Água oxigenada no ouvido ajuda ou faz mal?

Especialista:
atualizado em 28/09/2020

Confira o que as evidências apontam a respeito do uso de água oxigenada no ouvido, também conhecida como peróxido de hidrogênio, se realmente ajuda ou faz mal.

Botar água oxigenada no ouvido é uma prática adotada por muitas pessoas para limpeza interna do ouvido, melhorar inflamação ou até atenuar sintomas de gripe. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao funcionamento e segurança dessa prática.

Aplicações da água oxigenada no ouvido

Água oxigenada

O uso de água oxigenada nos ouvidos é uma prática muito comum em diversos países e regiões. Conheça abaixo as principais aplicações e o que a ciência diz sobre cada uma.

1. Limpeza do ouvido

Os ouvidos possuem um mecanismo responsável por produzir cera suficiente para proteger o canal auditivo da entrada de água e de possíveis infecções. No entanto, às vezes, os ouvidos podem produzir mais cera que o normal.

A remoção dessa cera extra pode ser feita em clínicas, com algumas soluções e mecanismos próprios, mas há quem opte por técnicas e soluções caseiras. A água oxigenada pode ser de grande utilidade e um ingrediente importante no processo de remoção de cera.

De acordo com um estudo de 2015 no Australian Family Physician, as gotas de água oxigenada no ouvido representam um tratamento eficiente para ajudar na autolimpeza dos ouvidos.

Segundo os pesquisadores, a água oxigenada ajuda a “amaciar” a cera, fazendo com que ela se dissipe naturalmente. Além disso, essa substância se mostrou mais eficaz do que a solução de água com bicarbonato de sódio ou soluções à base de óleo, que também são comuns.

Como limpar o ouvido com água oxigenada?

A forma mais segura de limpar o ouvido com água oxigenada é deitado de lado, com um dos ouvidos para cima. Em seguida, é necessário pingar as gotas no ouvido e aguardar por cinco minutos.

A água oxigenada começará a borbulhar. Esse é um efeito natural e esperado, além de ser um sinal de que ela está em ação. Após esse período, você deverá sentar-se e limpar o ouvido externo com um lenço de papel para absorver o líquido que irá ser expurgado.

Então, basta repetir o processo no outro ouvido. Dependendo da quantidade de cera, pode ser necessário colocar as gotas mais de uma vez por dia ou por vários dias.

2. Infecção de ouvido

A infecção de ouvido pode ocorrer, dentre outros motivos, pelo excesso de cera acumulada. Um quadro como esse pode se instalar em decorrência de um tipo de erupção cutânea, geralmente acompanhada de coceira.

A pele dentro do canal auditivo incha e o ouvido fica então com um aspecto bloqueado, tornando-se inflamado.

Embora a maioria dos casos de infecções do ouvido externo seja causada por bactérias, algumas podem ser causadas por fungos ou vírus, como o H. Zoster. Se esse for o caso, o médico o encaminhará para tratamentos mais especializados.

No entanto, o uso de água oxigenada nesse caso é controverso. De acordo com a Northern Health do Canadá, algumas gostas de água oxigenada podem ajudar no tratamento de infecção auricular. As gotas podem ser administradas até três vezes ao dia.

No entanto, se você estiver utilizando outras gotas, principalmente com antibiótico em sua composição, é necessário aplicar a água oxigenada primeiro e aguardar um intervalo de trinta minutos até fazer uso das outras soluções, pois ela poderá bloquear os efeitos de antibióticos.

O outro lado

Por outro lado, outras instituições afirmam que o uso de água oxigenada nos casos de infecção auricular deve ser evitado.

Nesses casos, provavelmente será prescrito um tratamento à base de medicamentos como antibióticos, antimicrobianos e anti-inflamatórios, tais como amoxicilina + clavulanato de potássio, cataflam, diclofenaco ou outras opções, além de uma limpeza tópica profissional e cuidadosa.

Diante de um quadro de inflamação e/ou infecção, nenhum procedimento deve ser tomado sem instruções médicas, já que a inflamação pode ser, em alguns casos, em decorrência do tímpano furado. Nesses casos, usar a água oxigenada no ouvido pode ser extremamente prejudicial.

A automedicação pode acabar piorando o quadro. O uso de peróxido hidrogenado faz mal se não tiver a recomendação adequada, considerando as especificidades do seu quadro.

3. Melhorar a gripe

Utilizar gotinhas de água oxigenada no ouvido para melhorar sintomas da gripe também é uma prática comumente adotada na medicina holística, baseada em uma hipótese levantada em 1928.

Esta hipótese dizia que os vírus responsáveis por desencadear a gripe entravam pelo ouvido, e não pela boca, olhos e nariz, como é sabido hoje em dia.

Embora seja uma prática adotada há muito tempo, não existem evidências científicas que comprovem benefícios da água oxigenada no tratamento de doenças como a gripe e o resfriado. Ainda assim, há muitas pessoas que relatam a eficiência do método.

No entanto, segundo especialistas, o melhor tratamento nesses casos continua sendo a prevenção, por meio de vacina anual contra a gripe e alimentação adequada e balanceada, rica em vitamina C, para melhorar o sistema imunológico, além de praticar exercícios regularmente.

Efeitos colaterais: água oxigenada faz mal?

O peróxido de hidrogênio geralmente não leva a efeitos colaterais negativos. No entanto, pode causar complicações se uma pessoa tiver com algum dano não identificado, como o tímpano furado, por exemplo.

Dessa forma, para evitar complicações, antes de fazer uso de água oxigenada no ouvido, converse com um otorrinolaringologista. Ele o instruirá quanto ao procedimento e frequência de uso, além de analisar os possíveis riscos a você.

Siga sempre as recomendações do especialista e evite o uso de hastes flexíveis, pois eles podem empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, prejudicando até mesmo a audição e podendo desencadear infecções.

A maioria dos ouvidos produz cera suficiente para proteger contra infecções e bloquear a entrada de água. Na maioria dos casos, não é necessário remover a cera manualmente, a não ser que ela prejudique sua audição, cause dor, desconforto, infecções ou inflamações.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem costume de colocar água oxigenada no ouvido para algum dos usos acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum Voto Ainda)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário