Nordette

Anticoncepcional Nordette Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Nordette é um dos mais populares no Brasil. E isso se deve ao baixo preço e à eficácia na prevenção da gravidez, bem como auxílio na redução dos sintomas inconvenientes da menstruação como cólica e outros problemas da TPM.

O Nordette é constantemente recomendado pela saúde pública como um anticoncepcional para ser ingerido com segurança, entretanto, muitas mulheres podem ter receio de começar a utilizar um contraceptivo novo pensando nos efeitos colaterais que podem aparecer.

Um dos problemas que mais preocupa as mulheres que seguem uma dieta restritiva para a perda de peso é se o anticoncepcional Nordette engorda por gerar inchaço com a retenção de líquidos. Se essa também é sua preocupação, acompanhe as informações abaixo para decidir pelo uso ou não do anticoncepcional.

Efeitos colaterais

O Nordette é aconselhado para mulheres que desejam prevenir a gravidez e corrigir irregularidades menstruais, como regularizar o ciclo menstrual, diminuir o fluxo de sangue, bem como reduzir sintomas causados pela TPM. Dentre os efeitos colaterais especificados na bula estão: distúrbios gastrointestinais, náuseas, vômitos, alteração no fluxo menstrual (geralmente nos primeiros meses de adaptação ao medicamento), dismenorreia, cloasma ou melasma, aumento da sensibilidade das mamas, aumento da secreção, alterações de peso (para mais ou menos).

Também pode ocorrer aparição de erupções cutâneas, candidíase vaginal, alteração da curvatura da córnea. Em casos mais raros pode causar sensibilidade ao uso de lentes de contato, alterações da libido, apetite, erupção hemorrágica e outras condições. Casos mais recorrentes podem ser dores de cabeça, tontura e nervosismo. Em caso de persistência de um desses efeitos colaterais, o ideal é marcar uma consulta com um especialista.

Relato de usuárias

Uma das usuárias conta que utiliza o medicamento há 6 anos e nunca teve alterações do peso e se diz satisfeita com o anticoncepcional, pois suas cólicas e fluxo menstrual diminuíram significativamente. Trata-se de um medicamento que, segundo ela, tem eficácia garantida na contracepção quando ingerido corretamente.

Uma outra usuária reclama que o anticoncepcional Nordette engorda sensivelmente, além do aumento das acnes, mas que em compensação seu ciclo foi regularizado e diminuiu sintomas da TPM. Outra moça relata que ganhou 7 kg desde que começou a utilizar o Nordette, porém, diz que isso foi um caso isolado e não se estende a outras mulheres.

Afinal, o anticoncepcional Nordetette engorda? Pode emagrecer?

Existem alguns relatos de usuárias que contam ter ganhado peso com a pílula, mas a afirmação não é regra. Isso pode ocorrer em algumas mulheres com predisposição a ganhar peso por condições genéticas e problemas hormonais. No caso de um novo anticoncepcional causar um grande aumento de peso, vale a consulta ao ginecologista ou outro médico para averiguar a origem do problema.

Algumas mulheres, em contrapartida, podem dizer que o anticoncepcional Nordette emagrece ao perceberem a diminuição ou estabilidade do peso por anos de uso da pílula. Portanto, cada caso é um caso e uma consulta deve ser agendada para mais informações e para encontrar o medicamento que melhor se adapte ao seu organismo sem causar reações adversas.

Como tomar?

A cartela de anticoncepcional vem com 21 comprimidos que devem ser ingeridos todos os dias até o final desta. Ao terminar, deve-se realizar uma pausa de 7 dias. Nesse período ocorre a menstruação e uma nova cartela deve ser iniciada no oitavo dia. Aquelas mulheres que desejam evitar o sangramento podem tomar cartelas consecutivas sem realizar a pausa de uma semana.

Uma dica importante para quem ingere pílula é lembrar de tomar sempre no mesmo horário todos os dias, pois assim aumenta-se a eficácia do medicamento tanto na prevenção da gravidez quanto regularização da menstruação.

Você conhece alguém que tome e afirme que o anticoncepcional Nordette engorda? Tem medo de utilizá-lo e sofrer desses efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

12 comentários

  1. Engordei 10 kilos estou desesperada

  2. Me chamo Amanda tenho 23 anos, tomo Nordette a 4 anos e eu sempre tive a barriga chapada, sempre fui magra e nao tenho tendências a engordar, nao tem pessoas gordas na família..
    Antes de eu tomar eu pesava 59kg’s depois de 4 anos tomando estou pesando 73kg’s e eu prático esportes, ando de bicicleta faço exercícios..
    Sem falar das espinhas, nao tinha, hoje possuo com muita frequência..

    NÃO RECOMENDO esse remédio para quem quer perder peso, pois eu só obtive ao invés de perde-lo!

    Obs: Cada caso é um caso, para mim foi só resultados NEGATIVOS!!

  3. Já para mim aconteceu totalmente ao contrário que no caso da Amanda, comecei a tomar Nordette bem nova, com 13 anos, pois sofria muito com cólica e ciclo desregulado.
    E estava tomando até final do ultimo ano, tomei 7 anos seguidos, parei por conta dos riscos consideráveis de trombose que os anticoncepcionais causam, e eu já tenho histórico na família.
    Porém foi péssimo para mim parar, apesar do ciclo não ter mais desregulado, as cólicas são demais, antes vinham de 4 a 5 dias, agora 7, engordei 10kg e minha pele começou a ficar oleosa e com acnes, coisa que nunca tive!
    Cada organismo se adapta e reage de uma forma, eu apenas optei por parar levando em consideração os riscos de trombose, pois para mim foi ótimo todos esses anos.

  4. Minha namorada começou a tomar esse anticoncepcional e esta com candidiase vaginal é normal??

  5. A única coisa chata desse remédio pra mim é que ele dá muita espinha,de resto já tomei ele 8 Anos aí parei por conta das espinhas e comecei a tomar outro logo em seguida engravidei,minha filha tá com 3 Anos e agora parou de mamar aí voltei com o nordete.
    Pretendo toma só ele agora

  6. É normal sentir muito enjôo quando se toma esse anticoncepcional?

  7. Tomo nordeste a 10 anos,gostaria muito de parar de toma lo, devido ao uso contínuo apareceu muita melasma e cada dia tem aumentado mais,tenho tbm muito inchaços,e quando falta duas semanas para minha menstruação descer fico muito nervosa,tenho medo de engravidar se eu parar de toma lo.

  8. Eu só tomei esse remédio 1 vez quando acabei de fazer sexo tem problema? Corro risco de engravidar? É só tomo quando acabo de fazer sexo

  9. Eu comecei a tomar o nordette justamente pra engordar, ele aumentou meu apetite e era um problema para eu me alimentar , não sentia fome e estava emagrecendo muito , comecei a tomar agora em fevereiro ,mais ele não parou minha regra , falta 7 dias para terminar a cartela e estou menstruando essa é minha única preocupação .

  10. Tomo ele há 5 anos, sem reclamações, nunca engordei 1 kilo, ciclo menstrual diminuiu e fica só 3 dias, eu amo ele !!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*