Banana Dá Gases?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

A banana é a fruta mais consumida no Brasil, e motivos não faltam para incluí-la nas suas refeições. Porém, algumas pessoas podem sentir as incômodas flatulências após comer banana. Veja a seguir se é verdade que banana dá gases ou se não passa de uma falsa percepção.

Além de ser saborosa, a fruta é nutritiva e serve como fonte de vários componentes necessários para o nosso organismo funcionar corretamente, como: carboidratos, fibras, potássio, vitamina B6, vitamina C e antioxidantes.

Aproveite para já conhecer todos os benefícios da banana para a saúde e boa forma e algumas informações importantes de como eliminar gases se eles estão te incomodando muito.

Mas será que a banana dá gases?

Você já percebeu que ficou mais flatulento depois de comer uma banana? Será que isso foi simplesmente uma coincidência ou comer banana dá gases realmente?

A verdade é que não é sempre que as bananas provocam gases, mas elas podem fazer isso sim.

Isso porque a fruta contém tanto fibras solúveis quanto frutose e ambos podem causar os gases. A decomposição das fibras no intestino grosso cria gases, especialmente se a pessoa consome uma quantidade maior do que aquela à qual o corpo está acostumado.

Algumas pessoas também podem apresentar dificuldades para digerir a frutose, principalmente quando ele é ingerida em quantidades elevadas.

A frutose é o açúcar natural das frutas. Embora seja algo menos comum do que a intolerância à lactose, algumas pessoas experimentam gases e inchaço ao consumir frutas devido ao fato do seu sistema gastrointestinal não conseguir decompor apropriadamente todos os açúcares contidos nesses alimentos.

Com isso, esses carboidratos chegam ao intestino grosso e servem como alimento para as bactérias que, por sua vez, produzem os gases como um subproduto.

Segundo a Fundação Internacional de Distúrbios Funcionais Gastrointestinais (IFFGD, sigla em inglês), as bananas, as maçãs, os pêssegos, as uvas-passas, os damascos, as peras e o suco de ameixa seca são tidos como os maiores ofensores neste sentido.

Além disso, a nutricionista Abby Langer também listou a banana como um dos alimentos que podem favorecer a liberação dos gases.

“Maçãs, bananas, pêssegos, peras, damascos e laranjas, ao lado das frutas desidratadas: todas contém o sorbitol, que é um álcool de açúcar super flatulento”, afirmou a nutricionista.

Entretanto, alguns alimentos afetam mais a flatulência do que outros. O gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers, explicou que cada pessoa abriga diferentes bactérias no seu intestino, que são geralmente as responsáveis pela produção dos gases.

Ou seja, é possível que a banana provoque os gases em uma pessoa, porém, não afete tanto assim a outra neste sentido.

A culpa não é só da alimentação

É importante saber se a banana dá gases ou não especialmente para quem já sofre com muita flatulência. Mas é mais importante ainda entender que não é só a comida que ingerimos que interfere na questão de quantos gases são liberados pelo nosso corpo.

O PhD e professor clínico de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller, explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o  gastroenterologista e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos, a problemas na flora intestinal.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, nenhuma flatulência ou o aparecimento de muitos gases.

Vídeo:

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Você já ouviu falar que banana dá gases? Consome frequentemente e já percebeu esse efeito em seu organismo? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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