Muita gente torce o nariz quando o assunto é alho. Seu sabor forte e marcante, às vezes, não é bem tolerado por algumas pessoas, que acabam rejeitando algum prato por causa de sua presença, mas talvez a coisa mude de figura se o assunto for o alho negro.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o alho negro não é uma variedade do alho comum, é simplesmente o mesmo alho que conhecemos e que faz parte do receituário mundial, desde sempre.
O Que É o Alho Negro?
É o alho “in natura”, que passa por um longo processo de fermentação, saindo ao final dele com textura, sabor e aparência totalmente modificados:
- Quanto à aparência, externamente, adquire um tom amarelo dourado na casca, porém, fica completamente preto por dentro;
- O sabor forte e característico do alho fresco torna-se adocicado, algo entre a tâmara e ameixa;
- A textura se torna pastosa, parecida com a polpa de uma ameixa seca;
- Perde o cheiro forte característico.
Como É Feito o Alho Negro?
Embora no Oriente alguns preconizem o desenvolvimento da iguaria como sendo uma descoberta, acredita-se que, de fato, o alho negro tenha sido desenvolvido por acaso.
É possível que uma quantidade de alho tenha sido esquecida, ou armazenada em local onde as condições apropriadas permitiram que eles chegassem a esse estágio, sem estarem apodrecidos, mas fermentados.
Ao serem submetidos às condições de calor e umidade, por um determinado período de tempo, o alho chega a essa etapa.
Sua fermentação exige uma temperatura em torno de 70º C, enquanto a umidade precisa atingir 90%. Se ele permanecer nessas condições por um período de 30 a 40 dias, ao final deles, terá se transformado, sem, no entanto, ter perdido suas propriedades. Ao contrário disso, elas se potencializam.
Dá pra Fazer Alho Negro em Casa?
Teoricamente sim, mas não se chega ao resultado esperado. Na verdade, para se obter o alho negro, seria preciso uma estufa.
No processo industrial é possível regular o aparelho para que atinja os índices de temperatura ideais. No processo caseiro, isso é bastante complicado.
Outro fator desestimulante é o tempo que precisamos esperar até conseguirmos provar a iguaria. Quem consegue ficar aguardando mais de um mês pra provar um alimento?
Melhor comprar pronto! Teremos certeza que está no ponto. Coisa que não saberemos fazendo em casa.
Benefícios do Alho Negro
Embora seja utilizado no preparo de vários pratos pelo mundo afora, por seu sabor balsâmico e adocicado, o alho negro é considerado um superalimento por seus benefícios à saúde.
- Combate doenças cardiovasculares, melhorando a circulação;
- Combate fadiga e cansaço, aumentando a disposição;
- Melhora a imunidade;
- Alto teor antioxidante que retarda o envelhecimento;
- Combate aterosclerose;
- Equilibra a pressão sanguínea;
- Ajuda a regular os níveis de açúcar, dessa forma, é muito bom no combate à diabetes;
- Combate a insônia;
- Reduz o colesterol ruim, afinando o sangue;
- Protege e fortalece o fígado;
- Previne a constipação intestinal;
- Combate gripes e resfriados;
- É bactericida e antiviral;
- Possui propriedades antialérgicas;
- O alto índice de cisteína tem sido apontado como um reforço em suas propriedades anticancerígenas;
- Previne a arteriosclerose;
- Ajuda a combater o mau estar durante a menopausa;
- Alivia dores de estômago;
- Combate o estresse oxidativo;
- Antibiótico natural, protege o organismo das infecções;
- Tem sido estudado como um possível agente antiesterilidade, pois estimula a secreção hormonal;
- Preventivo do diabetes;
- Indicado para pessoas com diarreia crônica;
- Combate a insônia.
O Superalimento
O alho negro é um alimento 100 % natural, inclusive no processo de fermentação, onde se consegue obtê-lo sem a adição de conservantes, aditivos, corantes e tudo mais. É fonte de polifenóis, vitaminas, proteínas, oligoelementos e ainda contém 8 aminoácidos essências à saúde.
Valor Nutricional do Alho Negro
Vamos basear nossos valores a partir de 100 gramas do produto.
Calorias | 174 |
Agua | 53,6 gramas |
Proteínas | 8,3 gramas |
Gorduras | 0,3 gramas |
Açúcares | 32,9 gramas |
Sódio | 0,045 gramas |
Vitamina B1 | 0,0 gramas |
Alho In Natura X Alho Negro
- O alho negro possui o dobro dos antioxidantes, quando comparado ao alho “in natura”, devido à fermentação durante sua elaboração;
- Algumas pessoas imaginam que o cheiro do alho negro deva ser mais forte por ter sido submetido a um processo de envelhecimento, porém, ocorre exatamente o contrário;
- Seu volume é consideravelmente menor;
- Não provoca azia, nem deixa traços de mau hálito;
- O alho fresco, mesmo liofilizado, ainda continua exalando um forte odor, que inevitavelmente permeia a pele. Muitas pessoas que utilizam essas cápsulas de alho, mesmo sem querer, transmitem o cheiro pela respiração e transpiração. O alho negro, mesmo cru, está livre desse efeito indesejável.
Onde Encontrar
A iguaria pode ser encontrada em pasta ou inteiro, nos empórios de bairros nobres paulistanos e supermercados sofisticados, mas há também na zona cerealista de São Paulo, porém é preciso andar bastante.
Na internet, encontramos alguns revendedores, mas tome atenção à origem desses produtos. Em sua maioria, são importados. É preciso se informar bem em relação à sua procedência.
Curiosidades
- Na Coreia e Tailândia, onde seu consumo é muito comum, também é utilizado em bebidas energéticas, sendo também adicionado a chocolates e sorvetes.
- O Instituto Nacional do Câncer dos EUA, pesquisou terapias naturais e nutricionais no combate ao câncer. Foram estudados alimentos de origem vegetal que pudessem prevenir a doença. O alho ficou no topo da lista como um agente anticancerígeno natural.
Considerações Finais
O alho negro oferece vantagens que vão além do seu valor culinário. Vamos aguardar que mais pessoas desenvolvam a técnica de seu preparo, pois dessa forma seu preço o tornará mais acessível.
Segue como fazer alho negro em casa. Fonte: Canal Manual do Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=nhqf5CHctmQ