Anticoncepcional Zoladex Engorda ou Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 03/06/2016

O Zoladex é um anticoncepcional comercializado na forma de seringa para ser aplicado na barriga. Mulheres que utilizam o Zoladex devem evitar outros anticoncepcionais injetáveis e pílulas. O Zoladex é um análogo sintético do hormônio de liberação do hormônio luteinizante (LHRH) que ocorre naturalmente.

  Continua Depois da Publicidade  

A administração crônica do medicamento resulta na inibição da secreção de hormônio luteinizante (LH) pela pituitária, o que leva a uma queda nas concentrações séricas de testosterona nos homens e de estradiol nas mulheres. Portanto, pode ser usado no tratamento de câncer de próstata nos homens e de mama nas mulheres, bem como na prevenção da gravidez. A aplicação dessa injeção leva à amenorreia (ausência da menstruação) por meses, e por isso é indicado para pacientes com endometriose.

Uma das dúvidas principais das mulheres que passam a utilizá-lo é se a injeção do anticoncepcional Zoladex engorda ou emagrece. Abaixo veja mais detalhes do medicamento e saiba suas reações adversas.

Tipos de Zoladex – Indicações

Existem basicamente dois tipos de Zoladex e cada um é indicado para um tipo de paciente. O Zoladex 3,6 mg é indicado para prevenção da gravidez, controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal; controle de câncer de mama passível de manipulação hormonal, em mulheres em pré e perimenopausa; controle da endometriose, aliviando os sintomas, inclusive a dor, e reduzindo o tamanho e o número das lesões endometriais e controle de leiomioma uterino, reduzindo o volume, melhorando o estado hematológico da paciente e reduzindo os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda de sangue na operação. Também é utilizado para diminuir a espessura do endométrio e nos processos de fertilização assistida para a superovulação.

Zoladex LA 10,8 mg é indicado para prevenção da gravidez, controle de câncer prostático passível de manipulação hormonal; controle de câncer de mama passível de manipulação hormonal, controle da endometriose, aliviando os sintomas, inclusive a dor. É utilizado previamente à cirurgia para facilitar as técnicas operatórias e reduzir a perda sanguínea intra-operatória.

O anticoncepcional Zoladex engorda ou emagrece?

Muitas são as mulheres quer perguntam sobre as reações do Zoladex no corpo, ou seja, se pode levar ao ganho ou perda de peso. Na verdade, existem relatos de mulheres afirmando que o uso do anticoncepcional Zoladex emagrece, entretanto, isso é relativo.

Segundo a bula do medicamento, ele pode levar à anorexia, ou seja, à perda excessiva de peso, mas também ao ganho de peso e aumento do apetite, portanto, não se sabe ao certo como o medicamento irá reagir em cada mulher. Aliás, é possível que o peso se mantenha estável, sem ganhos ou perdas, por isso, vale a pena conversar com seu ginecologista antes para se sentir mais segura sobre o tema.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tomar?

Trata-se de um anticoncepcional injetável aplicado na via subcutânea da parede abdominal e deve ser aplicada a cada 28 dias. Uma segunda dosagem é proibido antes desse período. A primeira aplicação deve ser administrada no primeiro dia de sangramento do ciclo, de preferência ou no máximo até o quinto dia do ciclo.

Contraindicações

É contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Mulheres com trombose ou histórico, derrame cerebral ou histórico, ataque cardíaco ou histórico, crises em enxaqueca, diabetes, pancreatite ou histórico, icterícia ou doença grave do fígado, mau funcionamento dos rins, tumor no fígado ou histórico, sangramento vaginal inexplicável ou com hiperssenbilidade a algum dos componentes da fórmula devem evitar esse medicamento. Na dúvida, consulte seu médico.

Efeitos colaterais

Muitos são os efeitos colaterais que podem ocorrer e isso varia de acordo com cada mulher, mas dentre eles, os possíveis são: sintomas no trato urinário inferior, letargia, dor, edema, infecção do trato respiratório superior, erupção cutânea, sudorese, anorexia, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca congestiva, tontura, insônia, náusea, vaginite, seborreia, edema periférico, sintomas pélvicos, dispareunia, astenia, hirsutismo, insônia, dor na mama, dor abdominal, dor nas costas, síndrome de gripe, reação no local da aplicação, alteração na voz, faringite, mialgia, nervosismo, aumento de peso, cãibra nas pernas, aumento de apetite, prurido e hipertonia.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Zoladex engorda ou emagrece? Tem medo de algum destes efeitos colaterais para o seu peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

42 comentários em “Anticoncepcional Zoladex Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomei zoladex e agora estou hipertensa.

    Tomei uma injeo de 10.8 em 19/08/2019 para reduzir utero (com 410cm e 13 miomas) e evitar histerectomia.

    Senti os calores, mais de madrugada.

    Mas na segunda para a terceira semana aps a aplicao senti uma dorzinha de cabea e decidi aferir a presso. Estava 16×11
    Antes da aplicao era normal.

    Procurei a ginecologista e ela disse que a hipertenso no por causa da zoladex. Que eu tenho pre disposio e o hormnio me protegia. Sem ele, com a menopausa induzida, o problema veio a tona.

    Achei um absurdo porque esta na bula: hipertenso um dos efeitos colaterais comuns (entre 1% e 5% dos casos).

    Porem a mdica no me falou nada sobre isso… nem se deu ao trabalho de aferir a minha presso no consultrio antes de receitar.

    Fui parar no Pronto Socorro. Estou fazendo acompanhamento com cardiologista, tomando lozartana de 12 em 12 horas e a presso ainda no est controlada.
    Mesmo com a medicao tive picos de 19×12.

    Estou frustada, aflita e arrependida.

    Salvar o tero e ganhar um problema cardiaco para sempre? Vale a pena?

    No vou tomar a segunda dose. Espero que a presso arterial volte ao normal quando acabar o efeito da Zoladex.
    Quando isso vai acontecer eu no sei!

    Responder
  2. Ola tenho miomas e tinha muito sagramento dores terríveis ja estou na segunda dose que foi no 28/07 estou com dorea nas costas seios maiores sera normal ? Meu periodo eatava para descer dia 22/07 estou com um pouco de sagramento.

    Responder
    • Sim, é normal
      Aliás, se vc ler a bula vai te dar medo, pois só não fala que vai resolver o problema.
      Tive dores generalizada, queda de cabelo, não foi legal pra mim, mas cada pessoa reage de uma forma.

      Responder
  3. Tomei a primeira dose em 17 de junho. Engordei tres quilos, tenho dores no corpo, to irritada e minha barriga ta gigante. Não farei a segunda dose. Duração desta dose tres meses. Verei outras alternativas.

    Responder
    • Meninas, eu tinha um mioma gigante, fiz o tratamento durante 7 meses com zoladex, e Graças a Deus e a minha médica que receitou o uso do zoladex. A cirurgia foi um sucesso, meu útero está perfeito. Claro tem uns efeitos colaterais, mais nada que não dê pra suportar. Não desistam do tratamento com zoladex. Ele funciona mesmo.

      Responder
      • olá Gisele fico feliz pelo seu sucesso, fui diagnosticada com mioma e minha médica me receitou o zoladex 3,6 mg. Estou na esperança de que reduza meu mioma, o que sentiu de efeitos???

        Responder
    • Faça isso
      Os resultados desse medicamento são desastrosos.
      Interrompi o tratamento, fiz a histerectomia.

      Responder
  4. Descobrir 05 miomas intramurais e em virtude disso, sangrava bastante, ao ponto de ter anemia, com cólicas horríveis, fiquei fraca por um tempo,tive queda de cabelo, unhas quebradas, perca de peso, pernas inchadas e com isso, minha ginecologista me passou o Zoladez. Tomei a primeira dose em 6/04/2019, a 05 dias de tomar a próxima dose, sinto apenas calor, mas nada, meu sangramento parou, não sinto mais dor e minha libido aumentou 2x mais, minha pele está corada, meu cabelo longo e brilhante, me sinto ótima graças a Deus.

    Responder
  5. Descobrir 05 miomas intramurais e em virtude disso, sangrava bastante, ao ponto de ter anemia, com cólicas horríveis, fiquei fraca por um tempo,tive queda de cabelo, unhas quebradas, perca de peso, pernas inchadas e com isso, minha ginecologista me passou o Zoladez. Tomei a primeira dose em 6/04/2019, a 03 meses de tomar a próxima dose, sinto apenas calor, mas nada, meu sangramento parou, não sinto mais dor e minha libido aumentou 2x mais.

    Responder
  6. Olá eu apanhei a 1a dose em Maio e diminuiu consideravelmente e a minha médica disse pra não apanhar mais, agora eu quero muito engravidar só que desde junho que cortou a menstruação, é possível engravidar mesmo assim?

    Responder
  7. Bom dia, tomei a primeira injeção dia 05/05/2018 continuei com as hemorragias indo sempre no pronto atendimento, senti e sinto vários sintomas desagradáveis, faço o tratamento porque tenho vários miomas no interior e exterior do útero a ultima injeção foi dia 05/11/2018, porém meu ciclo menstrual só parou em março e fiz a minha primeira cirurgia para a retirada dos miomas internos (histeroscopia) tive um pequeno sangramento após a cirurgia uns três dias, mas não voltou o sangramento, vou realizar uma nova cirurgia em junho. eu continuo sentindo muitos calorões, suador, dores de cabeça, irritabilidade forte, dores nas pernas porém não muito como no inicio, palpitações e ando muito dispersa e sem animo. Eu continuo confiante, mesmo o médico falando que no futuro tenho que retirar o útero e que mesmo realizando a segunda cirurgia pode não ser eficaz.

    Responder
  8. Comecei tomar em dezembro de 2018. Tive trombose e não pode fazer a cirurgia então meu médico me indicou o zoladex para controlar o mioma e pára as grises de emorragia que eram constantes. agora estou me sentindo bem, não engordei tá estável meu pesso só sinto muitas dores no corpo

    Responder
    • No meu caso emagreci, comecei em janeiro, e desde então perdi 9 kg … Quanto ao sintoma de calor o médico que passo me receitou Tibolona 2,5 mg, está ajudando mas prefiro eses sintomas do que as dores e perda de sangue devido aos miomas. Esse mês tomarei a última dose de Zoladex.

      Responder
  9. Tomei a primeira dose em janeiro não tive sintomas consideráveis só o calor, em abril tomei a segunda dose e além do calor absurdo estou tendo dor no seio e axila também estou sentindo canseira e irritabilidade e tem hrs que parece que meu coração vai sair pela boca ? tem mais uma dose ainda mas acho que não vou continuar o tratamento ?

    Responder
  10. Tomei a primeira dose dia 05/04/19 estou sentindo muita dor de cabeça todos os dias durmo e acordo com a dor será que é da injeção? Muita insônia também, no peso ainda não notei diferença agora no humor to com vontade matar um kkkk… nunca tive tanta irritabilidade socorro.

    Responder
  11. Tomei a primeira dose em janeiro e nos primeiros vinte dias não senti nada até cortar a menstruação ,já emagreci 3 kg ,mas o que me incomoda bastante é a sensação de calor insuportável o suor escorre no corpo, a próxima seria em abril mas até terei que unir forças.

    Responder
  12. Boa noite!! Faço uso do zoladex ha 9 meses passo muito mal com os efeitos colaterais porém nesse mês de fevereiro estou com diarréia constantemente é muita cólica abdominal não sei mais o que fazer?? Alguém me ajuda por favor ??

    Responder
    • Oi, eu tomei duas, a de 3.6 e a de10.8. Tive quase todos os efeitos colaterais da menopausa, tinha ondas de calor enorme. E infelizmente não obtive o resultado desejado, na diminuição dos miomas, mas controlou o sangramento diminuindo a anemia.
      Fiz a cirurgia de miomectomia, tive atonia uterina, choquei e quase parti desta vida. Mas graças a Deus estou bem, novamente com outros miomas mas não quero ter que vir a tomar novamente a zoladex. Meu saldo foram 16 quilos a mais. Eu pesava 63k e do nada já estava com 79.
      Hoje tenho muita gordura na região abdominal e nas mamas.
      Não sou mais a mesma fisicamente.

      Responder
  13. Tomei uma dose engordei fiquei mais irritada tenho mas insônia mas ainda sinto dores por dentro sinto dormência no corpo dor nas costas

    Responder
  14. Fiz uma cirurgia em agosto de 2018 de endometriose e em Novembro eu comecei a tomar a injeção um tratamento pós cirúrgico. Na 1ª dose aplicada em novembro eu não tive nada e nem senti dor na aplicação pois a agulha é bem grossa, na 2ª dose em Dezembro eu senti dor na aplicação e depois. De dezembro pra cá eu venho sentindo muita insonia, um calor insuportável que as vezes o suor escorre do nada, senti náuseas e meu hormonias esta alterados até senti diferença nas relações sexual.

    Responder
  15. Engordei 3 quilos, sinto muito calor! Estou sem paciência. Minha barriga aumentou! Estou na primeira dose, vou caminhar pra segunda! Infelizmente tem seus sintomas.

    Responder
  16. Estou sentindo vários sintomas,tais como aumento considerável de peso, aumento de apetite,calor intenso, irritabilidade e insônia.

    Responder
  17. No meu caso emagreci e me deu insônia e um pouco de ansiedade mas prefiro eses sintomas dobque aa dores e perda de sangue devido aos miomas .

    Responder
  18. Olá também estou engordando muito e um calor insuportável ,vou tomar a segunda dose porque está tendo resultado se não, não tomaria mais meu médico sugeriu só 2 doses 1 a casa 3 meses para tratamento de miomas que com uma dose já diminui muito .E quanto o uso de metados preventivos contra a gravides não uso nenhum meu médico garantiu que é Seguro.

    Responder
  19. Estou engordando 1 KG por mês, são seis meses de tratamento. Muita retenção de liquido, por mais que bebo bastante água não urino várias vezes ao dia como antes do uso.

    Responder
  20. Engorda mas ele não é um anticoncepcional, tanto é que na bula mendubins isso e contém mais 3 avisos sobre gravidez e recomenda o uso de outro meio contraceptivo que não se pílula como preservativo

    Responder
      • Fiz o uso de Zoladex 10.8 em junho/2019 e os efeitos colaterais são tantos, no primeiro mês não sentir nada mas nesses 2 ultimos meses a coisa ta séria( ondas de calor com frequência, insônia, sensibilidade, indisposição, muito irritada , dores nas costas, fraqueza, emagreci 2kg, pele muito seca) em fim a cada amanhecer uma novidade desses efeitos torturosos.
        Tdo isso valerar a pena se o medicamento fazer o principal efeito???

        Responder
        • Infelizmente no meu caso sofri com todos esses sintomas por 3 meses e depois disso fui fazer meu ultrassom e meu mioma ao invés de diminuir tinha aumentado, meu médico disse que isso é raro acontecer mais acontece.

          Responder