Beldroega – O que é, para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

A beldroega é um pequeno arbusto que promete trazer vários benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela pode proteger a saúde da pele, estimular a saúde dos olhos, fortalecer o sistema imunológico, além de melhorar a saúde cardiovascular, contribuir para a força óssea e até prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A planta também contém compostos antioxidantes como betalaína e carotenoides, que conferem à planta propriedades antioxidantes, antibacterianas, diuréticas e desintoxicantes.

Quer descobrir mais sobre essa planta e o que ela pode fazer pela nossa saúde? Confira essas informações sobre as propriedades e os principais benefícios da beldroega para o nosso corpo.

O que é?

A beldroega é uma planta conhecida cientificamente como Portulaca oleracea, um arbusto de folhas suculentas e flores coloridas. Popularmente, é chamada de onze-horas ou salada-de-negro

Salada com beldroega
Salada de beldroega

A beldroega é facilmente cultivada e, portanto, pode ser confundida com uma erva daninha. Porém, trata-se de uma planta medicinal com muitas propriedades nutritivas e benéficas para a saúde.

Benefícios da beldroega

Que tal descobrir, com detalhes, quais são os benefícios da beldroega? Confira:

1. Fonte de gorduras saudáveis ômega-3

Os ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3 são fontes de gorduras saudáveis que o organismo não é capaz de produzir sozinho, o que torna necessário o consumo através da dieta.

Elas ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas e problemas associados, como por exemplo, a hipertensão e o colesterol alto.

Estudos mostram que além de reduzir o colesterol ruim, alimentos ricos em ácidos graxos do tipo ômega 3 ajudam a reduzir o risco de doenças como a aterosclerose e diminuir a incidência de ataques cardíacos e derrames.

  Continua Depois da Publicidade  

A beldroega apresenta um baixo teor de gorduras totais e uma grande quantidade de Ômega 3, como por exemplo, nas formas de ácido alfalinolênico (ALA) e ácido eicosapentaenoico (EPA).

O ALA é encontrado em muitos alimentos de origem vegetal, enquanto que o EPA é mais encontrado em produtos de origem animal como peixes e algas, por exemplo.

Quando comparado com outros alimentos de origem vegetal, a beldroega apresenta mais ALA do que muitos vegetais populares, como por exemplo, o espinafre. Além disso, o EPA não costuma ser encontrado em plantas, o que é um fato bastante interessante sobre a beldroega.

2. Possui efeito antioxidante, auxilia na saúde dos olhos e da pele

Dentre as propriedades medicinais da beldroega, destaca-se a presença de compostos antioxidantes, como por exemplo, a vitamina C, E e A que fazem dessa planta uma grande aliada na prevenção de doenças.

A vitamina C, por exemplo, é um antioxidante muito importante para manter a pele, músculos e ossos saudáveis. Já a vitamina E ajuda a proteger as membranas celulares contra danos causados por radicais livres. A vitamina A é essencial para a boa saúde dos olhos, pois ajuda a prevenir doenças como a catarata e a degeneração macular.

Além dessas vitaminas, a beldroega contém glutationa, melatonina e betalaína, que também são compostos antioxidantes benéficos para a saúde.

3. Possui alto teor de minerais

Vários minerais, essenciais para a manutenção do metabolismo, estão presentes na beldroega. Conheça os benefícios de cada um e as suas principais funções:

  • Potássio: ajuda a regular a pressão sanguínea e evitar a incidência de derrames e doenças cardíacas;
  • Magnésio: é importante pois participa de mais de 300 reações enzimáticas no nosso organismo;
  • Cálcio e o fósforo: são importantes para a boa saúde dos ossos e dentes;
  • Zinco: serve para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças;
  • Ferro: é indispensável para o transporte de oxigênio e nutrientes através do corpo e para prevenir a anemia.

4. Auxilia o emagrecimento

A beldroega pode ser uma boa opção nutritiva para incluir na dieta de quem quer perder peso, pois além de possuir poucas calorias por porção, também é um alimento nutritivo, e também rico em fibras que contribuem para a sensação de saciedade.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Contribui para o desenvolvimento infantil

A beldroega contém muitos nutrientes que são importantes para que a criança em desenvolvimento tenha ossos e dentes fortes, além de um sistema imunológico fortalecido para combater infecções.

Segundo uma pesquisa de 2006 publicada no International Review of Psychiatry, o consumo de alimentos ricos em ômega 3, por crianças em desenvolvimento, é benéfico para a saúde do cérebro.

