Bertalha – Para que serve, benefícios e como usar!

Especialista:
atualizado em 23/10/2020

Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, a bertalha é uma aliada do processo de emagrecimento, combate a anemia e a osteoporose. Além de ser popularmente conhecida por suas propriedades afrodisíacas.

Conhecida também pelos nomes de basella alba e espinafre-indiano, ela possui caules e folhas carnosas e suculentas. É muito consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Confira agora os principais benefícios e como consumir essa planta de origem indiana.

Propriedades da hortaliça 

A bertalha possui nutrientes importantes para o organismo, como as vitaminas A, B2, B5, B6, e vitamina C. Além de ser fonte de importantes minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, o que a torna um alimento muito nutritivo.

Ajuda a emagrecer e a melhorar a digestão

Por ser nutritiva e pouco calórica, é uma boa alternativa para quem está de regime, visto que ela alimenta bem e, ao mesmo tempo, não possui muitas calorias (cada porção de 100 g tem 23 calorias). O excesso de calorias leva ao aumento de peso.

Além disso, em sua versão crua, a hortaliça é rica em fibras, que promovem uma sensação de saciedade, tornando mais fácil controlar o apetite. As fibras presentes na bertalha tornam a digestão mais eficiente, o que também faz com que os nutrientes sejam melhor absorvidos.

A bertalha é uma aliada da dieta, mas para emagrecer é fundamental que toda a alimentação seja saudável e equilibrada, além da prática regular exercícios. Aliás, é indicado que você tenha o acompanhamento de um nutricionista e de um personal trainer, pois eles poderão indicar treinos e regimes adequados para você.

Combate os radicais livres

Rica em antioxidantes, essa hortaliça ajuda a combater os radicais livres, que acelerarem o envelhecimento e ainda podem trazer graves doenças, como o câncer.

Os radicais livres também afetam os olhos, ocasionando problemas como a catarata e até a perda da visão, os antioxidantes presentes na bertalha são capazes de combater essa ação. Além disso, ela é fonte de vitamina A, que é essencial para a visão.

Veja também: O que são radicais livres?

Combate a anemia e boa para a saúde dos ossos

A falta de ferro é a principal causa da anemia. Como é fonte desse mineral, a bertalha ajuda a combater esse mal. Além do mais, é fonte de vitamina C, que auxilia na absorção do ferro.

Além disso ela é rica em cálcio e magnésio, que contribuem para a saúde dos ossos, já que o primeiro é essencial para o desenvolvimento dos ossos, e o segundo ajuda o organismo a absorver o cálcio.

Tem indicações terapêuticas e afrodisíacas 

Ajuda a combater problemas no fígado. Além de auxiliar o tratamento de hemorragias que podem acontecer após os partos. Obviamente, um médico deve autorizar e acompanhar o uso dessa hortaliça nesses casos.

Como se não bastassem todas essas propriedades, a medicina popular ainda considera a bertalha afrodisíaca, ou seja, acredita que ela estimula o apetite sexual, tanto em homens quanto em mulheres.

Como preparar

Você pode consumir essa hortaliça refogada, em saladas, ou ainda em sopas, farofas, omeletes, tortas e quiches. Agora nós vamos ver como preparar duas receitas com a bertalha:

1. Refogado de bertalha

Ingredientes:
  • 1 maço de bertalha;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola pequena picada;
  • Sal a gosto;
  • Óleo ou azeite de oliva a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Salsinha a gosto.
Modo de preparo:
  1. Lavar a bertalha e picar seus talos em pedacinhos pequenos e suas folhas em pedaços grandes. Reservar;
  2. Refogar o alho e a cebola no óleo ou azeite. Adicionar a cebolinha, a salsinha, o sal e a pimenta e misturar bem;
  3. Acrescentar a bertalha. Se necessário, colocar um pouco de água;
  4. Tampar a panela e deixar no fogo por mais alguns minutos até as folhas cozinharem. Desligar e servir.

