Anticoncepcional Gracial Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Quando ingeridos corretamente com pílulas orais diariamente ou injeções mensais ou trimestrais, os anticoncepcionais orais previnem a gravidez. Porém, como qualquer outro medicamento, é preciso seguir a posologia corretamente. Uma das maiores preocupações das mulheres que começam a usar anticoncepcional ou que trocam de marca é se o anticoncepcional pode influenciar no ganho ou perda de peso. Essa é uma das perguntas mais recorrentes nos consultórios ginecológicos, e muitas mulheres podem optar por usar um anticoncepcional por este motivo.

Constantemente utilizado pelas mulheres e indicado por ginecologistas, será que o anticoncepcional Gracial engorda? Ou pode ser que ele emagreça? Confira a análise abaixo:

Detalhes do anticoncepcional Gracial

Trata-se de um medicamento oral bifásico que contém, como substâncias ativas, o estrogênio etinilestradiol e o progestogênio desogestrel. Os estudos clínicos revelaram que os anticoncepcionais orais contendo etinilestradiol e desogestrel não provocam efeitos metabólicos indesejáveis atribuídos à atividade androgênica de alguns progestogênios utilizados em anticoncepcionais orais.

Quando administrado de acordo a posologia recomendada, o Gracial suprime a função gonadal hipofisária e, consequentemente, impede a ovulação. Além disso, o anticoncepcional induz um sangramento uterino regular com quantidade e duração semelhante a da menstruação normal. Esse sangramento é indolor e normalmente se inicia 2 ou 3 dias após a ingestão do último comprimido da cartela. Alguns ensaios clínicos realizados com Gracial revelaram bom controle do ciclo, baixa incidência de efeitos colaterais e, como resultado, reduzido índice de descontinuidade, bem como prevenção da gravidez.

Relatos de usuárias

Muitas usuárias afirmam que o anticoncepcional Gracial emagrece, principalmente aquelas mulheres que sofrem de síndrome de ovário policístico e outros problemas uterinos que impedem que a mulher menstrue normalmente. Por isso, ao ingerir o medicamento pode ser que a mulher consiga menstruar normalmente em seus ciclos desinchando progressivamente, talvez por isso se explique a aparente perda de peso. Essas mesmas mulheres que dizem ter interrompido o uso relatam que obtiveram o peso perdido rapidamente em alguns meses e reforçam a ideia de que uso do anticoncencional Gracial emagrece mesmo. Porém, algumas outras usuárias com tendência para ganhar peso disseram ter engordado com o uso do anticoncepcional. E então, quem está certa?

O anticoncepcional Gracial engorda?

O Gracial pode engordar como também pode não engordar, pois nada indica na bula que o medicamento ajuda a emagrecer ou engordar. Porém, as alterações de peso, seja para mais ou para menos, podem acontecer. Isso acontece porque as pílulas anticoncepcionais são carregadas de hormônios e eles reagem de maneira diferente em cada organismo.

Por exemplo, mulheres que têm predisposição genética para engordar podem ganhar ainda mais peso com o consumo do medicamento, já aquelas mais magras podem perder ainda mais peso ou manter o peso normal. Isso varia em cada organismo e depende muito não só da condição genética e metabolismo baixo ou acelerado, mas também dos hábitos alimentares e das práticas de atividades físicas. Na verdade, o anticoncepcional geralmente não provoca nenhuma reação no prazo de adaptação, que costuma ser os três primeiros meses quando o organismo ainda está se adaptando ao medicamento.

Escolhendo o anticoncepcional certo

Mesmo sabendo que o anticoncepcional não tem calorias para engordar e nenhum componente que ajuda a emagrecer, muitas pessoas insistem nessas crenças, pois percebem uma modificação visível do corpo. O que ocorre é que algumas mulheres perdem o inchaço durante a menstruação, que é um dos sintomas mais incômodos, e isso pode dar uma aparência mais magra. Da mesma forma, alguns anticoncepcionais podem aumentar a ansiedade da mulher, fazendo com que consuma comidas mais calóricas e aí sim ganhe peso.

