Alimentos Inflamatórios que Você Deveria Evitar

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Há muitos problemas de saúde que são conhecidos por serem causados por inflamação crônica. De acordo com especialistas médicos, algumas dessas condições incluem câncer, diabetes, artrite, obesidade, fibromialgia, doença de Alzheimer e doenças cardiovasculares.

A inflamação não é ruim desde que seu corpo se proteja contra a infecção. Mas se é algo que está acontecendo dentro de você, sem motivo e por um longo período de tempo, certamente pode causar estragos à saúde.

A melhor maneira de evitar a inflamação crônica é ingerir alimentos anti-inflamatórios, que consistem principalmente em frutas e vegetais. Fazê-los parte de sua dieta diária pode ajudar a prevenir e até mesmo reverter as condições causadas por inflamação crônica.

Mesmo assim, certamente vale a pena familiarizar-se com os alimentos que você deve evitar. Abaixo, você pode encontrar alguns dos principais alimentos inflamatórios dos quais você deve se afastar.

Produtos de farinha branca

Os carboidratos refinados nestes alimentos não só causam um aumento nos níveis de açúcar no sangue, como também promovem a inflamação. Embora seja verdade que os produtos feitos de farinha refinada pareçam mais atraentes em comparação com os feitos de farinha integral, eles não são tão atraentes quando a saúde nos preocupa.

É uma boa idéia manter o consumo de pão, macarrão e outros produtos de farinha de trigo integral. As variedades de arroz integral e selvagem também são certamente melhores que o arroz branco.

Carne feita em fogo alto

As carnes grelhadas e fritas são outros alimentos conhecidos por causar inflamação crônica. A exposição ao calor elevado causa uma reação química na carne e muitos dos compostos resultantes podem ser prejudiciais para a saúde. Você pode cozinhar lentamente sua carne favorita no calor indireto ou simplesmente abandonar a carne e optar por substitutos anti-inflamatórios.

Batatas fritas

As batatas são carregadas com vitaminas, minerais e fibras alimentares. No entanto, todos eles vão embora rapidamente quando são cozidas em temperaturas super altas, especialmente quando mergulhadas em óleo fervente.

Você estará fazendo um grande favor à sua saúde abandonando as batatas fritas. Cozinhar batatas a temperaturas mais baixas ajuda a manter a inflamação longe.

Pipoca de micro-ondas

Outro alimento que pode levar à inflamação crônica e causar uma série de problemas de saúde é a pipoca de micro-ondas. A adição de aromatizantes artificiais é o que torna este tipo de pipoca prejudicial para a saúde.

A melhor maneira de desfrutar de pipoca durante o lanche ou na hora de ver uma filme é aprender como fazer pipoca sem óleo caseira.

Coca-Cola

Há duas coisas nos refrigerantes de cola que fazem com que seja digno de fazer parte desta lista de alimentos inflamatórios. Um deles é o caminhão de açúcar que eles contêm. O açúcar refinado é um alimento inflamatório, e há até nove colheres de chá em uma lata de Coca-Cola.

A outra coisa que faz com que o refrigerante produza inflamação é o corante (4-metilimidazol) adicionado. Como regra geral, evite qualquer bebida com coloração artificial.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você consome com muita frequência algum destes alimentos inflamatórios? Acredita que consegue evitá-lo para não fazer mal à sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário