Água Tônica Faz Bem para o Estômago?

Especialista:
atualizado em 30/06/2020

Água tônica faz bem para o estômago? Entenda o que diz a ciência a respeito deste e todos os efeitos da água tônica no corpo.

Para a maioria das pessoas, a indigestão é uma sensação bastante familiar e pode ter uma variedade de sintomas e causas, porém, no geral, “indigestão” é um termo genérico para o desconforto gástrico que acontece depois de comer.

Ela pode assumir a forma de uma sensação muito desconfortável, uma cãibra aguda ou a sensação ácida da azia.

Independentemente da causa ou sintomas, alguns remédios caseiros para má digestão podem proporcionar alívio, como por exemplo as melhores frutas para combater azia, chás, entre diversos outros tipos de alimentos.

Por outro lado, existem aqueles que podem piorar ou serem os responsáveis por esses sintomas. Sendo assim, veja agora se água tônica faz bem para o estômago ou mal. De que lado ela está?

O que é água tônica

A água tônica surgiu como uma forma de fornecer quinino, um medicamento destinado ao tratamento da malária derivado da casca da cinchona sul-americana. Hoje em dia, a água tônica ainda contém quinino, mas uma formulação diluída e mais doce deixou esta bebida mais agradável ao paladar.

Como os medicamentos tendem a apresentar efeitos colaterais, é possível que um risco oculto à saúde esteja circulando na água tônica, mas atualmente os médicos normalmente reservam o quinino para casos em que o patógeno responsável pela doença (malária) apresente resistência a novos medicamentos. Inclusive, um medicamento com quinino foi testado para COVID-19.

Água tônica faz bem para o estômago? O que diz a ciência

Em relação ao fato de que algumas pessoas afirmam que água tônica faz bem para o estômago, a ciência vem comprovando que isso não é verdade, e que inclusive ela pode ter o efeito oposto.

Você já deve saber que o açúcar faz mal à saúde, e um estudo realizado em 2019 mostrou que quanto mais bebidas açucaradas as pessoas consomem, maior o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares e câncer, principalmente entre as mulheres.

Às vezes, a doçura da água tônica é proveniente do xarope de milho que é rico em frutose. Em 2015, os pesquisadores descobriram uma ligação entre beber bebidas cheias deste xarope e um maior risco de doença cardíaca.

Além disso, o excesso de frutose pode ser mais uma razão pela resposta negativa à pergunta se água tônica faz bem para o estômago, isso porque um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology sugere que a intolerância à frutose é uma causa comum, ainda não reconhecida, de problemas digestivos em algumas pessoas.

Segundo os pesquisadores, quanto mais frutose essas pessoas consomem, maior a probabilidade de terem problemas.

Frutose e problemas no estômago

Phil Jaffe, porta-voz do Colégio Americano de Gastroenterologia e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, afirma que “provavelmente um número significativo” de seus pacientes possuem intolerância à frutose.

Em relação ao estudo citado acima, ele diz que “não só foi bem feito, mas também é uma questão clínica importante, porque muitas pessoas com inchaço, gases e outros sintomas não sabem muito bem por que têm esses sintomas”.

“A menos que você seja diagnosticado especificamente quanto à intolerância à frutose, pode não saber que isso pode causar problemas. E a frutose está presente em praticamente todos os alimentos processados, porque é mais barato de usar do que o açúcar de cana”, como é o caso da água tônica.

Especialistas recomendam que, se você notar problemas digestivos logo após consumir algum alimento ou bebida com frutose, deve consultar um médico para saber se é alérgico. Além de limitar o consumo de alimentos com alto teor de frutose, o espaçamento da quantidade consumida pode ajudar a diminuir os sintomas.

“A questão não é que você não consiga absorver totalmente a frutose, é que não é possível absorvê-la em grandes quantidades”, disse Jaffe.

Embora a água tônica pareça estar em uma classe diferente da dos refrigerantes, no que se trata da grande quantidade de açúcar/frutose adicionado, se você der uma olhada nos rótulos nutricionais de uma garrafa de água tônica e uma garrafa de Coca-Cola, perceberá que as duas têm um número quase idêntico de calorias.

Bebidas carbonatadas e problemas de estômago

Outro problema da água tônica para o estômago é porque ela é uma bebida carbonatada, ou seja, “com gás”.

Uma das causas de inchaço no estômago é a ingestão de bebidas com gás como a água tônica, e segundo a nutricionista Carrie Wilson, essas bebidas saborosas liberam ar dentro do corpo, o que causa inchaço.

Por isso, beber menos bebidas com gás pode ajudar a reduzir o inchaço no estômago, já que uma vez consumidas, as bolhas que saem dessas bebidas continuam a ser produzidas, causando um acúmulo de ar nas vias de decomposição dos alimentos.

“Elas contêm bolhas com dióxido de carbono, um gás que pode ser liberado do líquido após atingir seu estômago. Isso ocorre porque o gás é dissolvido no líquido quando é consumido.”

Um inchaço que dura um dia ou mais pode ser um sinal de que a condição é algo mais sério, o que significa que você pode precisar procurar assistência médica. Se o inchaço também causar desidratação, tontura ou perda de peso, isso também pode ser um motivo para consultar um clínico geral.

Ou seja, o fato de ser uma bebida carbonatada é mais uma razão que mostra que a afirmação que água tônica faz bem para o estômago não é verdade.

Outros efeitos colaterais do consumo de quinino presente na água tônica

O quinino é muito diluído na água tônica e a probabilidade de uma pessoa experimentar efeitos colaterais ao bebê-la é pequena.

No entanto, os efeitos colaterais do quinino podem incluir:

  • Diarreia;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Náusea;
  • Dores de estômago;
  • Nervosismo;
  • Confusão mental;
  • Vômito.

Como dito anteriormente, as pessoas que bebem água tônica regularmente também devem levar em consideração o consumo de açúcar e as calorias extras que estão consumindo, bem como o gás presente nesta bebida.

Refrigerantes, incluindo água tônica, têm pouco valor nutricional, mas contribuem para a ingestão calórica diária de uma pessoa.

Pode-se afirmar que os benefícios da água tônica para o estômago não foram demonstrados em pesquisas, por isso não se pode afirmar que água tônica faz bem para o estômago. Pelo contrário, é importante prestar atenção no seu consumo, principalmente quando em excesso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que água tônica faz bem para o estômago? Chegou a acreditar nesse mito e tomava a bebida com esse propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário