Chá de oliveira – Para que serve e como fazer

Especialista:
atualizado em 24/11/2020

Além das deliciosas azeitonas, as oliveiras também nos deram outro grande presente: suas folhas, que trazem inúmeros benefícios para a saúde, e que podem ser obtidos através do consumo do chá de oliveira.

Utilizadas na forma de extrato e mais popularmente como chá, as folhas de oliveira podem auxiliar na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico.

O chá de oliveira se tornou popular nos últimos anos graças ao seu potencial efeito emagrecedor. Mas este não é o único benefício da bebida, que é rica em antioxidantes como a oleuropeína, maior responsável pelos efeitos deste chá. 

Então confira abaixo os benefícios do chá de oliveira para a saúde e a boa forma.

Chá de oliveira
Chá de oliveira

É rico em antioxidantes

Diversos estudos, dentre eles um estudo brasileiro de 2014, mostraram que as folhas utilizadas na preparação do chá de oliveira são ricas em compostos antioxidantes, que trazem vários benefícios para a saúde, como:

  • Melhoram a saúde da pele: Diversos estudos, dentre eles esta publicação de 2019, mostram que antioxidantes, como o resveratrol, protegem o corpo da ação dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce, e até proporcionando um rejuvenescimento facial;
  • Mantém o bom funcionamento do sistema imunológico: Ajudam a manter o funcionamento correto do sistema imunológico, além de ter ação anti-inflamatória;
  • Ajudam a prevenir o câncer: A ação dos antioxidantes protege as células dos danos causados pelos radicais livres, tornando o chá de oliveira um importante aliado na prevenção do câncer.

Bom para diabetes

Como o chá de oliveira é rico em compostos conhecidos como polifenóis, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, o chá de oliveira reduz a resistência à insulina e melhora o metabolismo do açúcar, evidenciando a atuação da folha de oliveira no controle da glicemia sanguínea.

Dessa maneira, o extrato da folha da oliveira é eficaz para ajudar a normalizar os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes. É o que afirma um estudo do Journal of Medicinal Food, publicado em 2012.

Protege o coração

  • Ajuda a controlar a pressão: As substâncias presentes no chá de oliveira, principalmente a oleuropeína, estimulam a circulação e relaxam as artérias, o que leva a diminuição na pressão arterial.
  • Diminui o Colesterol: Outro benefício da oleuropeína é a redução dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo assim a formação das placas de gordura nas artérias.

Por seus efeitos na redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol, de gordura abdominal e da inflamação, o chá de oliveira diminui o risco de complicações cardíacas.

Protege o fígado

Outro benefício do chá de oliveira conforme publicado neste estudo, é a proteção do fígado. As substâncias presentes na folha da oliveira diminuem a inflamação e impedem que o fígado acumule gordura.

Embora os estudos tenham sido feitos em animais, os resultados foram bastante promissores.

Ajuda a combater a osteoporose

Em um estudo publicado recentemente na revista “Osteoporosis International” pesquisadores demonstraram que a oleuropeína presente nas folhas de oliveira foi capaz de estimular tanto um aumento do número quanto da atividade das células ósseas (osteoblastos), fortalecendo assim os ossos.

É um diurético natural

Alguns estudos têm mostrado que a oleuropeína é um diurético natural. Então, o consumo regular de chá de oliveira pode ajudar a diminuir o inchaço e a retenção de líquido, importante na perda de peso e redução de medidas.

Como Preparar o Chá de Oliveira

  • Coloque um litro de água para ferver em uma panela;
  • Assim que começar a ferver, tire do fogo;
  • Adicione 3 colheres de sopa de folhas de oliveira;
  • Deixe a mistura esfriar e coe;
  • De preferência, não use adoçantes ou açúcar;
  • Para variar o sabor do chá, você pode acrescentar folhas de hortelã, cascas de abacaxi, canela ou gengibre.

Como tomar o chá de oliveira?

O chá de oliveira deve ser consumido com moderação, em pequenas porções durante o dia. E o ideal é incluí-lo na dieta, de forma a prevenir os problemas de saúde, e não apenas para tratá-los.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios do chá de oliveira para a boa forma e saúde? Já o experimentou alguma vez? Pretende consumi-lo com mais frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (224 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

105 comentários em “Chá de oliveira – Para que serve e como fazer”

  1. Tenho 3 pes de oliveira em casa – plantados e cuidados com carinho por meu marido – e faço uso diário do chá das folhas. Como moro no sul, tomo muito chimarrão e coloco as folhas dentro da garrafa térmica! Consegui baixar o nivel do colesterol e da pressão arterial. E é muto bom disgestivo e diurético!

  2. Parabéns a todos que estão fazendo uso medicinal e gostaria de saber onde compro, moro Leme – Rio Janeiro. Pois frete de outro Estado o mais barato, cita 24,00, quase o valor de um quilo. Favor me ajudar.
    Abraços apertados fraternos

  3. Estou fazendo uso do chá de folhas de oliveira há uns vinte dias e ja estou vendo resultados.
    A oliveira é uma planta abençoada por Deus……Por exemplo, foi a única planta que resistiu ao dilúvio, conforme afirma a Palavra do Senhor em Gênesis cap. 8 vs.11

  4. Ainda não tomei o chá.mais pretendo tenho problema de pressão.e gordura no fígado.por isso adorei a dica é os benefícios do chá

    • Pelo que foi esposto e una grande ajuda para o corpo
      Vou fazer uso pois tengo pressao alta vasos semi bloqueados acho que vai ajudarme contra estes males será que ajuda desbloquear os vasos e controlar tambem a glicose e a pressao alta

    • óla gente boa atrás do nosso tal Mercadão ,rua Santa Rosa loja Camanducaia ,tal zona cerealista ,ali vende nossas folhas do tal chá das oliveiras ,e bem barato ,espero ter te ajudado ,obrigado

      • Gostei dessa explicação vou adotar esse chá tenho quase tudo que pode que o chá pode me beneficiar

  5. Gostei muito da informação.
    Vou fazer uso.
    Quando ver os resultados publicarei os benefícios.
    Geovania

  6. Gostaria de saber onde posso comprar as folhas da oliveira ou extrato puro pois não conheço nem as folhas e nem o extrato, e como tem muitos falsificadores fico preocupado em comprar, vcs podem me orientar onde devo comprar, grato ficarei aguardando uma resposta.

  7. Eu tenho plantsção de oliveira . Ja comecei a tomar o chá. Muito boa a imformação sobre o chá . Amei!

  8. O chá de oliveira é otimo para prisão de ventre! Foi a minha salvação, pois os remédios de farmácia em nada me ajudaram! Mas não concordo em colocar as folhas na água e apagar o fogo, deixando por 10 minutos! Deve sim ferver as folhas de 3 a 7 minutos, para as substancias contidas nas folhas, serem totalmente extraídas através da fervura! Essa é a forma correta de fazer o chá, e deve tomá-lo entre as refeições, de 6 a 8 horas de intervalo entre as tomas! Duas a tres vezes por dia é o suficiente! Nunca tomar antes de dormir, porque é excitante!