Alimentos ruins para os dentes – Quais são?

Especialista da área:
atualizado em 01/03/2021

A alimentação equilibrada e saudável contribui muito para dentes bonitos e saudáveis. Por isso, não deixe de conferir quais são os alimentos ruins para os dentes a fim de evitá-los.

  Continua Depois da Publicidade  

O açúcar em excesso não é bom para a saúde geral e muito menos para os dentes. Isso é especialmente verdade se você não sabe higienizar a boca da forma correta.

A frequência inadequada de escovação bem como o hábito de comer alimentos ruins para os dentes podem prejudicar os dentes e toda a saúde bucal.

De fato, consumir alimentos que ajudam a manter o pH da boca estável pode evitar uma série de doenças bucais – incluindo a cárie e a gengivite, por exemplo.

Assim, fique sabendo que alimentos você deve evitar se quer ter dentes saudáveis.

Quais são os alimentos ruins para os dentes?

alimentos ruins para a saúde bucal

Você já deve saber que o açúcar é o inimigo número 1 dos dentes. De fato, o açúcar serve de alimento para as bactérias que vivem na boca. Dessa forma, elas se multiplicam e liberam ácidos que danificam o esmalte dos dentes. 

Como resultado, podem surgir várias doenças como as cáries. Além disso, você pode sofrer com sintomas como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dor;
  • Sensibilidade;
  • Abscesso nos dentes;
  • Problemas de mastigação.

Confira então quais alimentos evitar para prevenir a formação de placa bacteriana e ter uma boca mais saudável:

Bebidas açucaradas

As bebidas com adição de açúcar como os refrigerantes e o achocolatado, por exemplo, podem elevar a acidez da boca.

Isso acontece porque essas bebidas ricas em açúcar aumentam a quantidade de bactérias e, consequentemente, a acidez – que é prejudicial aos dentes. 

Doces

Doces em geral incluindo bolos, balas e outras guloseimas também contribuem com o acúmulo de bactérias na boca.

Além disso, muitas balas são pegajosas e grudam nos dentes – dificultando a escovação e favorecendo ainda mais a proliferação de bactérias. 

Carboidratos

Além dos doces, os carboidratos simples também são açúcares que – em excesso – prejudicam os dentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Alimentos como pães são carboidratos simples que aumentam a acidez na boca e facilitam a reprodução de bactérias. Por isso, os carboidratos refinados são alimentos que prejudicam os dentes.

Certamente, você não deve vetar o consumo de todos os carboidratos. Mas é importante limitar os carboidratos simples na dieta e ter uma alimentação com maior variedade de alimentos, isto é, com bastante frutas e vegetais.

Frutas secas

Embora as frutas sejam extremamente nutritivas, é importante tomar cuidado com as frutas secas.

Além do alto teor de açúcar nessas frutas, muitas delas acabam grudando nos dentes e dificultando a limpeza natural que acontece com a própria salivação. 

Assim, se você não tiver uma escova de dentes por perto, deixe para comer frutas secas mais tarde.

  Continua Depois da Publicidade  

Bebidas escuras

As bebidas escuras são conhecidas como alimentos que escurecem os dentes. De fato, algumas delas têm pigmentos que podem manchar os dentes. 

Sendo assim, é interessante limitar a ingestão de bebidas como o café e o chá além de bebidas alcoólicas como o vinho tinto, por exemplo. 

Aliás, o excesso de álcool também pode levar à desidratação. Como resultado, você produz menos saliva e seus dentes podem ficar mais expostos à cáries e infecções.

Por fim, bebidas carbonatadas como os refrigerantes também não fazem bem para os dentes. Isso porque esse tipo de bebida aumenta a produção de ácido na boca e prejudica o esmalte dentário. Além do mais, o refrigerante deixa a boca seca e reduz a produção de saliva.

Frutas cítricas

O ácido presente nessas frutas pode danificar o esmalte dos dentes. Mas, por outro lado, as frutas cítricas têm muitas vitaminas e minerais importantes para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, o ideal é não restringir as frutas por medo de prejudicar os dentes, mas sim tomar mais cuidado com o momento certo da higiene dos dentes.

Uma boa dica é tomar um copo de água depois de comer uma fruta cítrica, pois isso vai ajudar a diluir o ácido que restou na boca.

Além disso, evite escovar os dentes logo após a refeição, pois isso também vai dar tempo suficiente para que a concentração de ácido na boca seja reduzida.

Dicas de como evitar mais prejuízos à saúde dos dentes

Além de manter uma boa distância dos alimentos acima, vale a pena ficar ligado nas dicas abaixo:

Use o fio dental diariamente

Por mais finas que sejam as cerdas da sua escova, ela não é capaz de remover todos os restos de alimentos. Assim, é indispensável o uso do fio dental.

Isso porque além de remover alguns alimentos e sujeiras que você não consegue ver, o fio dental remove bactérias que se acumulam entre a gengiva e os dentes.

Acabe com hábitos de roer

Se você tem mania de roer unha ou morder pontas de lápis e canetas, saiba que isso pode ser muito ruim para os seus dentes.

Além de poder quebrar o seu dente, isso enfraquece os ossos e pode trazer problemas sérios no futuro.

Não fume

Fumar amarela os dentes por causa da nicotina que acaba se acumulando no local. Além disso, existe o risco de câncer bucal.

Não use muita força

Evite escovar os dentes com muita força ou rápido demais, pois isso pode:

  • Machucar a gengiva;
  • Desgastar o esmalte dos dentes;
  • Prejudicar a qualidade da limpeza.

Por isso, seja gentil na escovação e consulte seu dentista regularmente para obter orientações atualizadas sobre como cuidar dos seus dentes.

Por fim, veja no vídeo abaixo as dicas da nossa nutricionista sobre quais são os alimentos com açúcar escondido para evitar se quer perder peso e manter os dentes saudáveis e bonitos:

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma evitar alimentos que prejudicam a saúde dos dentes? Já conhecia toda essa lista? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário