Água Quente nos Pés – Benefícios e Como Fazer!

Especialista:
atualizado em 10/07/2020

Colocar água quente nos pés: uma maneira de relaxar, melhorar a sua saúde e promover longevidade. Conheça todos os benefícios e como fazer!

Os seus pés aguentam durante todo o seu cotidiano, te levam para cima e para baixo e te mantêm em quase tudo o que você faz, é por isso que é muito importante e apropriado que tome algum tempo do seu dia para cuidar desta parte tão importante do seu corpo.

Você já deve ter ouvido falar de acupuntura. De acordo com esse tratamento chinês, existem 60 pontos nos pés que estão associados com o estômago, bexiga, fígado, baço, rins e vesícula biliar, de tal forma que ao colocá-los em água quente, irá ajudar a abrir congestionamentos e melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo.

A correria do cotidiano às vezes faz com que as pessoas cheguem em casa cansadas e com preguiça, mas colocar água quente nos pés todas as noites irá trazer incríveis benefícios não apenas para essa parte do corpo, mas também para os outros órgãos, além de aumentar a função imunológica e te ajudar a se sentir mais relaxado e descansado.

Benefícios de água quente nós pés

Colocar água quente nos pés, seja em uma banheira ou em uma bacia, com alguns ingredientes adicionados ou não, é uma boa maneira de relaxar depois de um dia cansativo.

Há vários benefícios para a saúde que estão associados ao escalda-pés, como é conhecido no Brasil esse banho:

1. Reduz a ansiedade e depressão

Os famosos escalda-pés podem ajudar na luta contra a depressão, já que são capazes de diminuir e /ou eliminar completamente a tensão, confusão mental, raiva, a hostilidade e a ansiedade.

2. Melhora a circulação sanguínea

A imersão e a limpeza dos pés em água quente reduzem a inflamação e estimulam a circulação, levando o sangue congestionado aos vasos dilatados nos pés e na parte inferior das pernas.

3. Ajuda contra a fadiga

Pode parecer contraditório que água quente nos pés seja ao mesmo tempo calmante e energizante, mas sim, essa imersão tem o poder simultâneo de acalmar e despertar o corpo, além de melhorar o humor e ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar seus hábitos de sono.

4. Suaviza e embeleza os pés

Qualquer pessoa que frequente ou já tenha ido a uma pedicure sabe que um dos passos essenciais no processo estético é deixar os pés por um tempo mergulhado em água morna, pois isso ajuda a reduzir a presença e a aparência de problemas típicos dos pés, como calos, pele seca, áspera, calcanhar rachados, ajuda a tirar cutículas, etc.

5. Aquece o sangue e a alma

Colocar água quente nos pés aumenta a temperatura geral do seu corpo, o que pode aliviar a tensão muscular e mental, o estresse e aumentar a atividade das células brancas do sangue. Tudo isso estimula o sistema imunológico, que previne doenças e aumenta a saúde e o bem-estar geral.

Como fazer!

Imergir os seus pés apenas em água quente já é muito benéfico para a sua saúde física e mental, porém, existem algumas receitas fáceis que também são muito eficazes para o tratamento dos pés. Veja algumas delas.

1. Água quente nos pés com Listerine

Se você está com a pele do pé seca e os calcanhares rachados, colocar seus pés em água quente com listerine pode fazer maravilhas. O Listerine é um antisséptico bucal que provou ser muito eficaz para os calos e pés ressecados. Além disso, esse produto também é eficaz contra todos os tipos de bactérias e mata todos os fungos e germes que poderiam levar ao pé de atleta.

Basta misturar uma parte do Listerine original com duas partes de água e mergulhar os pés por cerca de 15 a 20 minutos.

2. Vinagre de maçã

Tecnicamente, qualquer tipo de vinagre é ótimo para banhar os seus pés devido às suas propriedades antibacterianas e esfoliantes, mas o vinagre de maçã tem um lugar muito especial no mundo dos tratamentos de beleza caseiros.

Para fazê-lo, basta diluir uma xícara de vinagre de maçã em água quente e desfrutar do seu escalda-pés por pelo menos entre 10 a 15 minutos por cerca de 2-3 vezes por semana. Apenas uma sessão não deve trazer ótimos resultados, porém o efeito cumulativo significa melhores unhas e pés mais saudáveis e macios.

3. Vinagre e Listerine

Essa interessante mistura supostamente não suaviza a pele do pé, mas ajuda a eliminar a pele morta sem que você tenha que usar ferramentas afiadas, já que essa pele deve sair praticamente sozinha.

Misture 1 parte de Listerine ouro ou âmbar com 1 parte de vinagre e duas de água e deixe de molho por pelo menos 10 minutos. Use um removedor de calos como uma lixa ou um ralinho para remover qualquer pele ruim. O vinagre ajuda a esfoliar a pele facilmente e será preciso apenas lixar um pouquinho após a imersão.

