Especialista da Área:

8 Melhores Frutas para Gastrite

Veja quais são as 8 melhores frutas para gastrite, aquelas que irão te ajudar a cuidar dos sintomas desta condição de saúde que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.  

A gastrite é o principal nome usado para qualquer condição que envolva a inflamação do revestimento do estômago.

Ela pode ser crônica (acontecer com o passar do tempo) ou aguda (acontecer de repente) e existem diferentes tipos de gastrite causados ​​por diferentes fatores.

Para a maioria das pessoas a gastrite é mais leve e desaparece rapidamente após seu tratamento, porém existem algumas formas de gastrite que podem produzir úlceras ou causar um risco ainda maior de câncer.

A sua dieta é muito importante tanto para a sua saúde geral como para sua saúde digestiva, e assim como existem alimentos ruins para gastrite existem aqueles que são bons e por isso é possível fazer uma dieta para tratar essa condição.

O que é Gastrite

A gastrite é uma condição digestiva que envolve a inflamação do revestimento do estômago.

Os sintomas incluem:

  • Queimação no estômago
  • Indigestão
  • Arrotos frequentes
  • Náusea

Existem diferentes tipos e causas de gastrite. Uma causa comum é a infecção por bactérias Helicobacter pylori (H. pylori).

Outras causas incluem um alto consumo de bebidas alcoólicas, o uso de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), e algumas doenças inflamatórias como a doença de Crohn.

Alguns alimentos podem aumentar o risco de infecção por H. pylori, e certos hábitos alimentares podem desencadear a erosão do revestimento do estômago ou piorar os sintomas causados pela gastrite.

Uma pessoa com gastrite pode sentir dificuldade para comer, resultando em perda de apetite e perda de peso indesejada.

Quando essa condição não é tratada pode levar a dor persistente, sangramento e úlceras. Em alguns casos ela pode inclusive causar risco de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

A inflamação crônica do estômago também aumenta o risco de câncer de estômago.

Por isso, veja agora quais são as melhores frutas para gastrite para que você possa incluí-las em sua diet.

1. Coco

O coco é uma das frutas para quem tem gastrite devido aos seus altos níveis de fósforo, magnésio, potássio e cálcio.

Além disso, essa fruta também é rica em fibras, proporcionando uma melhora no trânsito intestinal, atuando como um laxante suave que ajuda a limpar o corpo.

Se você se sentir constantemente pesado é recomendável consumir um copo de água de coco diariamente, pois além de te ajudar com a gastrite irá trazer vários benefícios para a sua saúde.

2. Mamão

Devido ao seu conteúdo de vitaminas A, B1, B2 e C, e à sua riqueza de minerais como ferro, magnésio, potássio e enxofre o mamão é uma das principais frutas para te ajudar a ter uma boa digestão.

Além disso, o mamão também apresenta benefícios para a pele, ossos, cabelos e para um bom funcionamento do sistema imunológico.

3. Pera

A pera é uma das frutas para quem tem gastrite mais recomendadas já que ela é responsável pela regulação do sistema digestivo e do sistema nervoso.

Além disso, essa fruta contém vitaminas A, B1, B2, B3 e C e fibras.

4. Pêssego

O pêssego é uma fruta que atua como agente diurético e laxante.

Além de ser uma das melhores frutas para gastrite, ele é composto pelas vitaminas A, C e E, que ajudam a prevenir doenças como Alzheimer, catarata e câncer.

Essa fruta também é rica em minerais como potássio, fósforo e magnésio, é fácil de digerir e ajuda o fígado a realizar um melhor processo digestivo.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Banana

A banana é uma das frutas mais ricas em fibra e também é pobre em gordura e proteína.

Essa fruta é recomendada para combater a gastrite pois ajuda a acelerar a digestão devido ao seu efeito laxante suave e também ajuda a fortalecer os cabelos, combatendo sua queda.

Mas também é muito importante ressaltar que se você sofre de gastrite deve optar por comer a banana madura pois consumi-la em um estado prematuro pode danificar seu estômago.

6. Arando

Estudos mostram que o arando que também é conhecido como oxicoco tem a capacidade de inibir o crescimento da bactéria H. pylori no estômago.

Se você tiver gastrite é importante consumir essa frutinha bem como outros alimentos que contêm flavonoides já que se sabe que os flavonóides inibem o crescimento de bactérias ruins no estômago.

No entanto, se você for tomar o suco desta fruta é importante saber que o arando contém ácido cítrico; portanto, se o estômago é sensível a alimentos ácidos, converse com seu médico sobre outras maneiras de incluí-lo em sua dieta.

7. Maçã

A maçã contém um composto chamado pectina que ao entrar em contato com a água forma um gel dentro do seu corpo que ajuda a proteger o intestino.

Se o seu caso não for de constipação, mas de diarreia (na gastrite ambos os sintomas são comuns), essa fruta cumpre a função de absorver líquidos, o que faz com que as fezes se solidifiquem.

8. Abacaxi

O abacaxi pode ser uma das melhores frutas para gastrite, porém também pode ter um efeito negativo aumentando o seu refluxo ácido.

Isso irá depender da sua sensibilidade e tolerância.

A bromelina presente no abacaxi possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antibacterianas e anticâncer e embora seja um alimento ácido, alguns especialistas acreditam que alcaliniza o estômago durante a digestão o que pode ajudar com sintomas de gastrite.

A bromelina também tem efeitos analgésicos que podem ser a razão pela qual as pessoas experimentam alívio em seus sintomas após consumi-la.

Como você pode ver, essas frutas podem ser muito benéficas no combate ao desconforto relacionado à gastrite.

Porém não é recomendado consumir apenas um tipo dessas frutas, o ideal é variar diariamente.

Lembre-se de que antes de fazer qualquer mudança em sua dieta é aconselhável falar com o seu médico e checar quais das melhores frutas para gastrite são ideais para o seu caso.

Fontes e Referências adicionais

Você já conhecia as 8 melhores frutas para gastrite? Pretende experimentar alguma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário