Ballet Fitness – Como Funciona, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

As práticas tradicionais de exercícios físicos muitas vezes se tornam pouco motivadoras e até se tornam argumento para ausências em aulas, não é verdade? É exatamente por isso que os profissionais de educação física e dança têm investido na união que pode tornar os exercícios ainda mais dinâmicos e atraentes.

O Ballet Fitness é uma novidade que pode ser adotada por diversas mulheres, não só por dançarinas. A ideia é exatamente essa, todos podem se divertir dançando e praticando exercícios que só contribuirão com efeitos positivos para sua saúde. A partir de agora você entenderá melhor sobre essa novidade e poderá cogitar arriscar passos da dança clássica para conquistar sua boa forma.

O que é?

O ballet para muitos é tido como inspiração e admiração. Muitas pessoas se sentem constrangidas em iniciar a prática da dança, mas o Ballet Fitness, ou balé fitness, está ganhando espaço nas academias exatamente para provar o contrário.

As aulas consistem na realização de movimentos com o auxílio das barras, realização de isometrias, repetições e sustentações. Não pense que as aulas baseiam-se apenas nos movimentos do balé, na verdade, a ideia é unir os exercícios de agachamentos, as tradicionais abdominais e quatro apoios com os passos do Ballet Clássico.

A modalidade é bem recente no Brasil, mas internacionalmente falando, podemos citar diversas academias que investiram e são reconhecidas pelo trabalho eficiente, dentre estas, podemos destacar a Pure Barre, a The Bar Method, Xtend Barre e a Ballet Physique. O Ballet Fitness nada mais é que um treino baseado nos princípios da dança clássica para tonificar, fortalecer e modelar todo o corpo com fundamentos do Pilates e com exercícios voltados para melhorar a sua postura.

Como funciona?

Os treinos utilizam acessórios e podem ser caracterizados por trabalhos que envolvem a barra técnica, funções cardiovasculares e ainda otimizam a sua flexibilidade. O auxilio de bolas para pilates, elásticos e acessórios fitness também não são descartados. Podemos destacar também que em algumas academias, há utilização de conceitos de pilates nas aulas de balé fitness. As músicas utilizadas nas aulas não se limitam às clássicas, muito pelo contrario, pode rolar Rock, Pop e até indicações das músicas favoritas dos alunos.

As aulas iniciam com leves alongamentos e músicas mais calmas. Em seguida, inicia-se a realização dos movimentos do ballet clássico com o auxilio da barra técnica. Após a iniciação e adaptação ao ritmo da aula, são dadas as instruções para os exercícios abdominais. A utilização de acessórios como bolas e elásticos nesse momento é livre. É exatamente nesse momento que podemos reconhecer a forte influência do Pilates na aula de Ballet Fitness. Na terceira parte da aula é que são realizados os movimentos ritmados. Eles podem contribuir para a sua flexibilidade, condicionamento físico e também para a memória.

As aulas mais agitadas e com músicas de ritmos mais intensos são voltados para as mulheres que desejam perder peso, tonificar e fortalecer o corpo, mas há outras aulas que são voltadas para alunas iniciantes. Essas aulas são ministradas com músicas mais lentas e até com acordes de piano ao fundo para proporcionarem momentos de reflexão e relaxamento. Essas aulas seguem principalmente os princípios do Pilates.

O gasto calórico é de, em média, 500 calorias por aula e as aulas podem contribuir para uma melhor flexibilidade e até força. Elas são ministradas em tempos variados de 45 a 60 minutos e podem ser aplicadas 2 ou 3 vezes por semana.

Benefícios

As aulas de Ballet Fitness podem oferecer diversos benefícios e esses podem ser obtidos de acordo com a dedicação das alunas. As aulas dinâmicas e agitadas podem contribuir para o fortalecimento de seus músculos e ainda reduzir as suas medidas corporais.

O Balé Fitness se diferencia da musculação exatamente por não voltar os movimentos para um único grupo muscular, muito pelo contrário. A metodologia das aulas é desafiar o seu condicionamento físico com múltiplos movimentos que exigem dedicação de diversos membros.

Os benefícios obtidos podem ser similares aos de uma sessão de drenagem linfática, devido à alta frequência de elevações de calcanhares, joelhos e quadris, os quais resultam no trabalho sobre os vasos linfáticos.

Não pense que os benefícios se limitam ao melhor condicionamento de seus músculos, o sistema cardiovascular também pode funcionar melhor com a adoção das aulas de Balé Fitness.

A sua postura e a saúde de sua coluna também podem ser beneficiadas com a realização dos movimentos das aulas de Ballet Fitness, principalmente pelos alongamentos realizados no início e no fim das aulas.

Dicas

  • É importante que você avalie e reconheça suas condições corporais, principalmente as lesões. Você deve analisar se possui lesões e problemas físicos que possam prejudicar ou agravar a condição atual.
  • Abuse do uso de acessórios, eles podem proporcionar uma forma diferenciada na realização dos movimentos.
  • Avalie a metodologia utilizada pela instrutora da aula, verifique se disponibiliza atenção de forma igualitária e se exige o adequado de sua condição física, pois é fundamental que você se sinta segura e confortável durante as aulas.
  • Se você deseja perder peso, não se dedique apenas às aulas de Balé Fitness, é fundamental que você se adeque a uma vida saudável com hábitos saudáveis. Uma dieta e exercícios físicos regulares são fundamentais para a perda de peso, não atribua toda a responsabilidade de emagrecimento ao Ballet Fitness.
  • Beba bastante água durante as aulas. Você perderá líquidos e é importante que se mantenha hidratada para não reduzir a sua resistência física.
  • Utilize roupas confortáveis, os movimentos exigiram de sua flexibilidade, então é indispensável à utilização de roupas compatíveis com a amplitude dos movimentos. Roupas que dificultam a transpiração também devem ser evitadas.
  • Utilize as aulas de Ballet Fitness para melhorar sua capacidade de concentração e memorização.
  • Não há exigência de utilização de sapatilhas de ponta, mas em caso de uso, opte por uma confortável e que se adeque facilmente à realização dos movimentos; quanto mais se sentir confortável, melhor.
  • Não realize os movimentos com dúvidas sobre a realização do mesmo, pois poderá por sua postura em risco, e assim ocasionar lesões que poderiam ser evitadas. Busque esclarecimentos com sua orientadora e então pratique a dança da forma mais segura possível.
  • Acima de todos os benefícios, divirta-se, a aula é uma novidade para você sair dos exercícios monótonos, então utilize o Ballet Fitness a seu favor, divirta-se com as músicas e com o ambiente diferenciado para exercícios.

Quem pode praticar?

Não há contra indicações para participar das aulas de Balé Fitness. Se você possui mais que 12 anos de idade, pode buscar a academia mais próxima para obter melhores informações sobre as aulas oferecidas.

Onde praticar?

As aulas de Ballet Fitness são oferecidas em academias e estúdios de danças. Você pode buscar pelos serviços oferecidos em estabelecimentos do seu bairro ou cidade. Se você tiver dúvidas, pode buscar por informações dos locais mais próximos por pesquisas na internet.

Você já tinha ouvido falar no Ballet Fitness? Seria uma boa opção de atividade física para você fugir da mesmice? Comente abaixo sua opinião.

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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2 comentários em “Ballet Fitness – Como Funciona, Benefícios e Dicas”

  1. Quais são as exigências e conhecimentos que um profissional deve possuir para aplicar uma aula de balé fitness?