Anticoncepcional Cyclofemina Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

Quando a gente começa a tomar algum tipo de remédio de maneira constante é normal que surjam dúvidas e questionamentos relacionados a que tipos de efeitos colaterais tal medicamento possa trazer.

Será que ele me trará algum tipo de dor? Eu não terei uma reação alérgica ao tomá-lo? Posso tomar o meu remédio sem correr o risco de ter dor de barriga ou sofrer com diarreia? E para quem se preocupa não somente com a saúde uma pergunta que certamente vem à tona é: será que se eu tomar determinado medicamento posso engordar?

Para obter a resposta para esses tipos de questionamentos sempre vale a pena consultar um médico, ler a bula do remédio e fazer uma boa pesquisa sobre a substância que está sendo levada para casa.

E para dar uma forcinha nesse sentido para quem faz uso de remédios anticoncepcionais, vamos apresentar algumas informações extras sobre os efeitos colaterais de um desses medicamentos. Será que o anticoncepcional Cyclofemina engorda ou não?

O que é o anticoncepcional Cyclofemina? 

Cyclofemina trata-se de um medicamento utilizado por mulheres que desejam prevenir uma gravidez indesejada, obter a regularização de seu ciclo menstrual e diminuir os efeitos da Tensão Pré-Menstrual (TPM) como cólicas e enjoos.

Esse anticoncepcional é injetável, o que significa que a usuária aplica o remédio apenas uma vez por mês, entre o primeiro e o quinto dia depois do início do ciclo menstrual, na região do glúteo para obter os efeitos esperados.

Somente entre 27 e 33 dias depois de ter feito a aplicação é que ela deve injetar a substância novamente. Nas próximas vezes, será preciso seguir a mesma linha, aplicando o remédio em intervalos de 27 a 33 dias.

O método é prático e facilita bastante a vida das mulheres, especialmente daquelas que costumam se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional de vez em quando.

Porém, se mesmo com toda essa descomplicação a consumidora esquecer de aplicar o anticoncepcional no dia certo, a indicação é que se espere a próxima menstruação para dar reinício ao tratamento.

Anticoncepcional Cyclofemina engorda? 

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o remédio, é hora de respondermos a uma das perguntas que não quer calar: será que o anticoncepcional Cyclofemina engorda?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que apesar da alteração de peso ser um dos possíveis efeitos colaterais do produto, são raras as situações em que anticoncepcionais que utilizam o método injetável de aplicação, como é o caso do Cyclofemina, causam o aumento de peso.

Entretanto, isso não quer dizer que o ganho de peso não possa acontecer, tendo em vista que na internet é possível encontrar alguns relatos de mulheres que afirmam que o uso do anticoncepcional Cyclofemina engorda mesmo.

Mesmo assim, como não é esperado que ele engorde na maioria dos casos, além de também existirem depoimentos de internautas que afirmam não terem engordado depois de tomarem o medicamento, nós não temos evidências que sustentem a afirmação que o anticoncepcional Cyclofemina engorda.

Desse modo, como não são dadas maiores informações sobre o contexto em que essas mulheres vivem, seus hábitos e estilo alimentares, existe a possibilidade de que o aumento de peso tenha sido motivado por outros fatores que não a aplicação do medicamento.

Assim, a recomendação que fica para a usuária que não deseja ver os seus números na balança crescerem é que mantenha sempre um cuidado com a dieta, alimentando-se de maneira saudável e equilibrada.

Se você perceber que ganhou quilos a mais depois de começar a usar a substância, contate o seu médico para saber se o medicamento foi responsável pelo peso extra ou se isso aconteceu por conta de outros motivos. E se ele chegar à conclusão que o Cyclofemina foi o que fez com que você engordasse, você poderá pedir que ele troque a sua receita e indique outro remédio que não cause o mesmo problema ao seu organismo.

Anticoncepcional Cyclofemina emagrece? 

Como acabamos de ver no tópico anterior, um dos possíveis efeitos do anticoncepcional Cyclofemina é a alteração de peso. Sendo assim, não é impossível que ao usar o produto você experimente a perda de peso.

No entanto, se notar que ocorreu a redução do peso, especialmente se ela foi muito drástica, fique atenta para saber se sua alimentação não está fraca ou insuficiente do ponto de vista nutricional. Também não deixe de conversar com o médico para descobrir se é o Cyclofemina que está fazendo com que você perca peso.

E como nem sempre emagrecer é sinônimo de estar saudável, converse com ele para saber se não é necessário trocar por outro modelo de anticoncepcional.

Outros efeitos colaterais

Além da mudança de peso, outros efeitos colaterais podem surgir com o uso do medicamento. São eles: o sangramento intermenstrual (um sangramento vaginal que não possui relação com a menstruação), alteração no padrão de sangramento, náusea, dor de cabeça, vômito, menorreia (fluxo normal da menstruação) e acne.

Cyclofemina ainda pode causar a mastalgia (dor nos seios, também chamada pelo nome de mastodinia), alterações metabólicas e hepatopatia (doenças no fígado).

Contraindicações

O anticoncepcional não é indicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gestação, que tenham trombose venosa profunda em situações que também ocorrer a embolia pulmonar, em casos de doença vascular cerebral e coronariana, com hipertensão arterial moderada à severa, com mais de um fator de risco de doença arterial, que sofrem ou já tenham sofrido com hepatopatias ou que tenham tido icterícia – coloração amarelada na pele em decorrência do acúmulo de bilirrubina no organismo durante alguma gravidez anterior ou por conta do uso de esteroides.

Quem já teve ou tem porfiria (condição que causa deficiências enzimáticas), tumores hepáticos malignos ou benignos, câncer de mama, neoplasias (câncer) estrógeno-dependentes, hiperlipoproteinemia – doença em que os níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue, que apresentem citologia grau III ou mais no papanicolau, hiperlipoproteinemia a algum dos componentes da fórmula, epilepsia, enxaqueca, diabetes mellitus ou depressão severa também não deve fazer o uso do produto.

Preço e onde comprar 

A embalagem com uma ampola, contendo 0,5 ml de suspensão injetável de Cyclofemina, custa aproximadamente R$ 20,00. O medicamento pode ser encontrado em farmácias e drogarias, em suas lojas físicas ou no mundo virtual, e a sua venda é feita mediante apresentação de receita médica.

Você já fez uso do anticoncepcional Cyclofemina? Seu ginecologista o recomendou seu uso para evitar a gravidez indesejada? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (164 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Anticoncepcional Cyclofemina Engorda ou Emagrece?”

  1. Tenho endometriose posso tomar esse anticocipional p n sentir colica e preciso de aumento de peso porq emagreci.

  2. Os tres primeiros meses sente dor de cabeça e seios incham e engorda. Depois dos 3 meses apenas engorda não tem mais efeitos colaterais tipo não tem mais dores de cabeça e o fluxo menstrual diminui bastante e as cólicas deixam de ser intensas.

  3. Olá, tenho 38 anos, gostaria de saber se tem alguma conta indicação, pra tomar a cyclofemina.tem dois anos que não uso nada.