Benefícios do Chá de Oliveira e como preparar

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

Além das deliciosas azeitonas, as oliveiras também nos deram outro grande presente: suas folhas, que trazem inúmeros benefícios para a saúde, e que podem ser obtidos através do consumo do chá de oliveira.

Utilizadas na forma de extrato e mais popularmente como chá, as folhas de oliveira podem auxiliar na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de oliveira se tornou popular nos últimos anos graças ao seu potencial efeito emagrecedor. Mas este não é o único benefício da bebida, que é rica em antioxidantes como a oleuropeína, maior responsável pelos efeitos deste chá. 

Então confira abaixo os benefícios do chá de oliveira para a saúde e a boa forma.

Chá de oliveira
Chá de oliveira

É rico em antioxidantes

Diversos estudos, dentre eles um estudo brasileiro de 2014, mostraram que as folhas utilizadas na preparação do chá de oliveira são ricas em compostos antioxidantes, que trazem vários benefícios para a saúde, como:

  • Melhoram a saúde da pele: Diversos estudos, dentre eles esta publicação de 2019, mostram que antioxidantes, como o resveratrol, protegem o corpo da ação dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce, e até proporcionando um rejuvenescimento facial;
  • Mantém o bom funcionamento do sistema imunológico: Ajudam a manter o funcionamento correto do sistema imunológico, além de ter ação anti-inflamatória;
  • Ajudam a prevenir o câncer: A ação dos antioxidantes protege as células dos danos causados pelos radicais livres, tornando o chá de oliveira um importante aliado na prevenção do câncer.

Bom para diabetes

Como o chá de oliveira é rico em compostos conhecidos como polifenóis, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, o chá de oliveira reduz a resistência à insulina e melhora o metabolismo do açúcar, evidenciando a atuação da folha de oliveira no controle da glicemia sanguínea.

Dessa maneira, o extrato da folha da oliveira é eficaz para ajudar a normalizar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes. É o que afirma um estudo do Journal of Medicinal Food, publicado em 2012.

Protege o coração

  • Ajuda a controlar a pressão: As substâncias presentes no chá de oliveira, principalmente a oleuropeína, estimulam a circulação e relaxam as artérias, o que leva a diminuição na pressão arterial.
  • Diminui o Colesterol: Outro benefício da oleuropeína é a redução dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo assim a formação das placas de gordura nas artérias.

Por seus efeitos na redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol, de gordura abdominal e da inflamação, o chá de oliveira diminui o risco de complicações cardíacas.

Protege o fígado

Outro benefício do chá de oliveira conforme publicado neste estudo, é a proteção do fígado. As substâncias presentes na folha da oliveira diminuem a inflamação e impedem que o fígado acumule gordura.

Embora os estudos tenham sido feitos em animais, os resultados foram bastante promissores.

  Continua Depois da Publicidade  

Ajuda a combater a osteoporose

Em um estudo publicado recentemente na revista “Osteoporosis International” pesquisadores demonstraram que a oleuropeína presente nas folhas de oliveira foi capaz de estimular tanto um aumento do número quanto da atividade das células ósseas (osteoblastos), fortalecendo assim os ossos.

É um diurético natural

Alguns estudos têm mostrado que a oleuropeína é um diurético natural. Então, o consumo regular de chá de oliveira pode ajudar a diminuir o inchaço e a retenção de líquido, importante na perda de peso e redução de medidas.

Como Preparar o Chá de Oliveira

  • Coloque um litro de água para ferver em uma panela;
  • Assim que começar a ferver, tire do fogo;
  • Adicione 3 colheres de sopa de folhas de oliveira;
  • Deixe a mistura esfriar e coe;
  • De preferência, não use adoçantes ou açúcar;
  • Para variar o sabor do chá, você pode acrescentar folhas de hortelã, cascas de abacaxi, canela ou gengibre.

Como tomar o chá de oliveira?

