Benzetacil – O que é e para que serve

Especialista da área:
atualizado em 13/05/2021

É provável que você já tenha tomado uma injeção de benzetacil, não é mesmo? Então, fique sabendo o que é e para que serve esse medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

A benzetacil é um antibiótico muito eficaz para infecções que afetam o trato respiratório. Apesar de sua eficácia, essa é uma injeção que causa muito medo, já que ela costuma causar muita dor no local da aplicação.

Assim, é importante saber quando a injeção de benzetacil é realmente necessária – não só para evitar a dor desnecessária como também para evitar o uso desnecessário de um antibiótico tão forte.

Aliás, os antibióticos podem causar efeitos colaterais. Veja também se antibiótico dá sono e se o uso de antibióticos pode engordar ou emagrecer.

Entenda a seguir para que serve a benzetacil e quais são os benefícios e riscos desse medicamento.

O que é

A benzetacil é um antibiótico da classe das penicilinas. Esse remédio é muito eficiente contra infecções bacterianas. A aplicação da injeção de benzetacil é feita diretamente no músculo.

Chamada também de penicilina G benzatina ou benzilpenicilina, a benzetacil é aplicada apenas por profissionais de saúde quando há necessidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Todas as penicilinas, incluindo a benzetacil, são fundamentais para o tratamento da maioria das infecções bacterianas.

Mas é importante tomar a injeção apenas sob orientação médica, já que algumas bactérias já são resistentes a esse antibiótico. Ou seja, ele não é capaz de matar alguns tipos de bactérias.

De fato, o uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao surgimento de superbactérias que dificultam o tratamento de doenças no futuro. Sendo assim, entenda para que serve e qual é a forma certa de usar a benzetacil.

Para que serve

aplicando injeção

A injeção de benzetacil serve para matar bactérias responsáveis por uma infecção.

Quando usar a benzetacil

O principal uso da benzetacil se dá para combater infecções bacterianas causadas pela bactéria Streptococcus. Além disso, a injeção serve para prevenir ou tratar a febre reumática.

Quando não usar a benzetacil

A benzetacil não serve para tratar infecções como gripes ou resfriados – pois essas doenças são causadas por vírus e não por bactérias. Além disso, o medicamento não é indicado se você tiver algum tipo de alergia à penicilina.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar

A benzetacil é uma injeção intramuscular de dose única. Vale lembrar que apenas um médico ou enfermeiro pode aplicar a injeção.

Em casos de infecções mais graves, é possível repetir a dose depois de um intervalo mínimo de 7 dias, mas só o médico é capaz de saber qual é a melhor dose para você. Por isso, nunca tome uma injeção de benzetacil sem antes passar por uma avaliação por um bom profissional de saúde.

O uso inadequado da benzetacil, além de ser ineficaz, pode causar efeitos adversos, como por exemplo:

  • Dor na hora da injeção e nos dias seguintes;
  • Infecções leves e moderadas;
  • Hematoma local;
  • Dor de cabeça;
  • Erupção cutânea;
  • Febre;
  • Náusea e vômito;
  • Inchaço na pele.

Por fim, lembre-se de sempre informar seu médico se você usa algum remédio de uso contínuo antes de tomar a injeção, pois ela pode interagir com outros medicamentos e reduzir a sua eficácia.

Quando usada sob orientação médica e na dosagem correta, a benzetacil é uma ótima aliada no controle e combate a infecções.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais

Você já tomou uma injeção de benzetacil? Doeu muito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário