Água oxigenada no nariz faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 22/04/2022

A água oxigenada não é indicada para inalação ou aplicação direta no nariz, como forma de tratar nariz entupido, rinite ou sinusite. A indicação mais recomendada pelos especialistas é a lavagem com soro fisiológico. 

Veja por que a água oxigenada faz mal para o nariz e como lavá-lo de forma segura.

  Continua Depois da Publicidade  

Por que água oxigenada no nariz faz mal?

Água oxigenada
A água oxigenada não é indicada para aplicação no nariz

A água oxigenada é um produto químico, tóxico, reativo e oxidante. Seu vapor traz sérios riscos à saúde, sendo irritante para as mucosas em geral, incluindo as dos olhos, nariz e garganta. 

Se o produto for inalado, pode deixar a pessoa com dificuldade para respirar e até levar à perda da consciência. 

Recentemente, por causa da pandemia de COVID-19, a recomendação de inalar vapor de água oxigenada por meio de um nebulizador, para tratar ou prevenir a infecção viral, ganhou destaque nas redes sociais. 

Prontamente, a Fundação Americana de Asma e Alergia alertou sobre o perigo da inalação da água oxigenada e afirmou que não havia dados comprobatórios da eficácia do produto inalado contra os vírus.

Assim como não há confirmação da eficácia da nebulização, não há dados suficientes que sustentem a prática de lavagem do nariz com água oxigenada. 

  Continua Depois da Publicidade  

Não há como negar que alguns especialistas indicam o uso da água oxigenada para lavar o nariz, como forma de aliviar o desconforto do nariz entupido, ou até mesmo tratar inflamações, como a sinusite e a rinite

O problema é que essa indicação está baseada em estudos científicos realizados em laboratório, com células e tecidos em placas, e com animais. Nesses estudos, a água oxigenada mostrou eficácia no combate aos vírus responsáveis pela gripe suína, raiva e outros coronavírus (não o causador da COVID-19). 

Mas, esses estudos não trazem evidências que sustentem o uso da água oxigenada por humanos, na forma de sprays nasais ou como soluções de lavagem. 

O mais preocupante nisso tudo é as pessoas usarem a água oxigenada no nariz sem um aconselhamento profissional quanto à diluição segura, como é feito no caso de tratamentos odontológicos, em que o dentista explica como usar a água oxigenada da maneira correta.  

Se você usar a água oxigenada concentrada diretamente no nariz, você vai sentir a sua mucosa arder e pode até sofrer queimaduras. Dependendo da diluição, o mesmo problema pode ocorrer. A inalação, como vimos, pode ser tóxica para a mucosa dos pulmões, trazendo sérios riscos à saúde. 

Por que lavar o nariz com soro fisiológico?

O nosso nariz funciona como um filtro do ar que inspiramos, grudando em seus cílios e muco, partículas de poeira e microrganismos. O nariz e a garganta são a porta de entrada de muitos vírus e bactérias presentes no ar e nas gotículas em suspensão. 

  Continua Depois da Publicidade  

Assim como nós limpamos o filtro do ar condicionado do carro ou da casa, precisamos limpar o nosso nariz e remover as impurezas que ficam presas nesse filtro natural. 

A lavagem do nariz com soro fisiológico é uma medida bastante eficaz e segura para:

  • Limpar as cavidades nasais
  • Remover antígenos e alérgenos, que são substâncias estranhas ao organismo e desencadeiam a produção e ação de anticorpos. 
  • Remover microrganismos, como vírus e bactérias. 
  • Reduzir a carga viral nas cavidades nasais.

Estudos já mostraram que a lavagem do nariz com soro fisiológico, três vezes ao dia, durante oito semanas, reduziu a ocorrência de infecções virais no grupo que fez as lavagens, comparado ao grupo que não fez. 

Como lavar o nariz com soro fisiológico

Remédio de nariz
O ideal é utilizar uma seringa para aplicação do soro fisiológico

Você pode fazer a lavagem do nariz com um soro fisiológico caseiro, que é muito simples de preparar e necessita de ingredientes facilmente encontrados em sua despensa: 

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada ou fervida
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como fazer:

  Continua Depois da Publicidade  

Misture todos os ingredientes em um recipiente previamente limpo, até ficar um líquido homogêneo. 

Agora é só fazer a lavagem do nariz:

  1. Encha uma seringa, sem agulha, com 10 mL de soro fisiológico.
  2. Incline o corpo para frente, de preferência em cima da pia do banheiro. 
  3. Posicione a seringa na narina direita e incline seu corpo, levemente, para a esquerda. 
  4. Injete o soro na narina direita e observe a saída do líquido pela narina esquerda. Ajuste a posição da cabeça, se o soro não sair pela outra narina. 
  5. Faça o mesmo procedimento na narina esquerda. 
  6. Repita o procedimento, pelo menos, 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite). 
Fontes e referências adicionais

Você sabia dos perigos da água oxigenada para a mucosa do nariz? Qual risco mais te surpreendeu? Conhece alguma outra receita de soro fisiológico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário