Benefícios do óleo de coco nos cabelos e como usar!

Especialista:
atualizado em 30/08/2020

Prevenção à queda de cabelo, retenção de umidade nos fios e estímulo ao crescimento: conheça todos os benefícios do óleo de coco no cabelo e como usar!

Substância que se popularizou especialmente na última década, o óleo de coco pode evitar danos e queda de cabelo, pode prevenir caspas e até mesmo piolhos, além de funcionar como um condicionador natural.

Trata-se de um óleo vegetal com propriedades antibacterianas e antifúngicas, além de ser uma substância com alto poder de hidratação e umectação dos fios.

Há também outras alternativas interessantes, como receitas para hidratar o cabelo, leite de coco para os cabelos e até óleo de linhaça para os cabelos, que você também pode adotar como forma de cuidado para os cabelos, além do óleo de coco.

Propriedades e benefícios do óleo de coco no cabelo

óleo de coco

1. Ajuda a diminuir a queda dos cabelos

O óleo de coco tem sido usado desde a antiguidade na Índia para evitar a queda dos cabelos. Para isso deve-se ferver algumas folhas de sálvia no próprio óleo de coco e aplicar diretamente no couro cabeludo para evitar a queda dos fios. Mas cuidado para não se queimar!

2. Ajuda a prevenir os danos aos cabelos

O óleo de coco é rico em ácido láurico, que penetra nos fios de cabelo, hidratando-os intensamente, e com isso ajudando a reduzir a quebra dos fios.

Além disso, o óleo de coco é um produto bastante estável que não evapora facilmente. Por esse motivo, ele tem uma alta capacidade de reter a umidade nos fios, deixando o cabelo sempre úmido e macio, o que também evita danos.

3. Tem efeito refrescante

O óleo de coco aplicado diretamente na cabeça e no couro cabeludo tem também um efeito refrescante. Isso pode ajudar a relaxar e aliviar problemas relacionados à sudorese excessiva no couro cabeludo, como caspa e oleosidade.

4. É um potente condicionador dos cabelos

O óleo de coco possui um excelente desempenho como condicionador natural. Quando aplicado quente, ele ajuda a manter o cabelo brilhante e macio. Entretanto tome cuidado para não queimar o couro cabeludo durante a aplicação do produto.

Sendo assim o ideal é aplicar o produto à noite e lavar o cabelo na manhã seguinte, o que deixa os cabelos saudáveis, fortes e bem condicionados.

5. Ajuda na prevenção da caspa

A caspa geralmente é causada pela proliferação de fungos ou leveduras no couro cabeludo. A presença de ácidos graxos no óleo de coco serve como bons agentes anticaspa.

Entretanto, para potencializar o efeito anticaspa, experimente adicionar óleo de rícino e água morna ao óleo de coco, misture bem e em seguida massageie bastante o couro cabeludo.

6. Ótimo finalizador de penteados

Também é possível usar o óleo de coco para finalizar penteados. Isso porque ele costuma se condensar quando resfriado, ficando parecido com um gel ou creme. Por esse motivo, ele pode ser usado para conservar um penteado especial.

7. Pode proteger contra piolhos

Até mesmo uma pessoa adulta pode ter problemas com piolhos. Existem diversos produtos sintéticos desenvolvidos para o tratamento de piolhos, porém muitos deles podem agir também danificando os seus fios e seu couro cabeludo.

Portanto, uma dica para se livrar dessa praga é revestir os cabelos úmidos com uma camada de óleo de coco e penteá-los com um pente fino para remover os piolhos e evitar que eles voltem.

8. Tratamento de espinhas e furúnculos no couro cabeludo

Algumas pessoas sofrem com um couro cabeludo muito oleoso, que favorece o aparecimento de espinhas e até furúnculos. Para evitar esse problema, é importante manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos.

Fazer massagens regulares com uma mistura de óleo de coco com azeite de oliva, por exemplo, pode aliviar o desconforto causado no couro cabeludo e até eliminar o problema.

9. Protege contra pontas duplas

O uso de óleo de coco no cabelo pode ser a solução para o problema de cabelos com pontas duplas. Para isso basta massagear por alguns minutos as pontas dos cabelos com uma mistura de óleo de coco e óleo de amêndoas.

10. Tem ação antienvelhecimento e combate a queda

O óleo de coco atua contra a queda de cabelos e também pode evitar ou retardar o aparecimento de cabelos grisalhos ou brancos.

