Manga Faz Mal Para Gastrite?

Especialista:
atualizado em 01/06/2020

A gastrite pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

A condição pode aparecer em uma versão aguda, que dura um período curto de tempo, ou crônica, que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

A manga faz mal para gastrite?

Como acabamos de aprender, o cuidado com a alimentação é uma das partes que integram o tratamento da gastrite. E uma vez que uma pessoa é diagnosticada com a condição, ela pode se perguntar quais comidas não atrapalham e quais prejudicam o quadro da doença.

Por exemplo, será que a manga faz mal para gastrite? De acordo com informações do site Gastritis Club, graças ao fato da fruta madura ter um pH de aproximadamente 4,1, ela é considerada como um alimento ácido.

Quanto menor é o valor do pH de uma comida, maior é o seu nível de acidez e que o pH da manga pode variar entre 3,4 e 4,8.

Segundo a Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental, tradução livre, EPA, sigla em inglês) dos Estados Unidos, os alimentos com nível de pH mais baixo do que 7 são classificados como ácidos.

Alimentos muito ácidos podem provocar uma piora nos sintomas da gastrite e, portanto, devem ser evitados. As frutas ácidas podem irritar ainda mais o estômago lesionado pela gastrite.

No entanto, na escala do pH, a manga madura não atinge a categoria vermelha, conforme informou o Gastritis Club, sugerindo que a fruta não é tão ácida como outros alimentos. Por conta disso, a página estabelece que a manga até pode ser consumida de maneira moderada por pessoas que sofrem com os sintomas da gastrite.

Entretanto, o site recomenda fazer um simples e pequeno teste, que funciona assim: comer uma porção pequena do alimento para verificar com o organismo reage e se os sintomas da condição não aparecem.

Da mesma forma, o Tandurust confirmou a informação do Gastritis Club de que a manga deve ser consumida com moderação pelos indivíduos diagnosticados com a gastrite.

Considerações importantes

Mais relevante do que simplesmente saber se a manga faz mal para gastrite ou não é informar-se a respeito de como toda a alimentação para o tratamento da gastrite deve ser.

Portanto, ao ser diagnosticado com a doença, questione o médico responsável pelo seu caso a respeito de como a dieta deve ser daqui para a frente, quantas refeições você deve passar a fazer por dia, quais alimentos deve evitar e quais comidas deve privilegiar.

Mais sobre a manga

De acordo com informações do Medical News Today, a manga serve como fonte de uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente como carboidratos, fibras, potássio, cobre, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato/ácido fólico), vitamina C e vitamina K.

Ela também serve como fonte de antioxidantes como o betacaroteno e a zeaxantina. Essa última substância, inclusive, pode ajudar a evitar a degeneração macular e é conhecida como uma aliada da visão por filtrar raios de luz azul, que são classificados como prejudiciais, informou o Medical News Today.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que a manga faz mal para gastrite? Tem costume de consumir essa fruta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

10 comentários em “Manga Faz Mal Para Gastrite?”

  1. No meu caso, a manga espada provoca irritação na mucosa do estômago. Devo evitá-la.
    Manga rosa me faz bem.

  2. Boa noite, não tenho gastrite, porém faz 5 anos mais ou menos que toda vez que como manga passo mal. Sinto uma dor insuportável no estômago.

  3. Tenho gastrite e sempre consumi manga.Estou com crise hoje e acabei de consumir 2 mangas espadinhas. O que me fez mal foi os remedios que tomei para paralisia facial de Bell.

  4. Uns dizem que o leite faz mal para quem tem gastrite. Você não falou sobre o leite. Eu tomo o desnatado .Faz mal , ou é mito!

  5. Oi meu nome e Elaine,tenho gastrite crônica,e H pilore,consumo manga diariamente,e tomo remédio,mas a dor não passa ser w a manga ta atrapalhado.

  6. Como manga todos os dias porque tenho rinosinusite alérgica e melhorei bastante depois que passei a comer manga todos os dias durante um mes .no mês de maio de 2019 fiz uma endoscopia e deu pangastrite enantematosa moderada
    Por isso que pesquisei se a manga faz mal pra gastrite e se devo continuar comendo todos os dias

  7. Ola meu nome é Marlene,
    Gostaria de saber quais alimentos mais enconta sao indicados para uma dieta, Para gastr
    ite aerosiva e ursera causadas por h pilory, nao temos obrigada,

    • Oi, boa noite
      Sou apaixonada por manga, e ultimamente tenho consumido bastante….. só que há uma semana tive uma crise muito forte de gastrite e fiquei com medo de consumi- lá.