Anticoncepcional Zoladex Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

O Zoladex é um anticoncepcional comercializado na forma de seringa para ser aplicado na barriga. Mulheres que utilizam o Zoladex devem evitar outros anticoncepcionais injetáveis e pílulas. O Zoladex é um análogo sintético do hormônio de liberação do hormônio luteinizante (LHRH) que ocorre naturalmente.

A administração crônica do medicamento resulta na inibição da secreção de hormônio luteinizante (LH) pela pituitária, o que leva a uma queda nas concentrações séricas de testosterona nos homens e de estradiol nas mulheres. Portanto, pode ser usado no tratamento de câncer de próstata nos homens e de mama nas mulheres, bem como na prevenção da gravidez. A aplicação dessa injeção leva à amenorreia (ausência da menstruação) por meses, e por isso é indicado para pacientes com endometriose.

Uma das dúvidas principais das mulheres que passam a utilizá-lo é se a injeção do anticoncepcional Zoladex engorda ou emagrece. Abaixo veja mais detalhes do medicamento e saiba suas reações adversas.

Tipos de Zoladex – Indicações

Existem basicamente dois tipos de Zoladex e cada um é indicado para um tipo de paciente. O Zoladex 3,6 mg é indicado para prevenção da gravidez, controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal; controle de câncer de mama passível de manipulação hormonal, em mulheres em pré e perimenopausa; controle da endometriose, aliviando os sintomas, inclusive a dor, e reduzindo o tamanho e o número das lesões endometriais e controle de leiomioma uterino, reduzindo o volume, melhorando o estado hematológico da paciente e reduzindo os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda de sangue na operação. Também é utilizado para diminuir a espessura do endométrio e nos processos de fertilização assistida para a superovulação.

Zoladex LA 10,8 mg é indicado para prevenção da gravidez, controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal; controle de câncer de mama passível de manipulação hormonal, controle da endometriose, aliviando os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda sanguínea intra-operatória.

O anticoncepcional Zoladex engorda ou emagrece?

Muitas são as mulheres quer perguntam sobre as reações do Zoladex no corpo, ou seja, se pode levar ao ganho ou perda de peso. Na verdade, existem relatos de mulheres afirmando que o uso do anticoncepcional Zoladex emagrece, entretanto, isso é relativo.

Segundo a bula do medicamento, ele pode levar à anorexia, ou seja, à perda excessiva de peso, mas também ao ganho de peso e aumento do apetite, portanto, não se sabe ao certo como o medicamento irá reagir em cada mulher. Aliás, é possível que o peso se mantenha estável, sem ganhos ou perdas, por isso, vale a pena conversar com seu ginecologista antes para se sentir mais segura sobre o tema.

Como tomar?

Trata-se de um anticoncepcional injetável aplicado na via subcutânea da parede abdominal e deve ser aplicada a cada 28 dias. Uma segunda dosagem é proibido antes desse período. A primeira aplicação deve ser administrada no primeiro dia de sangramento do ciclo, de preferência ou no máximo até o quinto dia do ciclo.

Contraindicações

É contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Mulheres com trombose ou histórico, derrame cerebral ou histórico, ataque cardíaco ou histórico, crises em enxaqueca, diabetes, pancreatite ou histórico, icterícia ou doença grave do fígado, mau funcionamento dos rins, tumor no fígado ou histórico, sangramento vaginal inexplicável ou com hiperssenbilidade a algum dos componentes da fórmula devem evitar esse medicamento. Na dúvida, consulte seu médico.

Efeitos colaterais

Muitos são os efeitos colaterais que podem ocorrer e isso varia de acordo com cada mulher, mas dentre eles, os possíveis são: sintomas no trato urinário inferior, letargia, dor, edema, infecção do trato respiratório superior, erupção cutânea, sudorese, anorexia, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca congestiva, tontura, insônia, náusea, vaginite, seborreia, edema periférico, sintomas pélvicos, dispareunia, astenia, hirsutismo, insônia, dor na mama, dor abdominal, dor nas costas, síndrome de gripe, reação no local da aplicação, alteração na voz, faringite, mialgia, nervosismo, aumento de peso, cãibra nas pernas, aumento de apetite, prurido e hipertonia.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Zoladex engorda ou emagrece? Tem medo de algum destes efeitos colaterais para o seu peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (87 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

36 comentários em “Anticoncepcional Zoladex Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomei 4 doses de Zoladex LA em período trimestral.

    Estava em tratamento para leiomioma gigante e meu ginecologista indicou o medicamento e teoricamente seria uma maravilha.
    Segundo ele 80% dos pacientes tinham boa aceitação e 60% de redução das neoplasias.

    Achei que seria minha salvação, na primeira injeção não percebi muita diferença mas, da segunda em diante, engordei muito!!!
    Quase duas arrobas!!!
    Tive problemas na pele ficou parecendo pele de frango.
    Descamação na pele do rosto mialgia diversas, tonturas e uma tendência depressiva, transtorno de humor.

    Parei o tratamento por conta própria, fiz a histerectomia
    Extraí 7 neoplasias aumentou o tamanho dos tumores durante o tratamento.
    Pra mim, foi uma experiência muito ruim, além de ser um remédio caríssimo.

  2. Tenho vários miomas.Tomei zoladex 10.8mg no dia 11/03/20 primeira dose,confesso que estava tão ansiosa que nem doeu muito.Só fiquei assustada com a agulha grande.Então até agora estou bem,as vezes sinto dores leves nas costas.A minha barriga ficou inchada e me deu diarreia também.Mas to bem isso que importa.Daqui a 3 meses tomo a segunda dose.

  3. Eu fui diagnosticada com mioma grande, minha medica receitou zoladex 10.8,
    li muito sobre ela ate o processo finalizar pelo SUS e a dose chegar, tive medo, pois os comentários é que doe muito, e nas pesquisas a agulha é bem grandinha…..rsrsrs
    no dia da primeira dose fui preparada para tanta dor que achei q nem doeu oq estava esperando, (doeu viu…rsrs),
    Meus primeiros sintomas foi calor, insônia, dores musculares, e ganhei peso
    a minha primeira dose foi dia 21/11/2018, a segunda em 18/02/2019 e a ultima dia 21/04/2019
    hoje dia 07/01/2020, ainda tenho tds os sintomas e ainda não menstruei,
    o resultado não foi o esperado, mais não deixou o mioma crescer
    estou aguardando minha consulta dia 21/01/2020 já levar meus exames pré operatório, farei uma miomectmia!!
    meninas não desistam do tratamento
    peçam a Deus forcas lembrem se sempre dos seus sonhos,
    temos que passar por momentos difíceis para o crescimento, para sermos mais fortes,
    Deus não desisti dos seus
    Os sonhos dele para com as nossas vidas são maiores e melhores que os nossos

  4. Usei a zoladex por 6 meses, agora estou a 2 meses sem a medicação. Durante o uso senti vários dos sintomas citados, mas a pressão continua normal, e agora já não sinto os calorões mais. Peso variou um pouco, mas nos últimos tempos não tive a melhor alimentação então talvez não seja só pelo remédio. Recomendaria o tratamento com ela, cortou logo no início meu sangramento e ajudou a controlar as cólicas que eu tinha com frequência. No final do tratamento repeti a videolaparoscopia e os focus de endometriose quase não formaram.

  5. Uso zoladex a um ano para controle do câncer de mama. Faço acompanhamento nutricional e atividade física. Não tive alteração de peso.