Barra de Proteína Engorda? Opções e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Barras de proteína são fáceis de carregar, você pode comer em qualquer lugar, vêm em vários sabores, e além de tudo isso, são saudáveis. Será mesmo? A seguir, vamos analisar alguns fatos e definir se comer barra de proteína engorda ou emagrece, para que você descubra se vale mesmo a pena usá-las, seja para perder peso ou ganhar.

Se você quer emagrecer…

Barras de proteína podem ser aliadas em um regime de perda de peso. A proteína contida nelas pode ajudar a controlar o apetite e te deixar cheio por mais tempo, tornando o controle da alimentação mais fácil. Entretanto, a barra de proteína, nesse caso, deve ser usada como substituição de algum outro alimento, não como um lanche adicional. Além disso, é necessário avaliar bem a constituição da barra, para se certificar de que ela não contém calorias demais, gorduras trans ou açúcares adicionados.

O uso da barra de proteína também deve ser acompanhado por uma dieta saudável e balanceada, com restrição de calorias para a criação de um déficit calórico, e exercícios físicos regulares.

Algumas pessoas dizem que a barra de proteína engorda para elas, mas isso pode ser causado pela escolha errada da barra de proteína ou pelo fato de que, em conjunto com exercícios, as barras de proteína podem ajudar a ganhar mais músculos, e nesse caso, apenas o peso na balança aumentaria, não a quantidade de gordura no corpo.

Se você quer engordar…

Muitas pessoas usam as barras de proteína como uma forma de aumentar a ingestão de proteínas para ganhar mais músculos e, consequentemente, ganhar peso. No entanto, a barra de proteína só vai oferecer esse resultado caso você já tenha uma ingestão suficiente de proteínas e ela a aumente, de forma a oferecer mais proteínas aos músculos. A barra de proteína usada para ganhar peso deve seguir as mesmas recomendações quanto aos valores nutricionais que a usada para perder peso: não conter mais de 300 calorias, gorduras trans ou açúcares adicionados.

Enquanto a quantidade maior de calorias e a presença de açúcar permitem-nos dizer que a barra de proteína engorda, este peso ganho não é saudável, sendo composto de gordura e não de músculos. Enquanto o peso de músculos proporciona uma aparência e sensação de firmeza do corpo e da pele, o peso de gordura causa a aparência de flacidez, além de poder ser prejudicial à saúde em alguns locais, como a gordura abdominal visceral.

Barras de Proteína Boas x Barras de Proteínas Ruins

Como dito anteriormente, as barras de proteína, sejam usadas para emagrecer ou engordar, não devem conter muitas calorias, gorduras trans ou açúcares adicionados. Além disso, elas devem conter uma boa quantidade de fibras.

Enquanto algumas barras de proteína no mercado atendam a esses requisitos, outras recorrem a ingredientes como xarope de milho com alta concentração de frutose, açúcar invertido, xarope de glicose, maltodextrina, entre outros. Além disso, elas podem conter açúcares modificados quimicamente, como sorbitol, manitol, xilitol, glicerina, entre outros, para diminuir a quantidade de carboidratos no produto. Esses açúcares modificados podem ter um efeito laxante. Outro ingrediente que deve ser evitado a qualquer custo são as gorduras hidrogenadas, que contêm gorduras trans.

Portanto, enquanto o valor nutricional de algumas barras possa parecer maravilhoso, a lista de ingredientes pode contar uma história bem diferente. Assim, é importante analisar os ingredientes no momento da compra de uma barra de proteína para ver se ela realmente pode te fazer bem ou se ela é um produto nocivo disfarçado.

Uma boa barra de proteína deve conter pouco ou nenhum açúcar adicionado, não deve conter, em hipótese alguma, xarope de milho com alta concentração de glicose, deve conter fibras e não deve ter proteína “demais”. Uma barra que contém muita proteína, mas não contém carboidratos suficientes para ajudar seu corpo a absorver essa proteína, não terá efeito, já que a proteína provavelmente será eliminada sem ser utilizada pelo corpo. Uma boa barra de proteína deve ter cerca de 2 gramas de proteína para cada 1 grama de carboidrato.

Vale a Pena?

Se você tem uma dieta balanceada, provavelmente consome a quantidade diária adequada de proteínas, portanto não precisaria realmente de uma barra de proteína. Se você quer aumentar sua ingestão de proteínas e calorias para ganhar peso em forma de músculos, comer barra de proteína engorda saudavelmente, desde que sua escolha siga os requisitos falados anteriormente.

Se você quer inserir barras de proteína na sua dieta, procure no supermercado ou em lojas de produtos naturais e suplementos barras de proteína que contenham ingredientes saudáveis e que não listem qualquer ingrediente nocivo, como açúcares modificados, adicionados ou gorduras hidrogenadas.

Se não conseguir encontrar uma barra de proteína que pareça oferecer o que você quer, você pode experimentar fazê-las em casa, assim você controla todos os ingredientes, o sabor, o tamanho delas e pode economizar. Há muitas receitas disponíveis, e você pode escolher a que funciona melhor para você.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir barras de proteína? Em quais momentos do seu dia você as consome? Você acredita que elas te ajudam no seu objetivo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Barra de Proteína Engorda? Opções e Dicas”