Anticoncepcional Minian Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

Este contraceptivo em forma de pílula é um dos mais consumidos pelas mulheres, mesmo as que o adquirem sem acompanhamento médico. É utilizado principalmente para prevenção da gravidez, apesar de, hoje em dia, ter também outras funcionalidades. Muitas mulheres podem começar a usar anticoncepcional para tratar acne, diminuir sintomas da TPM incômodos como cólica, inchaço, dores de cabeça e outras sensações, além de regularizar a menstruação e diminuir o fluxo menstrual.

Sabe-se que um anticoncepcional tem múltiplas funcionalidades para as mulheres, mas você deve escolher a pílula certa para você, caso contrário, pode ser que gere efeitos colaterais inconvenientes. Um dos mais preocupantes para muitas costuma ser o aumento ou perda rápido de peso. Vamos conferir se este é o caso do Minian? Será que o uso do anticoncepcional Minian engorda ou emagrece?

Benefícios do Minian

O anticoncepcional Miniam tem alguns efeitos interessantes como reduzir o risco de tumores fibrocísticos das mamas, cistos ovarianos, doença inflamatória pélvica, gestação ectópica e câncer de endométrio e de ovário. Além disso, obviamente previne a gravidez, controlando a natalidade, regulariza o ciclo menstrual, atenua sintomas da TPM, diminui o sangramento intenso e reduz a ocorrência de deficiência de ferro.

Efeitos colaterais

Entretanto, assim como qualquer outro anticoncepcional ou medicamento, existem certos efeitos colaterais que podem surgir com mais ou menos frequência. No caso do Miniam, há a possibilidade de que ocorra: náuseas, vômitos, sangramento intermenstrual, dismenorréia, tensão mamária, cefaléia, enxaqueca, nervosismo, depressão, alterações da libido, edemas e moléstias varicosas, cloasma, gastrite, alopecia, secreção vaginal, aumento do apetite, erupção cutânea, amenorréia, galactorréia, mastopatia, insônia, cansaço, intolerância a lentes de contato, alterações da secreção cervical, coréia, hirsutismo e porfiria. Caso os efeitos colaterais apareçam e sejam persistentes, finalize a cartela, suspenda o uso e procure um médico.

Contraindicações

O anticoncepcional Miniam é contraindicado nos seguintes casos: presença ou antecedentes de trombose venosa, presença ou antecedentes de trombose arterial ou condições prodrômicas, predisposição conhecida para tromboses venosas ou arteriais, histórico de prurido intenso e herpes gestacional, diabetes intenso com alterações vasculares, otosclerose agravada durante a gravidez, anemia falciforme, hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pancreatite ou antecedentes de pancreatite, se associada com hipertrigliceridemia grave, presença ou antecedentes de distúrbios hepáticos graves.

Como tomar

Assim como a maioria das pílulas anticoncepcionais, o Miniam vem com 21 drágeas que devem ser consumidas por 21 dias consecutivos, iniciando a cartela no primeiro dia da menstruação. Ao finalizar a cartela, faça uma pausa de 7 dias, momento em que ocorrerá a menstruação. No oitavo dia, inicie uma nova cartela.

Dica: tome a pílula sempre no mesmo horário todos os dias para aumentar sua eficácia. Em caso de esquecimento, tome assim que lembrar se o período não ultrapassar 12 horas do horário de costume. Caso ultrapasse, tome duas no dia seguinte no mesmo horário. Se isso acontecer mais de uma vez na mesma semana ou com frequência, interrompa o uso e inicie uma nova cartela no mês seguinte. Nesse caso, é sempre importante usar camisinha, pois não estará protegida de gravidez indesejada.

O anticoncepcional Minian engorda?

Muitas mulheres reclamam de ganhar peso por conta de anticoncepcionais. Algumas comentam ganhar 10 kg ao longo dos anos ou engordar 1 ou 2 kg em pouco tempo ao começar a tomar pílula. Entretanto, outras mulheres dizem que perdem peso rápido. Isso não é regra e varia de acordo com o esterótipo, metabolismo e genética de cada uma.

Entretanto, existem evidências de que os anticoncepcionais, principalmente aqueles com maiores quantidades de hormônios, possam causar alterações no corpo, levando à retenção de líquido. Outro fator que pode levar ao aumento de peso é o aumento do apetite ao ingerir anticoncepcional.

Não foram encontrados relatos que afirmem que o anticoncepcional Minian engorda. Além disso, quando o anticoncepcional pode trazer ganho ou perda de peso brusca, geralmente a informação se encontra em efeitos colaterais. Por isso, sempre dê uma lida antes e marque uma consulta com o ginecologista, que poderá averiguar com mais clareza se o anticoncepcional Minian emagrece ou engorda para você.

De qualquer maneira, o profissional dificilmente conseguirá orientar uma marca adequada pensando nisso, pois a reação do corpo ao remédio varia e não é premeditada. No entanto, é sempre válido fazer esta consulta ao ginecologista, principalmente em caso de alguma reação ou inconveniente e quem sabe trocar a marca do anticoncepcional.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Minian engorda ou emagrece? Tem receio de usá-lo por este possível efeito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (150 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Anticoncepcional Minian Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomo o Minian a 3 anos e engordei 10kg, notei que tive um aumento grotesco na minha fome, sinto vontade de comer o tempo todo, e antes mal sentia fome, dor de cabeça, e meus sintomas de TPM ficaram ainda piores (mau humor, irritabilidade extrema).

    • Eu também engordei, um total de 13kg desde que comecei a tomar o remédio. Sem contar que começou a aparecer varizes nas pernas, também alteração no meu humor. Eu não indico esse remédio e quero trocar logo.

  2. Olá! percebi perda de peso depois que comecei a tomar o minian, nos primeiros 3 meses perdi 3kg, neste 4º mês perdi mais 4kg, sem fazer dieta. Claro que fiquei feliz, mas notei também uma dor forte de cabeça antes da pausa e falta de apetite.