2. Farofa de bertalha

Ingredientes:
  • 1 maço de bertalha lavada e picada;
  • 1 cebola média picada em cubos;
  • 8 tomates-cereja cortados ao meio;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Alho picado;
  • Sal a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Farinha de milho de beiju em flocos.
Modo de preparo:
  1. Refogar a cebola e o alho no azeite;
  2. Adicionar a bertalha, o sal, a cebolinha e a pimenta. Refogar e quando a bertalha cozinhar, acrescentar a farinha de milho aos poucos, até adquirir o ponto desejado;
  3. Desligar o fogo, adicionar os tomates e misturar bem. Servir.

Cuidados com a bertalha

Embora tenha muitos benefícios, essa planta não deve ser consumida com exagero, uma vez que ela possui alto teor de ácido oxálico, substância tóxica que pode causar pedras nos rins e na bexiga, atrapalhar a absorção de cálcio e até mesmo levar à morte, caso a pessoa coma 1500 mg ou mais.

Gestantes não devem consumir bertalha no início da gravidez, pois ela pode causar lesões no feto.

Deve ser consumida logo depois de colhida, já que se deteriora facilmente. Pode ser guardada na geladeira, durante dois ou três dias, embrulhada em papel ou plástico.

Informação Nutricional

Abaixo segue as propriedades nutricionais por 100g de parte comestível da bertalha refogada.

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias45,30 kcal
Proteína2,97 g
Gorduras Totais2,78 g
Gorduras Saturadas0,41 g
Gorduras Monoinsaturadas0,59 g
Gorduras Poliinsaturadas1,57 g
Gorduras Trans
Colesterol
Carboidrato3,75 g
Açúcar Total0,89 g
Fibra Total2,40 g
Minerais
Cálcio136,00 mg
Magnésio87,00 mg
Manganês0,94 mg
Fósforo56,00 mg
Ferro3,57 mg
Sódio70,00 mg
Potássio466,00 mg
Cobre0,17 mg
Zinco0,76 mg
Selênio2,66 mcg
Vitaminas
Retinol
Vitamina A524,00 mcg
Tiamina0,10 mg
Riboflavina0,24 mg
Niacina0,49 mg
Equivalente Niacina1,16 mg
Piridoxina0,24 mg
Cobalamina
Folato146,00 mcg
Vitamina D
Vitamina E2,31 mg
Vitamina C9,80 mg
Fonte: IBGE (Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil)

Você já conhecia os benefícios da bertalha para a saúde? Já experimentou consumir alguma receita com esta hortaliça? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Bertalha – Para que serve, benefícios e como usar!”

  1. Adoro faço refogado depois estalo ovos e abafo ,coloco em caldos e etc… Muitas coisas .vim morar no Paraná e trouxe muda pois não achei por aqui.

  2. Boa tarde! Hoje comi as primeiras folhas do meu pé de bertalha, amo! Quantas vezes por semana eu devo consumir pra ter os benefícios?

  3. Comia muito em criança refogada. Muito gostosa! Desconhecia os benefícios e a receita de prepara-la como farofa. Contudo, só com tomate cereja?

  4. Estou começando a conhecer a bertalha, consegui algumas sementes através de um amigo, existe no mercado para comprar?

  5. Para retirar a baba da bertalha, quiabo, é só colocar um pedaço de tomate picadinho junto com quando colocar no fogo,e deixar cozinharem juntos

  6. Galerum refogdo de Bertalha bem temperadinha fica deliciosa na panqueca,seja pura ou misturada com carne moída magra ou mussarela.

    Experimentem e bom apetite.

    JK

  7. Iniciei a pouco tempo cultivar Bertalha. Ela tem crescido bem na aquaponia. Tem feito efo de Bertalha,mas certas vezes fica bsbento como quiabo. Tem algo que poderá evitar esta baba????

  8. Uso a bertalha em compressa como antiflamatorio em feridas,bolha, receita dos dos avos antepassados,resultado imediato
    basta clocar água quente na folha e colocar sobre o local.

  9. Minha família comia Bertalia quando eu era criança e uma hortaliça que poderia fazer parte do alimento do Brasileiro a produção não dá trabalho

  10. Boa noite Dra.,
    Adoro as suas orientações.
    A Bertalha pode ser ingerido crú, em forma de suco?
    Obrigado, um forte abraço.