Remédio Natural para Gastrite Funciona? 6 Opções e Dicas

A gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago. Na condição, ocorre o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

Ela pode ser provocada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobacter pylori.

A doença pode ser aguda – dura um período curto de tempo – ou crônica –  persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Os seus sintomas incluem: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, não é em todos os casos que a doença provoca sintomas notáveis – daí a importância de fazer check-ups e exames regulares com o médico. Assim fica mais fácil que o profissional identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite e dê início ao tratamento.

Até porque a gastrite não tratada adequadamente pode gerar complicações como úlcera e câncer. Esses perigos também servem de alerta para que todas as orientações do médico em relação ao tratamento, envolvendo o uso de medicamentos, as mudanças na alimentação e demais aspectos sejam obedecidos.

Será que o uso de remédio natural para gastrite funciona?

Além de cuidados com a dieta, o médico pode prescrever o uso de medicamentos como antibióticos, remédios para bloquear a produção de ácido, antiácidos para neutralizar o ácido estomacal e remédios que diminuem a ação do ácido para o tratamento da gastrite.

Mas será que podemos acompanhar o tratamento convencional prescrito pelo médico com o uso de um remédio natural para gastrite? Ou isso não funciona?

Bem, existem alguns métodos e atitudes caseiras que podem ser recomendadas para auxiliar o tratamento da doença, mas isso não significa que eles curem a condição ou que possam substituir as indicações do médico.

A melhor maneira de saber se um remédio caseiro para gastrite que você deseja utilizar ou acabou de conhecer pode ser benéfico é perguntar ao médico que cuida do tratamento se a estratégia em questão realmente pode ser útil e se não pode prejudicar a saúde de alguma maneira.

Precisamos lembrar que pessoas diferentes têm organismos diferentes e apresentam quadros diferentes da doença, logo, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar e até mesmo fazer mal para outra.

6 opções de remédio natural para gastrite

Agora, vamos conhecer algumas opções de remédio natural para gastrite que já foram apontados como capazes de auxiliar o tratamento da condição. Porém, lembrando de tudo o que vimos no tópico anterior, consulte o médico antes de utilizá-los!

1. Suco de batata

O suco de batata diminui as sensações de dor, queimação e azia, além de reduzir a acidez do estômago, o que o destaca como um remédio caseiro para gastrite interessante.

A recomendação consiste em ingerir o suco puro da batata para gastrite quando estiver ainda em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da doença.

No mesmo sentido, juntar o suco de duas batatas cruas médias com 100 g de cenoura e um pouco de água, levando os ingredientes para serem batidos no liquidificador, também contribui com o alívio das dores da gastrite. Essa receita elimina a queimação e diminui a dor.

2. Extrato de alho

O extrato de alho pode beneficiar o tratamento da gastrite provocada pela bactéria Helicobacter pylori, visto que um estudo do ano de 1996, feito por um pesquisador italiano e demais colegas, mostrou que a ingestão do extrato de alho pode ser uma forma efetiva de combater essa bactéria.

3. Probióticos

Outra dica é aderir ao uso de suplemento de probióticos para introduzir bactérias do bem ao trato digestivo, em uma tentativa de bloquear a propagação da Helicobacter pylori. Existe ainda a alternativa de consumir alimentos fermentados que contêm probióticos como iogurte, kefir, kimchi (prato coreano), kombucha e chucrute.

4. Mel de manuka

O mel de manuka já mostrou ser dotado de propriedades antibacterianas que auxiliam a controlar a Helicobacter Pylori, destacando-se como um potencial remédio natural para gastrite.

5. Fazer refeições menores

Os sintomas da gastrite não são agravados somente pelo que uma pessoa come, mas também pela quantidade de alimentos que são ingeridos por ela. A partir do momento em que a condição é descoberta, é necessário fazer com que o processo digestivo seja o mais fácil possível para o estômago e os intestinos.

Entretanto, quando se faz uma refeição grande, coloca-se estresse sob o trato digestivo, que precisa converter toda aquela comilança em energia e resíduos. Por outro lado, fazer mais refeições, porém menores ao longo de todo o dia, pode amenizar os sintomas da doença.

6. Outras mudanças no estilo de vida

Eliminar o cigarro e deixar de consumir bebidas alcoólicas também deve ajudar a melhorar os sintomas da gastrite. Além disso, vale a pena evitar utilizar medicamentos para a dor como aspirina e acetaminofeno (paracetamol) porque eles podem danificar o revestimento do estômago ao longo do tempo.

Você já experimentou algum remédio natural para gastrite a fim de complementar o tratamento recomendado pelo médico? Qual deles deu certo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

1 comentário em “Remédio Natural para Gastrite Funciona? 6 Opções e Dicas”

  1. Tenho gastrite crônica, vou começar tomar clorídrato de Betaima espero q melhora tomo espinheira santa não melhora e problema de depressão insônia tomo gaba 300mlgr 5HTP 50mg e melatonina 3mg todos manipulado juntos. Foi uma medica q me passou dr Leticia Fontes, a mais de trinta anos tomo sertralina de manhã 50mg a noite clonasepam zolpidem estou tentando tirar esses remédios c a fórmula magnésio dimalato 200mg e melatonina 3mg e 5HTP 50mg GABA 300mg mas o estômago não melhora estou perdendo muito peso estou abaixo do meu peso normal. Sinto-me fraqueza, estou tentando falar com essa médica não estou conseguindo falar com ela vou ver segunda feira se eu consigo falar c ela. Isso não é norml.

Deixe um comentário