Anticoncepcional Demedrox Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 20/07/2020

O anticoncepcional Demedrox trata-se de um método contraceptivo injetável aplicado para prevenir a gravidez. É recomendado para aquelas mulheres que se esquecem de tomar a pílula diariamente, correndo o risco de engravidar.

Além de prevenir a gravidez, esse anticoncepcional também atua na redução dos sintomas da TPM como cólicas, dores de cabeça, enjoos e dor nas mamas.

Também há a vantagem de regularizar o ciclo menstrual, portanto, a mulher pode ter uma noção do dia que a menstruação virá mensalmente e também há a diminuição do sangramento durante a menstruação, reduzindo o fluxo.

No entanto, apesar de todos esses benefícios que ele pode trazer, há quem se pergunte se o anticoncepcional Demedrox engorda ou até mesmo emagrece. Será que alguma dessas preocupações em relação ao peso são realmente válidas?

Relatos de usuárias

Existem algumas mulheres que contam terem engordado um pouco após a aplicação da injeção. Aparentemente, após as primeiras semanas elas perceberam uma mudança no corpo.

Entretanto, outra mulher conta que a possibilidade de ganho de peso está relacionada a qualquer anticoncepcional, tanto o injetável quanto a pílula, pois ambos geram retenção de líquido. Ela recomenda ingerir bastante água para ajudar a eliminar toxinas do corpo e evitar esse inchaço tão comum.

Uma alimentação equilibrada e movimentação do corpo constante também sempre ajudam. Uma outra usuária conta que menstruou por 22 dias seguidos após a injeção e outra que perdeu a vontade de ter relação sexual. Outra mulher conta que com a pílula oral havia engordado 4kg em um mês e com a injetável isso não ocorreu, e seu peso se manteve estável.

O anticoncepcional Demedrox engorda?

Como foi possível perceber a partir dos relatos das usuárias, as reações são várias e variam. Muitas mulheres acreditam que por ser uma injeção com uma grande quantidade de hormônios de uma só vez, diferente da pílula que a dosagem é diária e administrada aos poucos, o anticoncepcional Demedrox engorda mais, mas isso não é verdade.

Na verdade, se o anticoncepcional Demedrox emagrece ou engorda está relacionado ao metabolismo de cada mulher e como seu corpo reage aos hormônios, portanto, indiferente do método utilizado, seja adesivo, oral ou injetável, a mulher pode perceber alterações no corpo (ganho ou perda) ou manter o peso estável.

Obviamente existem vários tipos de marcas e cada qual com uma fórmula diferente, por isso às vezes pode demorar até que uma mulher encontre o anticoncepcional que melhor se adapte às suas necessidades e organismo, por isso a importância da consulta ginecológica para uma avaliação caso a caso.

Como tomar?

Cada embalagem adquirida na farmácia vem com uma ampola de 1ml e uma seringa com agulha para aplicação. A ampola deve ser agitada antes de uso e pode ser aplicada pela própria paciente do primeiro ao quinto dia de sangramento da menstruação.

Caso a paciente sinta-se insegura pode-se agendar uma consulta com a ginecologista para aplicação intramuscular. A próxima dose da injeção deve ser aplicada apenas após três meses.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais desse anticoncepcional basicamente se assemelha aos outros anticoncepcionais injetáveis, são eles: náuseas, vômitos, enxaqueca, cólicas, inchaço, alterações de humor, aumento das mamas, secreção das mamas, sensibilidade das mamas, sangramento de escape, amenorreia, infertilidade temporária após interrupção da aplicação, alterações no peso seja perda ou ganho, depressão, redução da tolerância a carboidratos, candidíase, sensibilidade às lentes de contato, varizes, trombose, alterações no apetito (aumento ou perda), cistite, disfunção renal, surgimento de acne e alterações na libido (aumento ou perda).

Contraindicações

Mulheres com suspeita de gravidez ou grávidas, bem como aquelas que estão amamentando, devem evitar usar o Demedrox.

Outras contraindicações são para aquelas com sensibilidade ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer componente da fórmula; pacientes com sangramento vaginal inexplicável; suspeita de neoplasia mamária ou neoplasia mamária comprovada; disfunção hepática grave; tromboflebite ativa ou histórico de distúrbios tromboembólicos ou cerebrovasculares e histórico de aborto retido.

Na dúvida sobre alguns desses problemas, consulte seu ginecologista.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

28 comentários em “Anticoncepcional Demedrox Engorda ou Emagrece?”

  1. Engordei 7 quilos em menos de 3 meses depois que comecei a tomar Demedrox,minha menstruação tem mês que vem e mês que não vem, porém quando vem passo quase 3 semanas menstruada, e sinto muita cólica.

  2. Comecei com o demedrox em dezembro de 2015 a cada 3 meses voltava na farmácia na data certinha pra toma, engordei um pouco mais na verdade não é gordura é inchaço mesmo e dependendo o organismo até retém um pouco de líquido. Como fiz o uso do medicamento por um longo período percebi q não tava me fazendo bem..conversei cm minha ginecologista e ela me recomendo para por um tempo pro meu organismo volta funciona direito, o q tava acabando comigo eram os efeitos colaterais.
    Primeiro q a minha vontade de faze sexo acabo, não sinto desejo, nem tocando acariciando não consigo senti mais nada, é zero.
    Segundo dores nas pernas tornozelos inchados pés doloridos, dores nas costas e de cabeça.
    Terceiro emocional uma beleza..tinha dias q do nada me vinha uma irritação ou então chorava atoa sem motivos nenhum, claro q tinha os dias bons mais naquele dia só precisava chora e come.
    Fiquei com medo de ter trombose pq me apareceram algumas varizes q latejam e doem pra burro. Isso não é normal pra uma pessoa de 27 anos aí sempre tinha os comentários..“nossa mais você é tão nova e já tá com dor de velha”.. “se não tá conseguindo senti prazer é pq já não gosta mais do seu marido e pelo jeito quer arruma outro” e por aí vai…. Então em setembro de 2018 foi minha última dose. Depois de 4 anos tomando essa injeção menstruei pela primeira vez em Agosto desse ano foi assim por uns 20 dias paro e até hoje não desceu mais.
    Essa foi minha experiência com DEMEDROX…

  3. Também sentir q minha barriga cresceu estou c aspecto de grávida, já fiz vários exames nao deu nada e minha menstruação não vem desde que minha bebê nasceu ela já tem dois anos

    • A minha mestruacao tambem nao veio mas faz um ano e quatro meses q tive meu filho…nos primeiros dois meses veio normal depois parou e nao veio mas

    • Eu tomei a injeção pela primeira vez dia 9 de outubro, minha go disse que enquanto eu tomasse minha menstruação nao viria porem dia 10 desse mes minha menstruação veio normal, ela disse que é normal. Devo me preocupar? Alguém já passou por isso ?

  4. Tomo demedrox ..
    Engordei uns 8 kg em 10 meses gostei.
    Mas tbm to tendo alguns colaterais,vou preucurar uma ginecologista.

  5. Fui ao médico essa semana e tomei essa injeção é a primeira vez que estou tomando será que engorda eu sou muito magra e queria engordar um pouco minha cunhada toma faz 1 ano e engordou 13 quilos e tbm era muito magra ela tem medo de parar com a injeção e emagrecer de novo

    • Você ei gordou à barriga pois eu tomo não mestrou porque tenho uma bebê de 11meses mais ei gordei muito à barriga e asperna pensei quê estáva gravida fiz 4 teste até o digital grasas à Deus não estou pois quase mori da minha bebê no parto

      • Então tomei essa demedrox minha menstruação não veio fiz teste negativo , sentir enjôo, dor nas pernas , dores de cabeça até no estômago sentir dor …
        Tive relação com 10 dias será que é normal ou eu posso tá grávida ?

  6. Tomo contracep desde abril e minha menstruaçao esta sempre desregulada , nunca completa as 12 ou 13 semanas ,normalmente 8 ou 9 , mas tomo por indicaçao medica pois possuo miomas , So retornarei em setembro a ginecologista .Na minha opiniao ela aumentou meu desejo de se alimentar e muito , confesso que engorda sim .

  7. Depois q minha esposa começou a usar esta medicação , não m procura mais , e fala q não tem vontade d fazer sexo , resumindo não sei como lidar com isso

  8. Primeira vez que tomo essa injeção será que ela engorda tou muito magra quero engordar ja fiz de tudo e não engodo minha cunhada engordou tomando injeção de 3 meses mas no era essa será que essa engorda alguém sabe mim dizer. Quero engordar tenho 19 anos e peso 52 quilos tou magra de mas tenho vergonha dó meu corpo. Não uso qualquer roupa por isso alguém pra mim ajudar

  9. Gente eu faço o uso da dremedox trimestral mas estou com 16 dias menstruando alguém que tenha passado por isso

    • Vai na ginecologista, geralmente isso acontece quando o anti n ta fazendo efeito. foi assim que engravidei tomando anticoncepcional

    • Eu tomei minha primeira dose de demedrox em 14/10/2019 e no dia 22/10/2019 após ter tomado minha menstruação desceu passei 15 dias menstruada, ai foi embora dia 06/11 aí dia 25/11 desceu novamente já fazem 10 dias que estou menstruada! Desregulou até. Data que descia que era sempre dia 23 aí agora em novembro veio diferente a data, e tá passando mais tempo que antes eu só passava 5 dias no máximo menstruada

  10. Queria saber se o demedrox engorda mesmo sou muito magrinha e a primeira vez que estou tomando essa injeção??

  11. Estou acima do peso, por isso estou em busca de um anticoncepcional que não me engorde mais. Soube que tem um que não engorda mais não lembro o nome, por isso estou fazendo pesquisas.