresse. Isso faz com que a quantidade de hormônios relacionados ao bom humor e ao bem estar aumentem, induzindo ondas cerebrais ligadas a um estado de relaxamento. 

7. Suco de cereja

Um copo de suco de cereja é ótimo para auxiliar na chegada do sono natural. Isso porque a cereja está cheia de triptofano, que é um aminoácido essencial que estimula a serotonina e a melatonina. A melatonina ajuda a manter o ciclo de sono, causando sonolência e reduzindo a temperatura corporal, além de trabalhar em conjunto com o sistema nervoso central para sincronizar o relógio biológico.

Outra opção que contém triptofano é a banana, que apresenta também potássio e magnésio que são relaxantes musculares.

8. Chá de camomila

A camomila tem sido usada como um remédio para dormir natural há muitos anos. Ele relaxa os músculos através de uma substância chamada apigenina, que pode se ligar aos receptores chamados GABA que afetam o sistema nervoso central e a sonolência.

Outros estudos apostam que outros constituintes na camomila são os responsáveis por seu efeito sedativo. De qualquer forma, é um chá delicioso que funciona como um remédio para dormir profundamente.

9. Mudanças de estilo de vida

Algumas mudanças de estilo de vida também podem ajudar a combater distúrbios do sono, como:

– Desligar a televisão

Para algumas pessoas, a luz noturna de qualquer fonte, seja da TV ou de aparelhos eletrônicos como o celular, pode dificultar a produção natural de melatonina. Assim, é bastante eficaz retirar a televisão do quarto e evitar utilizar o celular ou tablet logo antes de deitar.

– Use um abajur de luz vermelha

O escuro total ajuda a ter um sono mais profundo e saudável. Se você não consegue dormir no escuro total, prefira lâmpadas vermelhas no lugar das convencionais, pois essas atrapalham menos o sono por serem mais fracas e não prejudicarem a produção de melatonina, que é inibida pela presença de luz.

– Pratique exercícios pela manhã

A prática de exercícios melhora o sono e a saúde em geral. Um estudo publicado no Jornal do Sono mostrou que a quantidade de exercícios e a hora do dia em que eles são feitos fazem diferença.

Foi descoberto pelos pesquisadores que mulheres que se exercitaram com intensidade moderada durante pelo menos 30 minutos pela manhã durante 7 dias tiveram menos problemas para dormir do que as mulheres que fizeram menos exercícios ou o fizeram no período da tarde ou noite.

Isso porque a temperatura do corpo aumenta durante uma atividade física e o processo de normalização pode levar até 6 horas. Como uma temperatura corporal menor está associada a um sono de melhor qualidade, o sono pode ser prejudicado ao fazer exercícios próximo do horário de dormir.

– Mantenha o quarto organizado

Um espaço tranquilo e organizado passa a sensação de paz e ajuda a ficar mais relaxado. Ficar olhando para a bagunça pode dificultar a chegada do sono e causar estresse desnecessário.

A acupuntura é um dos principais componentes da medicina tradicional chinesa (TMC) e uma das mais antigas práticas de cura do mundo. Pensa-se que estimular pontos específicos corrige o equilíbrio de energia ou a força vital, abrindo canais chamados meridianos, que se fecham quando o estresse inflama e contrata navios. As agulhas finas, após a inserção, abrem esses canais bloqueados e permitem que seu cérebro compreenda melhor que é hora de dormir.

Também sinaliza a liberação de produtos químicos neuro-endócrinos (como o triptofano / melatonina) para ajudá-lo a adormecer e ficar dormindo.

Referências adicionais:

Você já experimentou algum remédio para dormir natural e teve bons resultados? Tem muitas dificuldades de ter um bom sono? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Gosto de cha de melissa ou capim santo. Relaxa e Da um. Sono maravilhoso! Vc dirme bem a noite toda!

  2. Florais da bah é uma otima opçao -Rock Rose, mimulos e valeriana é best!
    Espero que minha sugestão ajude, boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*