8 Melhores Frutas para Azia

A azia pode ser muito incômoda e, para não agravar a situação, vale a pena conhecer as melhores frutas para azia. Afinal de contas, frutas são saudáveis em sua maioria e faz bem consumí-las.

Afinal, se as frutas trazem muitos benefícios para a saúde e são as rainhas das receitas saudáveis, não é de se espantar que elas possam dar uma forcinha em relação à azia, não é mesmo?

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Sobre a azia

A azia é uma espécie de dor com queimação que aparece na região do peito, logo abaixo do osso esterno, que localiza-se no meio do peito. Essa dor costuma ser pior após comer, no período noturno, ao deitar-se ou ao curvar-se. A azia também pode causar um gosto amargo ou ácido na boca.

O sintoma é desenvolvido quando o ácido estomacal sobe ao esôfago. Ter azia de vez em quando pode ser normal – por exemplo, a azia na gravidez é comum. Por outro lado, quando o problema é mais frequente e atrapalha a rotina, ele pode ser sintoma de uma condição de saúde mais grave que requer cuidados médicos.

Uma consulta médica para verificar uma azia deve ser marcada quando a azia aparecer mais de duas vezes por semana, os sintomas continuarem mesmo com o uso de medicamentos de venda livre e a pessoa apresentar dificuldade para engolir, náusea ou vômito persistente e perda de peso em decorrência de falta de apetite ou dificuldade para comer.

Já quando houver pressão ou dor no peito severa, principalmente se isso vier acompanhado de outros sintomas como dor no braço ou mandíbula ou dificuldade para respirar, o auxílio médico deverá ser procurado imediatamente, uma vez que a dor no peito também pode ser sintoma de um ataque cardíaco.

8 frutas para azia

É importante conhecer os alimentos benéficos para a condição como as boas frutas para azia porque existem comidas que podem desencadear a azia em algumas pessoas, como frutas cítricas, produtos à base de tomate, comidas picantes, cebolas, frituras, comidas gordurosas, hortelã-pimenta, chocolate, café e outras bebidas com cafeína, bebidas alcoólicas e bebidas carbonatadas ou gaseificadas, por exemplo.

Na listinha a seguir, a gente vai conhecer algumas das que são consideradas boas frutas para azia, que podem contribuir com o controle do sintoma ou pelo menos ajudar a evitar que ele se agrave:

1. Banana

De acordo com especialistas, as bananas são uma boa ideia para a azia, graças ao fato de não apresentarem um teor muito elevado de ácido em sua composição.

O gastroenterologista Rudolph Bedford também apontou o alimento como uma escolha inteligente e pobre em ácido para obter a sua porção diária recomendada de frutas quando se está com azia.

2. Melancia; 3. Melões (cantalupo e honeydew)

Eles também foram apresentados como boas opções de alimentos para a azia graças ao fato de não conterem uma quantidade muito alta de ácido em sua composição.

O gastroenterologista Rudolph Bedford, recomendou usar os melões como o cantalupo e o honeydew no lugar de frutas cítricas populares como a laranja, que podem agravar a situação.

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4. Maçã; 5. Pera

A maçã e a pera também fazem parte do grupo de frutas não-cítricas que possuem menor tendência de desencadearem os sintomas do refluxo em comparação com as frutas ácidas. Mas o que a azia tem a ver com isso? É que ela é o principal sintoma do refluxo.

6. Abacate

Segundo o que o gastroenterologista Rudolph Bedford explicou, as gorduras saudáveis encontradas na composição do abacate são bem melhores para um quadro de azia do que as gorduras ruins presentes no bacon e na batata frita, por exemplo.

7. Frutas silvestres; 8. Pêssego

A azia é um dos principais sintomas da doença do refluxo gastroesofágico. Uma pesquisa, conduzida com mais de 500 pessoas, que indicou alimentos que aparentam ajudar a diminuir a frequência dos sintomas da doença do refluxo gastroesofágico.

Esses alimentos incluíram as frutas ricas em fibras, magnésio e potássio, grupo do qual as frutas silvestres, o pêssego e as já mencionadas nesta listinha pera, maçã, abacate, banana e melões fazem parte.

Outras recomendações

Se você sofre com a azia recorrente e já foi diagnosticado com uma doença que provoca o sintoma, consulte o médico e/ou nutricionista para saber como toda a sua dieta deve funcionar, de modo que a alimentação alivie e não agrave o problema.

Isso é importante porque embora as frutas mencionadas possam ser úteis em relação à azia, sozinhas elas não vão resolver o problema.

Além de evitar os alimentos que podem causar ou piorar a azia, outras estratégias referentes à dieta como manter um peso saudável, esperar pelo menos três horas antes de deitar após uma refeição, evitar comer muito tarde e evitar fazer refeições muito grandes também são necessárias para quem sofre com a incômoda queimação.

E, logicamente, no caso da existência de uma doença por trás do sintoma é fundamental que o paciente siga todas as outras instruções referentes ao tratamento que foi indicado pelo médico para lidar com a condição em questão.

Referências Adicionais:

Você já conhecia as 8 melhores frutas para azia? Pretende experimentar alguma? Comente abaixo!

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Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

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1 comentário em “8 Melhores Frutas para Azia”

  1. A banana, principalmente a manica qdo madura também me dá azia. Tenho de come-las meio verde ainda. Por isso prefiro a prata.