Aparelho Elíptico Emagrece? Dicas e Benefícios

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Um aparelho elíptico é um aparelho popular encontrado na maioria das academias e cria um movimento similar ao da corrida. É conhecido por ser gentil com suas juntas, porque o movimento de bicicleta que suas pernas realizam enquanto você está em pé causa pouco impacto. O aparelho elíptico emagrece, mas, se você quer perder peso usando um, você tem que se esforçar enquanto o usa, já que, se você sabe que não basta usar whey protein para emagrecer, e por isso está buscando uma academia, é porque você sabe que também precisa se exercitar. E, se você sabe disso, sabe também que precisa se esforçar  – ou seja, o nível mais básico do elíptico não vai adiantar.

Quando você pisa no aparelho elíptico, ele irá te fazer algumas perguntas: quanto tempo? Que nível? Que programa? Saiba as respostas antes de começar seus exercícios. Quanto mais preparada você estiver, mais peso você vai perder com o aparelho!

Duração

Para perder peso usando o aparelho elíptico, você tem que usá-lo pelo menos 4 a 5 vezes por semana. Foque em ficar nesse aparelho por 45 minutos a uma hora em cada sessão. Quando você começa sua rotina, se exercite por 30 minutos e vá aumentando o tempo gradualmente. Então, quando o aparelho perguntar quanto tempo a sessão terá, se certifique de que o número que você coloca é no mínimo 30 (em minutos)… e eventualmente será 60.

Nível

Ah, a questão do nível. Enquanto você pode estar tentada a colocar um número baixo aqui, se certifique de escolher um nível que você saiba que será desafiador. Talvez o nível 3 ou 4 te fará suar quando você começar a usar o aparelho elíptico, mas com o passar do tempo, você precisará escolher o nível 8 ou mais para conseguir um exercício apropriado, afinal de contas, não basta saber que o aparelho elíptico emagrece, você precisa tomar as atitudes necessárias.

Se você não continuar adicionando resistência ao seu exercício no elíptico, você irá chegar a um platô e sua perda de peso irá parar. Se usar esse aparelho não te causa esforço, aumente o nível!

Programa

O aparelho elíptico te dará uma variedade de programas entre os quais escolher antes dos seus exercícios. Para maximizar seus esforços de perda de peso, escolha o programa com treino de intervalo. Esse é o programa em que os níveis aumentam e diminuem constantemente. Ao alternar períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade, seu corpo irá queimar calorias de forma mais eficiente já que ele tem que se ajustar a diferentes movimentos. Talvez você possa usar o nível 8 para suas sessões intensas e nível 4 para seus períodos de repouso. Você pode ajustar os níveis manualmente de acordo com seu nível de exercícios.

Perdendo Peso

Se você pesa 60 quilos, você queimará cerca de 300 a 320 calorias, em 30 minutos, no elíptico. Se você pesa 75 quilos, você queimará cerca de 360 a 390 calorias em 30 minutos no aparelho elíptico. Quanto mais você pesa, mais você irá queimar, e é por isso que o aparelho pergunta seu peso antes dos exercícios.

Você precisa queimar 500 calorias mais do que você come para perder meio quilo em uma semana. Queimar calorias no aparelho elíptico pode te ajudar a criar esse déficit, mas como mencionado anteriormente, você tem que usar o aparelho com frequência para perder peso. Se você se exercitar 5 dias por semana por uma hora, você pode queimar um extra de 3500 calorias e perder meio quilo por semana.

Exercícios no Aparelho Elíptico São Eficazes?

Qualquer academia comum oferece muitos aparelhos para uso, como os aparelhos elípticos, esteiras e bicicletas ergométricas. Por ser conhecida a ideia de que o aparelho elíptico emagrece, ele é um dos aparelhos mais populares nas academias, e é também um dos aparelhos mais usados quando se procura por um aparelho de exercícios para uso em casa. Quando procurando por um aparelho que será o melhor para te ajudar com a perda de peso, um aparelho elíptico é um dos melhores aparelhos.

Design do Aparelho Elíptico

O design do aparelho elíptico é feito para que quando ele estiver sendo usado, os músculos superiores e inferiores sejam usados em seu potencial máximo. Além de usar os músculos de forma adequada, o aparelho causa muito pouco estresse nas juntas. Por isso, não há razão para se preocupar com qualquer ferimento se o aparelho elíptico for usado corretamente.

Queima de Calorias

Um aparelho elíptico é um ótimo aparelho para queima de calorias porque ele oferece ao corpo um exercício completo. Nenhum grupo muscular é trabalhado especificamente ou deixado de fora. Por encorporar tanto os músculos superiores quanto inferiores do corpo, o aparelho ajuda a queimar calorias e gordura de todas as partes do corpo. Por causar muito pouco estresse no corpo, você pode suar sem infligir qualquer estresse adicional em outras partes do corpo.

Uma pessoa normal queima cerca de 500 calorias por hora usando o aparelho elíptico. Queimar 500 calorias extra por dia por uma semana pode resultar em pelo menos meio quilo perdido por semana.

Quando comparado a outros aparelhos de exercícios, Isso permite que você se exercite por mais tempo e queime mais calorias.

Adicionais

Para ajudar com a perda de peso, aparelhos elípticos contêm programas e inclinações que podem ser usadas. As inclinações permitem que o aparelho elíptico seja usado em alturas diferentes para adicionar mais intensidade ao exercício. Aumentar a intensidade com inclinações pode fazer uma pessoa normal queimar quase 800 calorias por hora. Programas no aparelho elíptico são para usos diferentes. Alguns são para queima de gordura, alguns têm como alvo certas áreas e outros são para um exercício cardiovascular. Cada programa oferece diferentes inclinações e tempo para completar o exercício.

Adicionar alguns dos programas ao seu treino tradicional no aparelho elíptico irá fazer um misto na sua rotina e também trabalhará áreas adicionais. Esses aparelhos também mostram o tempo, a quantidade de calorias queimadas, distância percorrida, e podem mostrar seu batimento cardíaco.

Um aparelho elíptico é um dos aparelhos mais eficazes para a perda de peso. É uma excelente forma de fazer um bom exercício cardiovascular. O corpo inteiro é trabalhado e isso garante que calorias e gorduras não sejam queimadas apenas em uma área específica, mas no corpo todo. Se você está indecisa sobre que aparelho usar ou comprar, um aparelho elíptico é uma ótima escolha e te trará resultados excelentes.

 

Você se exercita com elíptico? Prefere outro aparelho? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (264 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

47 comentários em “Aparelho Elíptico Emagrece? Dicas e Benefícios”

  1. Eu faço 20 km de elíptico todos os dias, minha saúde mudou,durmo melhor, tenho mais disposição pro dia.Eu não troco elíptico por academia jamais

  2. Uso o aparelho elíptico caloi já até saiu de linha, faco 40 a 1hs por dia é o que mim da força para o dia dia corrido.
    Sem contar que perde peso,melhorou muito meu corpo.