Benefícios de um Banho Gelado para Saúde e Boa Forma e Como Tomar Coragem!

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Já aconteceu de você estar super relaxado em baixo de uma ducha de água quente, quando de repente a água esfria e vem com tudo em cima de você? Nesse momento parece que o seu mundo acabou, certo?

Mas da próxima vez que isso acontecer, não saia gritando aos quatro cantos. Em vez disso, aproveite essa água fria, porque ela pode ser exatamente o que você precisa.

Tem sido provado que os banhos de água fria fazem extremamente bem à saúde e bem-estar. Algo tão simples quanto diminuir a temperatura do seu banho pode realmente fazer uma grande melhoria em sua vida. Assim, vamos aprender sobre os 15 benefícios de um banho frio logo abaixo!

Benefícios de um banho gelado

1. Banhos frios constroem força de vontade

Embora quase ninguém fale deste benefício de um banho frio, ele constrói uma enorme força de vontade. Para fazer algo que a pessoa tende a resistir, todos os dias, principalmente quando acorda, precisa de muita força de vontade. Com o tempo, esta força mental e disciplina irá se tornar um hábito automático, que ecoará em sua vida.

2. Melhora a resistência emocional

Você se sente perturbado, ansioso ou chateado com facilidade? Banhos frios podem te ajudar, já que eles treinam o seu sistema nervoso para ser mais resistente ao estresse.

Como mostrado em um estudo, banhos de água fria agem como uma pequena forma oxidativa de estresse em seu sistema nervoso, e com o tempo o seu corpo se adapta a isso, o que se traduzirá em sua vida cotidiana, deixando de lado as besteiras estressantes que normalmente estragam o seu humor. Isso pode ser visto como uma adaptação ao estresse oxidativo repetido.

3. Reduz o estresse

Junto com o aumento da sua adaptação a situações estressantes, um banho gelado irá diminuir os seus níveis de ácido úrico, aumentando seus níveis de glutationa no sangue, fazendo com que fique em geral menos estressado.

4. Aumenta o seu estado de alerta

Se você é uma das almas corajosas que já tomou um banho gelado, já sabe que a princípio é difícil respirar. Mas não se assuste, essa respiração extremamente profunda às 8:00 todas as manhãs faz com que aumente drasticamente o seu consumo de oxigênio e frequência cardíaca, resultando em uma dose natural de energia durante todo o dia.

Essa respiração profunda fará com que fique mais alerta durante todo o dia, em vez de ficar que nem um zumbi em seu trabalho.

5. Melhora a sua pele e cabelo

Uma das melhores maneiras de melhorar a sua pele e cabelo é tomando banhos frios. A água gelada pode ajudar a melhorar a pele, impedindo que ela perca muito do seu óleo natural, e o seu cabelo fica com o mesmo benefício.

Além disso, um dos benefícios de tomar banho frio é como isso irá ajudar o seu cabelo a permanecer brilhante, forte e saudável, mantendo os folículos planos e aumentando a sua aderência ao couro cabeludo.

6. Estimula a perda de peso

A maioria das pessoas não sabe disso, mas existem dois tipos de gordura em seus corpos. A gordura marrom e a gordura branca. A gordura branca é ruim, é a gordura corporal que todos odeiam, já a gordura marrom é a boa, pois é a responsável por gerar calor e manter o seu corpo aquecido. Entenda melhor sobre isso.

Quando você toma um banho de água fria, a gordura marrom é ativada, resultando em um aumento no gasto de energia para manter o seu corpo aquecido, consequentemente aumentando o gasto de calorias.

7. Aumenta a testosterona

Um dos benefícios de um banho gelado mais legais para os homens é que ele irá aumentar seus níveis de testosterona.

É difícil dizer ao certo quanto irá aumentar, mas de acordo com este estudo, o calor, mesmo que em pequenas quantidades, tem um efeito sobre o DNA, RNA e síntese proteica nos testículos.

8. Aumenta a fertilidade

Outro benefício interessante dos banhos frios é que eles aumentam a contagem de esperma nos homens, aumentando assim a fertilidade. Foi provado que tomar banhos quentes pode ser um contraceptivo masculino eficaz e um estudo feito por uma universidade dos Estados Unidos demonstrou que os homens que pararam de tomar banhos quentes regulares tiveram um aumento na contagem de esperma de até 491%.

9. Aumenta a imunidade

Um dos benefícios de um banho gelado é o fato de que ele aumenta, ou seja, melhora a sua imunidade. De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, tomar banhos frios regularmente aumenta a quantidade de células brancas que servem para lutar contra doenças em comparação com aqueles que tomam banhos quentes regularmente.

10. Melhora a circulação

Se você não se sente motivado a tomar banhos frios para se sentir melhor, ou por ter uma aparência melhor, pense que pelo menos eles te deixam mais saudáveis. Banhos frios melhoram a sua circulação, enviando mais sangue para os seus órgãos para que eles se mantenham aquecidos. Esta estimulação do sistema circulatório é ótima para a sua saúde cardiovascular.

11. Banhos frios ajudam na recuperação muscular

Se você é um atleta, sabe que tomar um banho frio após um treino intenso é uma das melhores coisas que podem ser feitas para se recuperar mais rapidamente, e um estudo realizado em 2009 confirma isso.

Mas você não precisa de um centro de treinamento de alta tecnologia com submersíveis de água fria para ser capaz de alcançar esses benefícios, basta tomar uma chuveirada de água fria que irá melhorar a sua circulação e ajudar a remover ácido láctico. Tente alternar o banho entre muito quente e muito frio, para assim deixar o sangue ir e vir. Seus músculos irão agradecer.