Obs: Usar Listerine azul será tão eficaz quanto o ouro, âmbar ou marrom, porém pode manchar temporariamente a sua pele e fazer com que você tenha belos pés azuis, por isso os mais recomendados são o dourado, âmbar ou marrom. Depois de terminar, lave sempre os pés.

4. Detox para os pés

Existem várias receitas para te ajudar a desintoxicar o seu corpo através do banho com água quente nos pés, e os ingredientes mais populares para os banhos de desintoxicação dos pés são os sais de Epsom, argila, bicarbonato de sódio e gengibre fresco ralado.

  • Sais de Epsom: adicione uma xícara de sais de Epsom ao seu banho de pés quentes e proceda como de costume.
  • Argila: dissolva ½ xícara em água morna seguindo as instruções do fabricante.
  • Bicarbonato de sódio: dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia e deixe de molho o quanto quiser.
  • Gengibre: corte duas raízes pequenas de gengibre e despeje quatro xícaras de água fervendo sobre elas. Deixe descansar por cerca de 15 minutos e adicione essa água de gengibre em sua imersão para os pés.

É possível substituir o gengibre recém-ralado por gengibre em pó embora o gengibre fresco seja mais potente.

5. Banho de pés para o pé de atleta

Você pode aliviar o pé de atleta com um banho nos pés com vinagre de maçã como mencionado acima, no entanto, se o seu caso for grave, precisará fazer isso diariamente.

Outros remédios naturais para o pé de atleta são:

  • Banho de chá Pau d’Arco: cerca de 6 sacos de Pau d’Arco em 8 xícaras de água quente.
  • Óleo essencial de árvore-do-chá: coloque cerca de 20 a 25 gotas de óleo essencial de tea tree em uma pequena bacia com água.

Tanto o Pau d’Arco quanto o óleo da árvore-do-chá devem ser usados várias vezes ao dia para serem eficazes.

6. Remédio para Onicomicose

Onicomicose, também conhecido como tinha das unhas, é uma infecção que ocorre nas unhas dos pés, e as imersões com Listerine, vinagre ou ambos como mencionado acima são tratamentos eficazes para os fungos. No entanto, se você quiser se livrar completamente do seu problema com o fungo, precisará mergulhar seus pés diariamente.
Lembre-se sempre de lavar os seus pés depois deste banho.

7. Pés doloridos

Use os sais de Epsom junto à água quente nos pés e deixe de molho enquanto estiver confortável para aliviar os pés doloridos.

Dicas

Se você quiser adicionar alguma variedade e aumentar ainda mais os benefícios para os seus pés, tente criar a sua própria receita natural de molho para os pés.

O sal é excelente para essa parte do corpo pois desodoriza, suaviza e faz com que você se sinta muito bem. A aveia também é um ingrediente maravilhoso para a pele, por isso, misturar um pouco com a água quente irá tornar essa imersão ainda mais agradável e cremosa, e seus pés sairão quentes e macios. Tente adicionar alguns óleos essenciais ao seu escalda-pés para criar perfumes agradáveis e fornecer benefícios extras.

Antes de dormir, um banho de lavanda e aveia irá te relaxar e de deixar pronta para dormir.

Pela manhã, tente adicionar um pouco de óleo de manjericão natural ou óleo essencial de bergamota à sua solução para revigorar sua mente e deixá-la mais animada para o dia. Alguns sais de banhos naturais que são facilmente encontrados em mercados e farmácias podem aliviar os pés cansados e relaxar todo o corpo.

Se você tem uma ferida aberta em qualquer parte dos pés, tome cuidado com o que coloca em seu banho de pé. Certifique-se de adicionar apenas ingredientes naturais e evitar produtos químicos agressivos, mesmo que sejam vendidos como “naturais”. Leia os rótulos com cuidado e certifique-se de que seus pés não estejam expostos a nenhuma solução perigosa.

Cuidar dos pés ajuda a tornar os dias menos estressantes e não só traz incríveis benefícios para a saúde física e mental como é algo que te dará muito prazer. Você pode aproveitar esse momento relaxante para ler um livro, revista, escutar uma música relaxante ou fazer qualquer coisa que te acalme e traga sensação de bem estar.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da água quente nos pés? Pretende experimentar algum dos banhos mencionados? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Helena Reich

Dra. Helena Reich Camasmie é médica dermatologista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residências em Dermatologia e Hansenologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, cursando mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do curso de pós-graduação em dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ), possui título de especialista em Dermatologia e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conta com 5 capítulos publicados em renomados livros da área de dermatologia e 8 artigos publicados nos últimos 5 anos em revistas indexadas. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram (@helenadermato).

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