6. Pode ajudar a tratar problemas gastrointestinais

Há muito tempo, a beldroega é explorada na medicina chinesa para o tratamento dos mais diversos distúrbios gastrointestinais, como por exemplo, a diarreia, a hemorragia intestinal e até alguns casos de hemorroidas.

Esses efeitos podem ser explicados pela presença de compostos orgânicos como a dopamina, o ácido cítrico, o ácido málico, a alanina e a glicose, pois são compostos que desempenham diversa funções no metabolismo, ajudando a regular a atividade gastrointestinal.

Informações nutricionais

A beldroega se destaca, principalmente, por ser fonte de ômega 3. Além disso, ela também é rica em fibras e várias vitaminas e minerais.

Uma porção de 100 gramas de beldroega apresenta apenas 20 calorias e contém os seguintes nutrientes:

Composição por 100g% IDR*
Calorias 20 calorias1%
Gorduras totais 0.4 g0%
Colesterol 0 mg0%
Sódio 45 mg1%
Potássio 494 mg14%
Carboifrato 3.4 g1%
Proteina 2 g4%
Vitamina A26%
Cálcio6%
Vitamina D0%
Cobalamina0%
Vitamina C35%
Ferro11%
Vitamina B65%
Magnésio17%
Fonte: U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE (USDA). *Porcentagens de ingestão diária recomendada com base em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades calóricas.

Como usar a beldroega

A beldroega pode ser usada na culinária devido a um sabor peculiar que mistura um leve sabor azedo com um gosto salgado que lembra o sabor de vegetais como o espinafre e o agrião.

A beldroega é comumente usada em saladas na forma crua ou em sopas e ensopados na forma cozida. Para preservar a maior quantidade de nutrientes, o melhor é consumir o vegetal cru, desde que se lave muito bem as folhas da planta antes de ingerir.

Contraindicações

A beldroega, apesar de ser uma ótima fonte de nutrientes e muito benéfica para a saúde, pode ser perigosa para o grupo de pessoas propensas a desenvolver pedras nos rins, por conta da alta concentração de oxalatos em sua composição.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou a beldroega alguma vez? Em que tipo de receita? Já sabia que ela fornece tantos benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média 4,75)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “Beldroega – O que é, para que serve e como usar”

  1. Oi tudo!!! Consumi beldroega, Tem um fato muito interessante sobre ela ingeri em forma de salada, não se foi no mesmo ou no dia seguinte me senti muito bem, havia tempo que não me sentia assim. Depois vim lembrar que tinha consumido a beldroega senti uma renovação fantástica,um bem estar maravilhoso. Então estou fazendo o teste consumindo a mesma para confirmar os benefícios. Obrigado pelo conteúdo.

  2. Pena que a gente nao sabia antes ,é raro encontrar ao menos aqui no Paraguay.
    Fiz de uma planta ,plantada em um vaso de flor . E vou caprichar de cuidar bem.

  3. Valeu os comentários minha mãe fazia salada quando morávamos na roça, muito Boa, não sabia que é tão importante com certeza que vou consumir de hoje em diante. Luiz São Paulo Capital

  4. Esse “mato” valioso e benéfico à nossa saúde passou a fazer parte do meu cardápio a pouco tempo depois de ler uma matéria a respeito. Estou me sentindo confiável com os resultados e já deixei um canteiro exclusivo na minha chácara só prá essa planta e outras mais.

  5. Eu passei a usar a pouco tempo pq minha amiga me falou da beldroega ..já tive problema.de vesícula e passei por cirurgia eu posso usar?

  6. Achei muito importante está matéria sobre os benéficios da beldroega,inclusive tenho 3 mudas plantadas em vasos.Farei o uso sim.Obrigada

    • Ja usei muito. Faço um omelete bem picadinho misturando folhas de tomates e tempero a gosto . Fica muito saboroso.

  7. TENHO AQUI NO QUINTAL DE CASA MUITAS BELDROEGAS QUE JOGAVA NO LIXO… AGORA NAO DESPERDIÇAREI MAIS NEM UMA PLANTA, POIS POR ESSE E OUTROS ARTIGOS ESTOU VENDO E APRENDENDO COMO ESSA PLANTINHA QUE NASCE SOZINHA POR AQUI É EXTREMAMENTE VALIOSA PARA NOSSA SAÚDE. AGRADEÇO A MATÉRIA E PASSAREI A INFORMAÇÃO PARA FRENTE NOS NOSSOS GRUPOS DE REDES SOCIAIS. VALEU MUITO, MUITO A DICA, AMIGOS!