14. Eles te acordam

Obviamente, uma ducha fria irá te acordar de vez pela manhã. Já foi dito aqui como eles irão cientificamente aumentar a sua agilidade, mas deixando a ciência de lado, se você está tendo problemas para se levantar e começar o seu dia, banhos frios podem mudar isso.

15. E depois disso, eles te colocam para dormir

Ironicamente, apesar de os banhos frios te ajudarem a se levantar pela manhã, a terapia do frio é uma das melhores maneiras para lhe garantir uma incrível noite de sono.

Você não precisa começar direto com a água fria

Para muitos, isso é um grande alívio. Você pode entrar no seu banho com a água quente e aproveitar isso, mas os últimos 3 minutos devem ser frios. O mais frio que conseguir.

Como tomar coragem para tomar banhos frios

Agora que você já sabe como um banho frio pode ser impressionante, boa sorte acordando pela manhã e entrando de baixo de uma chuveirada fria. Independente de quanto empolgado você se sinta neste momento, é difícil começar.

Então veja algumas palavras que irá lhe encorajar.

  1. O que a melhor versão de você faria? Ninguém irá te empurrar para de baixo do chuveiro, ao menos que você tenha um irmão mais velho bobão. A única coisa que você tem que fazer é entrar no chuveiro, e cada vez que fizer isso, a próxima ficará mais fácil. Se você quer ser a melhor versão de si mesmo, tem que sair da sua zona de conforto;
  2. Transforme isso em uma experiência. O fato de pensar que todos os dias, durante o resto da sua vida, irá tomar banho frio, pode ser algo assustador. Como fazer qualquer outra mudança em seu estilo de vida que a sua mente perceba como algo permanente.

Então aqui está a sua experiência. Tudo o que você tem que fazer é tomar um banho frio pela manhã e ver como se sente. Pode começar com a água quente, mas termine com ela fria e veja como está se sentindo.

Se gostou, então o faça novamente no dia seguinte, e veja como como se sente após fazer isso por dois dias seguidos. É apenas uma experiência, não uma mudança de vida permanente.

Você tem costume de tomar banho quentes ou gelados durante o seu dia a dia? Imaginava que um banho gelado poderia trazer tantos benefícios como estes ao organismo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (85 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

50 comentários em “Benefícios de um Banho Gelado para Saúde e Boa Forma e Como Tomar Coragem!”

  1. Realmente é muito bom, pois eu nunca tinha feito isso comecei agora, antes eu tinha muita dificuldade pra dormir agora durmo tão bem e rapido.

  2. Meu velho e saudoso pai sempre dizia que banho frio ajuda a combater o vírus da gripe!!!
    Sempre tomo banho frio, e raramente fico gripado!!

  3. Sempre tomo banho frio e me sinto muito bem com isto, ao acordar ele realmente me renova e não tenho problemas pra dormir.Já fui adepto do banho quente e posso garantir que houve uma diferença considerável nas reações do meu corpo com o banho frio.

  4. Tenho tomado banho gelado de manhã e a trde, faz muito bem, recomendo, bem mais satisfatório qe o banho quente.

  5. Frases motivacionais pra banho gelado, uau

    No começo é difícil, mas com uns minutinhos com água correndo no seu corpo ja fica confortável porém ainda com o pé atrás pra banho gelado as 5 da manhã

  6. Eu e meu esposo estamos a três dias tomando banhos gelados, eu não posso tomar café devido a gastrite e super recomendo banho gelado para acordar e se manter ligado, no meu caso é bem melhor que a cafeína pois te acorda bem e não tem aquele efeito rebote depois. Além disso estou acordando as 5 da manhã e após esse banho gelada fico bem motivada a ir cedo pra academia, recomento a todos!

  7. Tenho 48 anos de idade e passei a tomar banho gelado a uns 6 anos, diminui o consumo de tomar água, e não sei o que e sentir dor de especie alguma, minha saúde e 100%. só: um lembrete pros desconfiados: “índio só toma banho frio certo, preso também só banho frio” e ninguém morre por tomar banho gelado então experimente vc também. Não ira se arrepender!

  8. Bom, gostaria do parecer de algum profissional da area de dermatologia para corroborar ou não com o meu pensamento que o banho gelado pode ser benefico contra alergias cutaneas,pois tenho notado diminuição destas alergias nas diferentes fases. Obrigado

  9. Olá, eu tenho alergia a água quente, tenho 34 anos e a 22 anos só tomo banho frio em todas as estações do ano. No início foi difícil, mas hj em dia já acostumei. Não me recordo da última vez que gripei ou que adoeci. Após o banho, fico “elétrico” e tenho disposição o dia todo. Faz toda a diferença na minha vida.

    • Edson antônio vitta 09/07/2019 bom se já fazem 15 dias que estou tomando banho frio, estou me sentindo muito melhor,,acho que nunca mais vou tomar banho quente, e ótimo ate na conta de anergia kkkk

  10. É uma atitude simples, porém, que faz literalmente milagres!

    Quem ainda não experimentou um atitude vencedora, pode começar por essa! ?✴️

  11. Sempre tomei banho frio. E já fazem uns 05 anos que tomo banho frio às 4:00 horas da manhã!! Adoro!! Sinto meu corpo com mais energia, e ao mesmo tempo me sinto relaxada para começar o dia!!!

    • o resfriado só adquirido se você entra em contato com vírus, mas segundo um dos tópicos, sua imunidade ira aumentar então a chance que você contraia o vírus se torna um pouco menor.

      • Que diferença isso faz? É apenas água escorrendo pelo seu corpo. Você não está tomando remédios que afetam seu sistema interno. Bom senso sempre é bem vindo.