Por isso, o ideal é marcar uma consulta em um ginecologista de confiança que possa fazer exames ou indicar um anticoncepcional específico para você, pois cada medicamento vem com componentes e hormônios diferentes, sendo que alguns podem ter efeitos mais ou menos satisfatórios para você. A maior preocupação ao escolher um anticoncepcional deve ser com a prevenção da gravidez e não com a perda ou ganho e peso, mas se as alterações do corpo forem muito nítidas e interfiram na sua rotina, vida e autoestima, procure seu ginecologista para uma possível troca de anticoncepcional.

Benefícios do Anticoncepcional Gracial

O uso principal do anticoncepcional, como todos sabem, é prevenir a gravidez indesejada, porém, muitas outras garotas podem utilizá-lo por outros motivos exclusivos ou somando-se à prevenção, como por exemplo, o tratamento da acne, redução dos sintomas da TPM (dores, cólicas, inchaço, sensibilidade) e para regular o ciclo menstrual sem atrasos ou antecipações de sangramento.

Efeitos colaterais do Anticoncepcional Gracial

Com a ingestão do Gracial, bem como qualquer outro medicamento, é normal ocorrerem algumas alterações no corpo e reações adversas. Algumas mulheres podem vir a ter enjoos constantes ou matinais, sangramento durante o ciclo ou ausência de sangramento na pausa, aumento da pressão arterial, alterações de humor, enxaqueca leve ou forte, manchas escuras no rosto com o uso prolongado no caso de mais de dois anos sem interrupções, dificuldades ao usar lentes de contato por causa da sensibilidade dos olhos e retenção de líquidos, que é exatamente o que leva muitas a crer que o anticoncepcional Gracial engorda.

Como tomar o Gracial?

O primeiro comprimido da primeira cartela deverá ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual. Isso também é aplicável quando houver troca de marca de anticoncepcional oral. Deve ser ingerido um comprimido por dia, de preferência no mesmo horário, sem interrupção, durante 22 dias até o fim da cartela, seguindo-se uma pausa de 6 dias.

Cada cartela seguinte será iniciada após o término dessa pausa de 6 dias. A administração após o parto deverá ser iniciada no 1º dia da primeira menstruação espontânea. Caso seja necessário iniciar antes, por exemplo, imediatamente após o parto, serão necessárias medidas anticoncepcionais adicionais durante os primeiros 14 dias de uso dos comprimidos. A administração após aborto deverá ser iniciada imediatamente. Nesse caso, não serão necessárias medidas anticoncepcionais adicionais.

Contraindicações do anticoncepcional Gracial

Existem algumas restrições de uso do anticoncepcional, ou seja, mulheres grávidas, pessoas com problemas cardiovasculares, que tenham passado por processos trombóticos/tromboembólicos arteriais ou venosos, que já tiveram ou têm distúrbios hepáticos, com antecedentes de icterícia na gravidez ou durante o uso de esteroides ou ainda com histórico de prurido intenso ou herpes gestacional durante a gravidez devem evitar o anticoncepcional.

Gracial no tratamento da acne

O tratamento hormonal com contraceptivos orais é uma importante opção para mulheres com acne e seborreia. A acne e produção excessiva de oleosidade são indicadores de desequilíbrio hormonal. Por isso, o anticoncepcional é muito indicado por dermatologistas para o tratamento da acne e até mesmo caspa.

Dentre os produtos existentes no mercado, o anticoncepcional Gracial, do laboratório Organon, tem se revelado bastante eficaz nos casos de oleosidade excessiva e acne inflamatória e é o único contraceptivo também aprovado para o tratamento da acne. A pílula atua na redução da oleosidade da pele e trata casos de acne de leve a moderado.

A ingestão de uma única pílula diária pode substituir o uso de cremes ou lavagem excessiva, na tentativa de manter a pele limpa. O Gracial apresenta também uma menor dosagem hormonal do que outros produtos que se propõem a tratar a acne e evitar a gravidez, o que implica em menos efeitos colaterais, como náuseas e de dor de cabeça.

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o anticoncepcional Gracial engorda? Já foi recomendado o uso deste anticoncepcional pelo seu médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (108 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

14 comentários em “Anticoncepcional Gracial Engorda ou Emagrece?”

  1. Oi Fernanda tudo bom sou a Rosana minha média mandou eu tomar o anticoncepcional grassial para ajudar na minha pele gostaria de saber quanto tempo demoro para a sua pele ficar boa eu já tomei 10 comprimido mais a minha pele tá cada vez mais acne

    • Olá Rosana, acredito que tenha que tomar pelo menos uma cartela inteira para notar alguma melhora. Como já tem muito tempo não me lembro em quanto tempo vi resultado.

  2. Tomo o Gracial há muito tempo, é excelente! Tenho tendência a acne moderada e ele deixa minha pele limpinha. Foi por esse motivo que minha ginecologista me receitou ele na época. Porém agora parei para tentar uma segunda gravidez e as acnes voltaram. Estou muito chateada, mas tratando e me segurando para não voltar a tomar ele agora. Nunca senti diferença no meu peso e os sintomas que tenho são normais no período da menstruação.

  3. Tomo a 15 anos, é excelente, porém diminuiu a libido sim, minha médica pediu para parar 1 mês e fazer o teste para ter certeza que é o anticoncepcional.

  4. Olá tomo diclin mas acho que a dosagem hormonal está sendo alta e ocasionando as espinhas. Estou querendo pedir para o médico opinião a respeito do Gracial. E toma-lo será que vai resolver mesmo?

  5. Oi Eu tomei o gracial por 3 anos para mim sempre foi bom Me adaptei a ele mais meu medico me recomendou parar com ele e me recomendou o diu o único problema é que minha menstruação está demorando a vir i parece que estou meio inchada isso é normal?parei faz quase 1 mês com ele

  6. Comecei a usar gradual e sinto muitas dores no seio e percebi os seios inchados. E enjoo. Será que tenho que esperar os 3 meses pro organismo readaptar ou devo parar?

  7. Comecei a tomar Gracial à 1 semana. Estou com os seios muito doloridos, cefaléia (dores fortes e queimação na cabeça), sangramento.

  8. Já tomei Diane 35 indicado por um dermatologista e ele foi ótimo para controlar a oleosidade da pele e dos cabelos e tbm a acne. A acne diminuiu visivelmente após eu iniciar a primeira cartela. Ou seja, o Gracial não é o único anticoncecional indicado para tratamento da acne. Porém, meu ginecologista achou melhor eu trocar pelo Gradual dizendo que este tem menor dosagem hormonal. Vamos ver.

  9. Olá. Sou usuária do anticoncepcional Gracial há exatos três anos, tomo todos os dias,no mesmo horário e respeito as pausas. Nunca tive nenhum problema para me adaptar a ele, e até hoje não tive reações indesejavéis, sinto apenas uma cólicazinha bem leve quando estou para entrar na pausa. O meu sangramento por privação ocorre no 5º dia da pausa, sem falta, nunca deixou de vir. Porém, nas últimas cartelas,esporádicamente (não é em todos os ciclos/cartela que ocorre) percebo um sangramento de escape. Isso pode significar que o anticoncepcional não está fazendo efeito?

  10. Quando comecei a tomar o Gracial, tive um pouco de enjôos, mas depois da primeira cartela, o meu organismo se adaptou. A pele realmente melhora e o peso é mais fácil de controlar (para aquelas que se cuidam). Sendo que parei de tomar por um ano, e quando voltei a toma-lo novamente, os efeitos colaterais estavam mais fortes, mais enjôos, mais dores de cabeça…enfim…não consegui dar continuidade.