O chá de oliveira deve ser consumido com moderação, em pequenas porções durante o dia. E o ideal é incluí-lo na dieta, de forma a prevenir os problemas de saúde, e não apenas para tratá-los.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios do chá de oliveira para a boa forma e saúde? Já o experimentou alguma vez? Pretende consumi-lo com mais frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (224 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

108 comentários em “Benefícios do Chá de Oliveira e como preparar”

  1. Tinha muita gordura localizas no abdome e estomago, tomei chá de bisco e, faço musculação regularmente vários abdominais. Diminuiu muito. Agora que fiquei sabendo quão bom é o chá da folha de oliveira. já comecei a tomar, pois tenho pressão alta trigue seris e colesterol e também um pouquinho de osteoporose. mais esta tudo controlado não paro de fazer minhas atividades e gosto muito.

  2. Tenho diabete .pressão alta. Abdome alto 20k acima do peso ..posso tomar o chá da Oliveira. Tomando os remédios do médico.? Só não tomo remédio para emagrecer.os outros si. .obrigada

  3. Bem eu tive cura com um herpes, pois na minha gravidez minha imunidade abaixou, sendo assim ele sumia e voltava sempre, mais ainda se fosse a praia, comecei a usar oleo de melaleuca, as vezes misturava com oleo de copaiba, digo que foi uma experiencia minha, estourava as bolinhas d’agua que davam e passava o oleo! Acho que curou porque tem mais de dois anos que não aparece graças a Deus! Ainda assim só estou falando da minha experiência própria, não deixe de se informar antes de usar!

  4. Adorei as informações, comecei fazer um pequeno cultivo dessa planta no meu Sítio, pois descobri que ela se habitua muito bem ao clima quente,seco e ensolarado do Nordeste!
    A finalidade é mais para obtenção desse tão maravilhoso chá…

  5. Boa noite!

    Estou fazendo uso do chá de Oliveira. Percebi que tirou a ansiedade. Sempre tinha que está mastigando alguma coisa e agora não tenho mais vontade. Tomo todos os dias 1 litro.Estou percebendo uma diminuição no meu abdômen. Na balança ainda não diminui.
    Vou continuar tomando é assim que perder peso, estarei publicando.

  6. Já tomei alguns tempo atrás pra unhas e queda de cabelos foi ótimo, voltei a tomar de novo espero emagrecer vou tomar certo.

  7. Tenho 53 anos, bem acima, do peso. Comece a tomar o cha de Oliveira no dia 01/08/2017, 2 litros por dia, e consegui eliminar exatos 4 kilos. Algumas roupas, já estão servindo bem.

    Aprovo e comprovo, muito bom.

  8. estava procurando um chá pra tomar pois meu açúcar está meio alto,me indicaram o chá de oliveira,comprei, não sabia de nada sobre o mesmo,vou começar a tomar,tenho uma dúvida posso fazer num dia e tomar no outro frio? obg.

  9. Olá adorei essas informações sobre a oliveira. Estive em Portugal e trouxe um pouco das folhas e resolvi pesquisar se as folhas poderiam ser colocadas no óleo encontrei essa linda matéria. Adorei. Vou experimentar o chá. E tb colocá-las no óleo.

  10. Olá,
    Gostei muito da relação de benefícios do chá de oliveira.
    Vou começar a tomar na próxima semana e estou com grandes expectativas.
    Muito obrigado por compartilhar estas informações.
    Grata,
    Carol

  11. Saí da maternidade já tomando o chá da folha de oliveira, amamentando mesmo… meu médico disse que se azeitona não é contra-indicado para lactantes o chá da folha tb não seria, e correu tudo bem, em menos de 40 dias minha barriga estava menor dobque antes de engravidar, e com 15 dias do parto eu já estava usando minhas calças jeans. Super recomendo. Mas o chá é coadjuvante nisso, ele nao faz milagre, eu tomava 1 litro de cha por dia, mais 2 litros de agua e tinha uma dieta equilibrada.

    • Nunca substitua a água do seu dia a dia. Vale a pena incluir o chá na dieta, mas não deixe de tomar água.