Água oxigenada no rosto – Traz benefícios ou faz mal?

Especialista:
atualizado em 22/02/2021

Você já deve ter ouvido falar que a água oxigenada clareia a pele e tira manchas, mas será que isso faz mal? Confira então se usar água oxigenada no rosto traz benefícios ou não.

  Continua Depois da Publicidade  

Certamente, ninguém gosta de manchas escuras na pele ou de um rosto cheio de marcas de espinhas. Mas será que usar a água oxigenada no rosto é a solução para esse tipo de problema?

Muita gente usa a água oxigenada para descolorir o cabelo ou os pelos do corpo sem sofrer efeito colateral. Mas vale lembrar que essa mesma água oxigenada também é usada para limpeza e desinfecção.

Por isso, é muito importante entender quais são os reais riscos e benefícios de usar a água oxigenada na pele. 

Água oxigenada no rosto

rosto com acne

A água oxigenada (ou peróxido de hidrogênio) é encontrada em farmácias em baixas concentrações – geralmente de 10 a 40 volumes. 

Apesar de ser indicado como parte do tratamento de pequenas feridas ou infecções na pele, o peróxido de hidrogênio atua como um ácido e, por isso, pode causar efeitos colaterais sérios.

Por outro lado, muita gente acredita que a água oxigenada tira manchas da pele, trata espinhas e suas cicatrizes, além de clarear o rosto. Apesar de isso parecer ter um fundamento, o uso de peróxido de oxigênio no rosto não é totalmente seguro.

De fato, o peróxido é um oxidante, isto é, ele pode matar bactérias e reduzir o estresse oxidativo na pele – o que ajuda tanto no combate à acne quanto a deixar a pele mais bonita.

Por isso, alguns médicos indicam o uso de água oxigenada em baixas doses para reduzir o estresse oxidativo na pele, por exemplo. No entanto, esse mesmo efeito pode danificar células da pele e deixar cicatrizes indesejadas.

Peróxido de hidrogênio traz benefícios ou faz mal?

água oxigenada no rosto com espinhas

É claro que a água oxigenada traz benefícios. Alguns deles incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Desinfecção de feridas;
  • Efeito bactericida;
  • Limpeza da pele;
  • Tratamento da acne;
  • Cicatrização;
  • Remoção de manchas no rosto;
  • Clareamento da pele.

Mas há um preço a pagar por esses benefícios. Embora algumas pessoas não tenham nenhum problema com o uso da água oxigenada, outras podem apresentar:

  • Queimaduras;
  • Dermatite;
  • Surgimento de bolhas;
  • Urticária;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Irritação na pele.

Outros efeitos ainda mais graves que a água oxigenada pode causar incluem:

  • Toxicidade;
  • Danos aos olhos;
  • Aumento do risco de câncer;
  • Danos aos órgãos internos.

Apesar de nem todo mundo sofrer com esses efeitos indesejados, existem outros produtos igualmente ou até mais eficazes do que a água oxigenada e o mais importante: mais seguros!

Se você gostaria de clarear a pele do rosto com água oxigenada, existem opções mais seguras para a pele dessa região, como por exemplo:

No caso de feridas na pele, a lavagem com água e sabão, por exemplo, é uma opção muito mais eficaz e segura para deixar a ferida limpa e livre de bactérias.

Se sua pele é sensível, jamais use o peróxido de hidrogênio no rosto sem antes consultar um profissional da saúde.

É possível que sua pele não seja agredida pela água oxigenada e que você obtenha o resultado esperado. Por outro lado, se algo der errado, você terá um grande problema nas mãos – ou melhor, no rosto.

Portanto, converse com um dermatologista e avalie qual é a alternativa mais segura e eficiente para tratar o seu problema de pele, sem ter que recorrer ao peróxido de hidrogênio.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou ou usaria o peróxido de hidrogênio no rosto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário