Anticoncepcional Diclin Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

No Brasil milhares de mulheres aderem ao método oral contraceptivo. A pílula anticoncepcional se disseminou entre as mulheres e sabe-se que atualmente mais de 90 milhões de mulheres utilizam esse método para evitar uma gravidez indesejada. Muitas garotas podem começar a usar o anticoncepcional também por outros motivos, uma vez que a sua utilização contínua ajuda a reduzir os sintomas da cólica, tratar acne, pele, regular a menstruação e alguns até ajudam a tratar problemas de cistos no ovário.

O Diclin é um anticoncepcional oral monofásico que leva os hormônios etinilestradiol e acetato de cipoterona. Além de prevenir a gravidez, ainda é recomendado para tratamento de acne, queda de cabelo, pele oleosa, pelos excessivos e outros distúrbios hormonais que costumam ocorrer em muitas mulheres. Porém, os benefícios para pele e cabelo, além da contracepção, são eficazes e válidos, mas será que o anticoncepcional Diclin engorda ou emagrece? Para saber, acompanhe até o final e informe-se sobre a fórmula.

Benefícios do anticoncepcional Diclin

Além da prevenção da gravidez, o anticoncepcional ajuda a regularizar a menstruação, diminuir os sintomas da TPM como dor de cabeça, cólicas e inchaço, ajuda a tratar distúrbios hormonais, auxilia na redução da oleosidade melhorando a aparência da pele, reduzindo a acne e evitando queda de cabelo, fortalecendo os fios e dando mais brilho. Também ajuda a tratar casos de mulheres com excesso de pelos, inclusive no rosto, diminuindo ou retardando o crescimento. Também ajuda no tratamento de doenças causadas pela produção excessiva de andrógenos.

Cada comprimido de Diclin possui 0,035 mg de etinilestradiol e 2mg de acetato de ciproterona. Cada embalagem custa cerca de R$10,00 a R$15,00 e pode ser encontrada com facilidade em farmácias e drogarias de todo o país.

Anticoncepcional Diclin engorda?

A bula do anticoncepcional traz alguns alertas, assim como a maioria das marcas de anticoncepcionais. O fato de que o anticoncepcional pode gerar alterações no peso é evidenciado nos efeitos colaterais, mas o que pode ocorrer é um aumento ou perda de peso. O anticoncepcional Diclin engorda apenas algumas mulheres que podem ter predisposição a inchaço e retenção de líquido. O que pode ocorrer também é que algumas mulheres podem ficar mais ansiosas no período menstrual e começar a comer mais ou consumir mais alimentos calóricos do que de costume.

Porém, algumas mulheres que utilizam o Diclin relataram não sofrer alteração de peso nenhuma. Já outras afirmam que o uso do anticoncepcional Diclin emagrece. Porém, os comentários são pessoais e divergem bastante, pois os efeitos colaterais de ganho de peso ou perda podem variar de mulher para mulher de acordo com o seu metabolismo. O ideal é ficar atenta a essas reações e manter uma dieta saudável e atividades físicas mesmo no período menstrual, e se mesmo assim você perceber um ganho ou perda de peso excessiva, vale consultar um médico ginecologista para análise do problema.

Lembre-se que o fator pode nem sempre estar relacionado ao anticoncepcional, mas a seus hábitos alimentares, sedentarismo ou com algum outro problema médico ligado à tireoide, etc. Por isso, todo cuidado é importante. Faça um chek up e esteja sempre em dia com a sua saúde. Não comece a usar um anticoncepcional por indicação de amiga ou por leituras na internet, o ideal é sempre buscar por uma sugestão de um profissional de acordo com seus objetivos e biotipo.

Relatos de usuárias

Dentre as garotas que utilizam o Diclin, algumas relataram alguns efeitos colaterais e outras elogiaram a fórmula. Uma delas conta que o utiliza há cinco anos com o objetivo principal de combater a acne e que tem surtido efeito. Ela também conta que tem microcistos e que esse anticoncepcional pode ser usado no tratamento.

Outra usuária conta que utiliza há apenas 4 meses, mas está bem satisfeita, que a menstruação vem regulada todos os meses. Outra mulher afirma que também começou a usar para o tratamento da acne e que a pele melhorou muito desde que começou a ingerir a pílula.

Outra mulher que utiliza há 4 anos conta que além de melhorar a pele, o Diclin ainda melhorou o cabelo e reduziu a quantidade de pelos no corpo, principalmente no rosto. Ele ajuda a retirar o excesso de oleosidade da pele e couro cabeludo. Nenhuma das usuárias se queixou de que o anticoncepcional Diclin engorda ou emagrece. 

Efeitos colaterais

Os casos mais comuns de efeitos colaterais de anticoncepcionais estão presentes na bula desse medicamento que incluem: cefaleias, distúrbios gástricos, náuseas, tensão mamária (inchaço nos seios), variações de peso (ganho ou perda), alterações do humor e da libido (podendo aumentar o prazer ou diminuir), sangramento irregular, sangramento de escape e sensibilidade às lentes de contato em casos mais raros.

Durante o prazo de adaptação ao anticoncepcional, que leva geralmente de 1 a 3 meses, podem ocorrer algum ou alguns desses efeitos colaterais, inclusive o sangramento de escape, que é aquele fora do período menstrual, mas que não torna a mulher desprevenida. Porém, após esse período, os efeitos colaterais devem desaparecer. Caso não desapareçam, converse com seu ginecologista para uma possível troca de marca/fórmula.

Como tomar?

Cada cartela do anticoncepcional vem com 21 comprimidos que devem ser ingeridos um por dia, no mesmo horário até o final da cartela. Ao terminar, deverá dar uma pausa de sete dias, que será o período em que a menstruação ocorrerá. Depois disso, no oitavo dia você deve iniciar uma nova cartela normalmente.

Lembre-se que ao iniciar o tratamento, no caso de alguém que esteja iniciando o uso agora ou trocando de marca, deve-se iniciar o uso no primeiro dia da menstruação. Qualquer problema durante esse período, como atraso ou sangramentos irregulares, consulte um ginecologista.

Contraindicações

O anticoncepcional não é indicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, nem em fase de período de lactação (amamentação). Além disso, mulheres que já tiveram histórico ou possuem alterações graves de funções hepáticas, antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave, síndromes de Dubin-Johnson e de Rotor, tumores hepáticos, processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos, anemia falciforme, carcinoma de mama ou de endométrio tratados ou atuais, diabetes grave, alterações do metabolismo lipídico, antecedentes de herpes gravídico, otosclerose agravada durante gestações precedentes e hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula devem evitar o uso.

Você conhece alguém que tome e afirme que o anticoncepcional Diclin engorda? Tem medo de começar a tomá-lo e ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (204 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

58 comentários em “Anticoncepcional Diclin Engorda ou Emagrece?”

  1. Olá uso o Diclin a 1 ano e li na bula que não é pra previnir a gravidez estou desesperada pois só uso ele como método contraceptivo. Oque eu faço?????

    • Eu uso Dublin, já vai fazer 1 ano ainda pra controle de acne, como.contraceptivo é fraco, mas meu rosto melhorou bastante, tinha acnes pretas nas caixas do peito e pescoço E ele eliminou isso, agora quando suspende volta um pouquinho, mas é ótimo pra tratamento de acnes e melhor do que o Diane 35 que serve pra acne, Porem tive reações e pra evitar gravidez tb

  2. Comprei a cartela e quero usar pro inchaço e acne… Perdi mais de 15 kg e to morrendo de medo de engordar. Alguém engordou tomando?

  3. Soube um caso da minha ginecologista que a paciente que sempre foi muito calma com a mudança de humor deu uma facada no marido, eles chegaram a se divorciar pelo remédio mas ele ainda a amava por isso falou com a médica e trocaram o remédio, a paciente voltou a ser calma e voltou a se relacionar com seu marido novamente, parou as brigas, voltou a ter vontade de transar que tinha perdido, ela se estressava muito, enjoada o tempo todo, sem ânimo para fazer as coisas, então muito cuidado com este medicamento

  4. Tomo há 10 anos com 6 anos de uso parei para engravidar e logo após o parto voltei para o diclin. Agora quero por DIU pra dar uma pausa pois tomo há anos

  5. Já havia tomado diclin pra acne, resolveu tudo, porem resolvi parar de tomar pois não havia mais necessidade de ta tomando, parei 3 meses. Depois disso decidi começar minha vida sexual menstruei e voltei a tomar no 5 dia da pílula transei sem camisinha ainda menstruada, pouco mas ainda estava. Corro risco de ter engravidado?

  6. Estou tomando diclin a 10 dias, e hoje acordei cm um grande mal estar, com enjoo, náuseas, ânsia de vomito e com a barriga muito inchada. Vi que algumas tiveram estes sintomas também, eles passam ou foi preciso parar de tomar ?

  7. A genecologista passou o diclin p mim tomar,numca tomei medicamento nemhum
    Estou com medo de tomar por causa dos efeitos colaterais.oque devo fazer?

  8. Estou tomando pela primeira vez Diclin, estou na segunda pílula hoje mais ja sinto mudanças. Enjoos,perca de apetite e tonturas

    • Estou tomando diclin faz 1 mês ,no meio da 2 cartela ,eu não fiz a pausa de 7 dias durante a menstruação ,tem problema?e eu me sinto muito enjoada o tempo todo

  9. Tomei o Diclin antes de ontem no primeiro dia de mestruacão daí ontem amanheci vomitando aí ontem não tomei o comprimido oq faço? Paro ou posso continuar tomando msm não tomando corretamente ??? Me ajudem pfvr!!!

  10. Gostaria de saber se alguém teve problema de trombose tomando ele? Ou se com o tempo de uso continuo teve varizes

    • Eu tomei por três anos, porém sou fumante.
      Sentia muitas dores nas pernas e dores de cabeça, saíram várias varicoses nas pernas e no entorno dos pés.
      Me consultei com o ginecologista e o mesmo me indicou a micropilula de uso contínuo, e alertou sobre os perigos de tomar qualquer anticoncepcional e fumar.

  11. Iniciei a cartela já faz um mes, estou a caminho da segunda e ocorreram muitas mudanças nesse pouco tempo. Ganhei muito peso, meus seios ficaram mais inchados, meu humor ficou mais balançado e tive muito aumento da libido. Será que devo mudar de remédio?

  12. Estou a tomar a 4 dias e sinto muito sono, já acordo com sono. Me sinto mais lenta, sem ânimo. Meu estômago está revirado por conta deste medicamento. Tudo me enjoa, inclusive comida gordurosa. Tomo boldo pra melhorar do meu estar. Ajuda bastante. Outrossim, acho que aumentei de peso, meus seios incharam e estão doloridos. Também estou um pouco irritada.

    • Iniciei a cartela à 3 dias e só estou tendo enjoo, não senti mais as cólicas que sentia graças à Deus!.. Estou sentindo muita fome é normal??

    • Luciana, tomo há uns 7 anos.. Hoje peguei a bula e li que não deve ser usado exclusivamente para contracepção (que o uso máximo deve ser de 4 meses e apenas para trtamento de SOP ou acnes), estou desesperada, pq o utilizo apenas para não engravidar e só agora a bula veio com essa informação 🙁

      • Também tomo a 7 anos pedi pra trocar e a ginecologista disse que podia continuar tomando sem problemas Rafaela

        • O ginecologista me passou para o tratamento do cisto
          Tomo a pílula a 4 dias de sinto um pouco de enjôo é normal

  13. Ooi, meu nome é agnes, tenho 17 anos e queria saber uma coisa! Eu tomo o Diclin a 4 dias, e ultimamente estou ficando muito cansada, fico muito sonolenta, e até perda de apetite, não sinto fome para comer, tenho que ir e comer, se não perco peso rápido demais… já procurei nos sites, mais não fala nada sobre a sonolência! Queria muito tirar essa dúvida, ou tenho que passar na ginecologista?

    • provavelmente eh seu corpo se adaptando, o primeiro mes eh horrivel, vc vai se sentir outra pessoa, nos 2 seguintes meses melhora mas ainda eh meio ruim!!! mas depois desses 3 meses seu corpo se adapta e fica tudo ok!! soh se nao melhorar oq eh raro, vc tem q trocar a pilula!!!

      • Olá eu uso o diclin a 4 anos e reparei que na bula ele diz que não é para uso especifico de contracepção, alguém sabe me informar algo se devo ir no ginicologista para trocar?

    • É comum,é o seu corpo se adaptando.No meu primeiro mês eu tive muitas náuseas,dor de cabeça e no corpo,não podia comer nada que passava mal

      • Oi, tenho 18 anos e nunca tomei anticoncepcional, sofro com muitas espinhas e dor de cabeça, seria eficiente começar um tratamento com o Diclin?

        • Estou tomando ele á um mes por causa do meu problema com espinhas também. Ele é bem eficaz, mas os efeitos colaterais são horríveis e por isso parei de tomar. Consulte um ginicologista antes de começar o tratamento.

    • Estou tomando faz um ano,minha médica me indicou ele por causa das acnes,sofria muito,hoje graças a Deus acabou,amei o Diclin,e não obtive aumento de peso com ele.