11. Possui ação antibacteriana

O óleo de coco apresenta ação antibacteriana. Isso protege o cabelo e principalmente o couro cabeludo de infecções causadas por micro-organismos como bactérias, protozoários e vírus, como caspas e piolhos.

12. Pode estimular o crescimento dos cabelos

O uso do óleo de coco pode ajudar a deixar o cabelo mais longo. Isso porque o desgaste diário do cabelo causado pela lavagem, pelo penteado ou até mesmo pela poluição ao qual ele é exposto diariamente causa danos que podem dificultar o crescimento dos cabelos.

13. Fornece proteção solar

Estudos científicos indicam que o uso de óleo de coco pode proteger os cabelos da radiação ultravioleta proveniente do sol. Isso porque ele apresenta um fator de proteção solar de cerca de 8.

Óleo de coco nos vários tipos de cabelo

  • Cabelos loiros: A aplicação do óleo de coco nos cabelos loiros ajuda a destacar a sua tonalidade. No caso dos cabelos tingidos, o óleo de coco evita o desbotamento e o ressecamento deles, mantendo-os bem hidratados e brilhantes.
  • Cabelos cacheados: A hidratação intensa ajuda a deixar os cachos mais definidos e saudáveis.
  • Cabelos crespos: Por fim, usar o óleo de coco no cabelo crespo ajuda a suavizar e hidratar as madeixas e a diminuir o frizz e a quebra dos fios, problemas muito comuns nesse tipo de cabelo.
  • Cabelos secos: A hidratação intensa que o óleo de coco proporciona deixa os fios sedosos, macios e brilhosos.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios do óleo de coco nos cabelos!

Para obter melhores resultados, o ideal é aquecer o óleo de coco antes da aplicação com cuidado para não queimar o couro cabeludo. Além disso recomenda-se aplicá-lo sobre toda a extensão do cabelo, desde o couro cabeludo até o comprimento dos fios. Dentre as aplicações possíveis, temos as seguintes:

1. Condicionador

Se você deseja condicionar os cabelos, lave o cabelo normalmente com shampoo e depois aplique o óleo de coco nos cabelos, penteando os fios para garantir que ele atinja todo o cabelo. Se seu cabelo é oleoso, não aplique na raiz.

2. Desembaraçador

Para ajudar a desembaraçar os cabelos, o óleo de coco pode ser aplicado após a lavagem, com os cabelos ainda molhados. Além disso, a aplicação do óleo após a lavagem também traz benefícios como maciez, suavidade, nutrição e brilho.

3. Protetor da fibra capilar

Também é possível aplicar o óleo de coco no cabelo antes da lavagem com o shampoo ou outros produtos que podem acabar danificando-o.

Isso porque o cabelo, quando molhado, pode ser mais facilmente danificado, e a aplicação de óleo de coco pode ajudar a evitar esses danos, porque atua fortalecendo os cabelos e protegendo a região do couro cabeludo.

4. Tratamento para o couro cabeludo

Neste caso, o segredo é aplicar do óleo diretamente no couro cabeludo e deixar agir por mais tempo.

Aproveite para relaxar e massagear a região, nutrindo-a e deixando seu cabelo mais saudável e bonito. Você pode deixar agir por algumas horas ou durante toda a noite, lavando os cabelos apenas pela manhã seguinte.

Entretanto o uso diário do óleo de coco, ou em grande quantidade por aplicação, não é indicado, pois isso pode deixar os seus cabelos e couro cabeludo muito oleosos, principalmente se ele já é naturalmente oleoso.

Se esse é seu caso, evite aplicar muito produto no couro cabeludo e foque no comprimento dos fios, ou então diminua a frequência da aplicação. Isso vai garantir a nutrição adequada e evitar oleosidade excessiva.

Tomando essas precauções, o uso de óleo de coco é liberado para todos os tipos de cabelo e os benefícios serão surpreendentes.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou alguma vez usar o óleo de coco no cabelo? Sabia que existem todos esses benefícios da prática? Pretende aderir agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios do óleo de coco nos cabelos e como usar!”

  1. Uso o óleo de Coco no cabelo um vez por semana a mais de seis meses meu cabelo parou de cair e esta super hidratrado amo ñ fico sem

  2. Muito interessante amei a informação,vou aderir sim essa prática do óleo de coco já usei e e uma delícia de cheiro..?