Grávida pode descolorir os pelos?

Especialista da área:
atualizado em 07/04/2021

Muitas gestantes podem se perguntar se certos truques de beleza não são perigosos. Afinal, a gravidez é uma fase que exige cuidados. Enquanto a dúvida de umas é se a grávida pode fazer limpeza de pele, por exemplo, outras se perguntam se a grávida pode descolorir os pelos.

  Continua Depois da Publicidade  

E é justamente sobre essa segunda dúvida que vamos falar hoje. Para começar, precisamos citar que não se pesquisou amplamente a segurança do branqueamento ou descoloração para remover ou disfarçar os pelos durante a gravidez.

Não há comprovações que as substâncias químicas presentes em uma descoloração ou branqueamento dos pelos, como peróxido ou amônia, causem aborto ou malformações congênitas.

Apesar disso, também não há estudos confiáveis que provem que descolorir ou branquear os pelos seja completamente seguro. Ou seja, que permitam afirmar tranquilamente que a grávida pode descolorir os pelos.

Além disso, como é provável que a pele absorva essas substâncias químicas e que elas cheguem até o neném, o melhor mesmo é evitar utilizá-las.

Essa precaução é especialmente importante no primeiro trimestre da gravidez. Isso porque é neste período que acontece a maior parte do desenvolvimento crucial do neném.

Em suma, não existem evidências seguras a respeito dos perigos dos produtos descolorantes durante a gestação. Por isso, é importante agir com cautela e prudência, evitando utilizá-los ao longo da gravidez.

Há quem diga que a grávida pode descolorir os pelos, mas com cuidados e reservas

Consulta na gestação

Alguns especialistas advertem que a grávida pode descolorir os peles somente após os primeiros três meses de gravidez.

Além disso, a futura mamãe jamais deve usar produtos contendo amônia em sua descoloração, que podem ser prejudiciais.

A substância é absorvida pela pele e pode chegar à corrente sanguínea, intoxicando o feto ou provocando malformações fetais.

  Continua Depois da Publicidade  

Adicionalmente, o banho de lua (técnica de clareamento dos pelos) com água oxigenada, que o médico pode liberar a partir do segundo trimestre da gestação, exige precauções.

Uma delas é não deixar o produto na pele por mais de cinco minutos. É necessário ainda que se use água oxigenada de grau mínimo no procedimento.

Além disso, para quem gosta de receitas caseiras com a água oxigenada, vale a pena saber que ela é um dos itens que não devemos passar no rosto.

Descolorações naturais podem ser a alternativa

Iogurte

Para não correr nenhum risco em sua gestação, a grávida pode descolorir os pelos com uma mistura caseira de iogurte natural com chá de camomila.

Apesar de demorar mais para dourar os pelos, a combinação de iogurte natural com chá de camomila não tem nenhuma contraindicação.

Aliás, elas podem ser usadas até mesmo no primeiro trimestre da gestação sem riscos.

Basta aplicar sobre os pelos e deixar o local tomar sol. Atenção apenas ao horário de exposição solar, que deve ser antes das 10h e depois das 16h. Para maiores esclarecimentos, fale com o seu médico obstetra ou consulte um dermatologista.

Por conta das diferentes opiniões…

O ideal é que antes de aderir a qualquer método de descoloração dos pelos, inclusive os naturais, a mulher consulte o médico que acompanha a sua gestação para saber se realmente pode fazer o procedimento e se ele não pode causar problemas.

  Continua Depois da Publicidade  

A conversa também é fundamental para que a futura mamãe saiba quais cuidados precisa ter com o método que o médico autorizar, para garantir que não ocorra nenhum dano a ela e ao seu bebê.

Vídeo

Está esperando um neném? Então, aproveite e conheça alguns dos alimentos perigosos para as grávidas, com o vídeo da nossa nutricionista a seguir:

Você já descoloriu os pelos na gestação? Teve algum problema? Então, conte como foi abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário