Aos 113 Anos, Mulher Mais Velha da Espanha Derrota o Novo Coronavírus

Especialista:
atualizado em 29/07/2020

Aos 113 anos de idade, a mulher mais velha da Espanha, Maria Branyas, entrou para o grupo de pessoas que venceram a luta contra a COVID-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

A idade de Branyas, por si só, já tornaria surpreendente o fato da centenária ter derrotado a doença, mas a história da senhora se mostra ainda mais impressionante quando olhamos para todos os eventos históricos ela testemunhou ao longo de sua vida.

Presenciou duas guerras mundiais

Branyas, que nasceu no ano de 1907 no México, esteve viva durante a epidemia da gripe espanhola, a Guerra Civil da Espanha e a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. A centenária foi diagnosticada com a COVID-19 depois que a Espanha entrou em lockdown devido à pandemia do novo coronavírus durante o mês de março.

Entretanto, depois de passar semanas em isolamento, a centenária se recuperou. E o melhor é que ela sentiu somente sintomas leves do novo coronavírus. Algo impressionante quando lembramos que os idosos fazem parte do grupo de risco da COVID-19, ao lado das pessoas com excesso de peso e dos portadores de doenças crônicas.

A filha da mulher mais velha da Espanha publicou no twitter que a centenária “está bem, está maravilhosa, quer falar, explicar, fazer suas reflexões; é ela novamente”.

Dois anos após nascer, Branyas se mudou para São Francisco, nos Estados Unidos, e foi para Girona, na Catalunha, durante a Primeira Guerra Mundial com o seu pai, um jornalista espanhol.

A centenária tem três filhos, 11 netos e 13 bisnetos. Há duas décadas, ela mora em um lar para idosos em Olot, também na Espanha.

Você conhece alguma pessoa idosa que também venceu o coronavírus? Quantos anos ela tem? A história de Branyas motiva a seguir na luta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário