Arnold Schwarzenegger pegou muitos seguidores de surpresa ao revelar que, semana passada, foi submetido a uma cirurgia para instalar um marcapasso mas, segundo ele, “está indo muito bem!”.
A estrela de Hollywood e ex-governador da Califórnia surpreendeu seus seguidores ao revelar, no episódio de segunda-feira de seu podcast Arnold’s Pump Club, que passou por uma cirurgia cardíaca.
“Na segunda-feira passada, fiz uma cirurgia de marcapasso e me tornei um pouco mais como uma máquina”, disse fazendo alusão ao seu icônico personagem em O Exterminador do Futuro, no qual vive um ciborgue, um robô que vem do futuro.
Inclusive, segundo Schwarzenegger, compartilhar esse tipo de notícia “vai contra grande parte da minha educação na Áustria, onde ninguém nunca falava sobre seus problemas de saúde. Tudo relacionado à saúde ficava guardado com você.”
No entanto, Schwarzenegger, com inacreditáveis 76 anos, fez questão de revelar que nasceu com válvula aórtica bicúspide, uma cardiopatia congênita, e contou ter recebido muitas mensagens de pessoas que nasceram com o mesmo problema de saúde.
“Disseram que ao falar sobre minhas cirurgias de troca valvar deu-lhes coragem e esperança para lidar com os seus próprios problemas. Como sei que ir contra o meu instinto secreto, sendo mais transparente, ajuda as pessoas, parece certo falar sobre isso”, relatou.
Para quem não sabe, não é a primeira vez que Schwarzenegger passa por uma cirurgia desse tipo. Em 1997, ele foi submetido a uma substituição da válvula pulmonar, que ajuda o fluxo sanguíneo do coração para os pulmões.
Em 2018, o ator passou por uma cirurgia de coração aberto para substituir a válvula pulmonar envelhecida que havia sido inserida. Dois anos depois, ele fez uma cirurgia para substituir a válvula aórtica, que ajuda o sangue a fluir do coração para o resto do corpo.
Segundo Schwarzenegger, os médicos o aconselharam a realizar agora esta cirurgia, e brincou que isso deve ter acontecido porque sua equipe médica quer muito mais temporadas de seu programa da Netflix, Fubar.
“Foi necessário realizar o procedimento, pois um tecido cicatricial da minha cirurgia anterior, tornou meu batimento cardíaco irregular. Já estava assim há alguns anos. Agora estou ótimo. Fiz minha cirurgia na segunda-feira e na sexta-feira já estava em um grande evento ambiental com minha amiga e colega defensora do fitness, Jane Fonda”, contou.
Schwarzenegger aproveitou para agradecer à equipe médica da Clínica Cleveland: “Ninguém jamais imaginaria que comecei a semana com uma cirurgia”, disse, acrescentando que precisa fazer check-ups regulares.
“Essa é a vida de quem tem um problema cardíaco genético, mas você não vai me ouvir reclamar, ainda estou aqui por causa da inovação médica e por ser muito cuidadoso em manter contato com meus médicos e ouvi-los”, disse ele.
Schwarzenegger também fez um apelo: “Sei que muitos de vocês provavelmente estão lidando com seus próprios desafios de saúde e quero que saibam que não estão sozinhos”, disse ele. “E se você está adiando algo por medo, espero inspirá-lo a ouvir seus médicos e a cuidar de si mesmo”, completou.
Mesmo se mostrando contrariado por não poder seguir, no momento, com seus treinos, com muito bom humor, disse: “Não posso fazer meu treinamento sério na academia por um tempo, mas estarei 100% pronto para Fubar no próximo mês. I’ll Be Back!”.