Benefícios da Beldroega – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 07/07/2020

Efeito antioxidante, aliada da saúde do coração e útil no processo de emagrecimento: conheça os benefícios da beldroega e saiba como usar!

Usada tradicionalmente na medicina chinesa para tratar diversas doenças, a beldroega (Portulaca oleracea) é um pequeno arbusto que promete trazer vários benefícios para a saúde. Alguns deles incluem ajudar a perder peso, manter o coração saudável, tratar desconfortos e doenças gastrointestinais, além de influenciar positivamente o crescimento e desenvolvimento das crianças.

A lista de componentes da beldroega inclui os ácidos graxos ômega 3. Uma porção de 100 gramas da planta com 16 calorias ainda contém: vitamina A, vitamina C, manganês, magnésio, ferro, potássio e cálcio, além de quantidades significativas de vitaminas do complexo B, fósforo e cobre. A planta ainda apresenta compostos antioxidantes como os pigmentos betalaína e carotenoides e mais de 90% de sua composição é composta por água.

A ampla gama de nutrientes encontrados na beldroega confere à planta propriedades antioxidantes, antibacterianas, diuréticas e desintoxicantes.

Para que serve a beldroega?

Os benefícios da beldroega têm sido sugeridos por pesquisas e estudos. Conheça para que serve a planta:

  • Fonte de gorduras boas;
  • Ação antioxidante;
  • Auxílio à saúde cardiovascular;
  • Fonte de minerais;
  • Auxílio à saúde dos olhos;
  • Aliada da perda de peso;
  • Desenvolvimento infantil;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Saúde da pele;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Saúde dos ossos;
  • Circulação sanguínea.

Benefícios da beldroega: saiba como usar!

A beldroega pode ser usada na culinária devido a um sabor peculiar que mistura um leve sabor azedo com um gosto salgado que lembra o sabor de vegetais como o espinafre e o agrião.

A beldroega é comumente usada em saladas na forma crua ou em sopas e ensopados na forma cozida. Para preservar a maior quantidade de nutrientes, o melhor é consumir o vegetal cru, desde que se lave muito bem as folhas da planta antes de ingerir.

Cuidados

A beldroega pode ser perigosa para alguns grupos de pessoas propensas a desenvolver pedras nos rins, devido ao seu alto teor de oxalatos, substâncias que podem contribuir para a formação de pedras nos rins. Além disso, grandes quantidades da planta no organismo podem prejudicar a absorção de alguns minerais como o cálcio e o magnésio.

No entanto, se você nunca teve problemas de pedras nos rins ou na vesícula e costuma se manter bem hidratado, não há com o que se preocupar.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou a beldroega alguma vez? Em que tipo de receita? Já sabia que ela fornece tantos benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Benefícios da Beldroega – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Pena que a gente nao sabia antes ,é raro encontrar ao menos aqui no Paraguay.
    Fiz de uma planta ,plantada em um vaso de flor . E vou caprichar de cuidar bem.

  2. Valeu os comentários minha mãe fazia salada quando morávamos na roça, muito Boa, não sabia que é tão importante com certeza que vou consumir de hoje em diante. Luiz São Paulo Capital

  3. Esse “mato” valioso e benéfico à nossa saúde passou a fazer parte do meu cardápio a pouco tempo depois de ler uma matéria a respeito. Estou me sentindo confiável com os resultados e já deixei um canteiro exclusivo na minha chácara só prá essa planta e outras mais.

  4. Eu passei a usar a pouco tempo pq minha amiga me falou da beldroega ..já tive problema.de vesícula e passei por cirurgia eu posso usar?

  5. Achei muito importante está matéria sobre os benéficios da beldroega,inclusive tenho 3 mudas plantadas em vasos.Farei o uso sim.Obrigada

    • Ja usei muito. Faço um omelete bem picadinho misturando folhas de tomates e tempero a gosto . Fica muito saboroso.

  6. TENHO AQUI NO QUINTAL DE CASA MUITAS BELDROEGAS QUE JOGAVA NO LIXO… AGORA NAO DESPERDIÇAREI MAIS NEM UMA PLANTA, POIS POR ESSE E OUTROS ARTIGOS ESTOU VENDO E APRENDENDO COMO ESSA PLANTINHA QUE NASCE SOZINHA POR AQUI É EXTREMAMENTE VALIOSA PARA NOSSA SAÚDE. AGRADEÇO A MATÉRIA E PASSAREI A INFORMAÇÃO PARA FRENTE NOS NOSSOS GRUPOS DE REDES SOCIAIS. VALEU MUITO, MUITO A DICA, AMIGOS!