Antibiótico engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2022

O antibiótico é um remédio utilizado para combater as infecções causadas por bactérias e, justamente por ser muito receitado, sempre surgem dúvidas sobre seus efeitos colaterais e se ele emagrece ou engorda. 

Esses remédios destroem as bactérias ou impedem que elas se reproduzam, e assim auxiliam o sistema de defesa natural do corpo a lidar com o problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos entender como os antibióticos funcionam, para que são usados e descobrir se eles emagrecem ou engordam.

Veja também: Superbactérias e riscos do uso descontrolado de antibióticos

Para que servem os antibióticos?

Mulher na farmácia
Os antibióticos só podem ser vendidos com apresentação da receita médica

Os antibióticos são medicamentos usados para o tratamento de infecções bacterianas, tanto em crianças quanto em adultos.

Algumas delas são:

Mas, algumas bactérias são resistentes a certos antibióticos, o que pode tornar o seu tratamento um pouco mais complicado.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, para evitar o aparecimento dessa resistência, é importante seguir rigorosamente as orientações do seu médico, e evitar a automedicação.

Tomar antibiótico engorda ou emagrece? 

Uma preocupação de algumas pessoas em relação ao uso de medicamentos é quanto aos efeitos colaterais que eles podem trazer, principalmente aqueles que afetam o peso. Assim, quem usa remédios para tratar infecções bacterianas pode se perguntar se o antibiótico engorda ou emagrece.

Entretanto, essa não é uma resposta simples de dar, pois existem diversos tipos de antibióticos, que podem trazer reações diferentes. 

Então, vamos olhar de maneira geral para os efeitos que esses remédios causam para chegarmos perto de uma resposta.

Mulher com antibiótico
A finalidade do antibiótico não é emagrecer ou engordar e o seu uso descontrolado é perigoso

1. O antibiótico pode emagrecer

Conforme informações do National Health Service (Serviço Nacional de Saúde, tradução livre, NHS, sigla em inglês), uma das reações adversas comuns dos antibióticos é a perda de apetite, assim como alguns sintomas gástricos, como a diarreia. 

Isso poderia levar, de forma indireta, à perda de peso, principalmente em pessoas mais sensíveis ou que estão fazendo tratamentos mais longos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a anorexia é um efeito colateral comum no tratamento com agentes tuberculostáticos, o que frequentemente causa o emagrecimento típico visto em pessoas em tratamento para tuberculose.

Mas, quando se termina o tratamento, esses efeitos colaterais tendem a desaparecer rapidamente, o que leva a pessoa a recuperar os quilinhos perdidos.

Veja também: Tuberculose – Sintomas, causas e como tratar

2. O antibiótico pode engordar

Diversos estudos já demonstraram que o uso de antibióticos pode levar ao aumento de peso, independentemente dos problemas de saúde que estejam tratando.

Isso ocorre devido à ação que os antibióticos podem ter na flora intestinal, uma vez que eles podem matar boa parte das bactérias benéficas que se encontram no intestino.

Assim, como essas bactérias participam da regulação da digestão e influenciam na absorção de gorduras e carboidratos, o uso desses medicamentos podem causar um desequilíbrio no metabolismo, levando assim ao ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Um exemplo é uma pesquisa que monitorou cerca de 164 mil pessoas na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Nela foi possível observar que jovens saudáveis de até 15 anos de idade que tomaram antibióticos ao menos sete vezes em sua infância pesavam cerca de 1,3 kg a mais do que aqueles que não ingeriram tais medicamentos.

Outros efeitos colaterais dos antibióticos 

As alterações de peso não são os únicos efeitos colaterais causados pelos antibióticos. Por isso, separamos ao mais comuns, para facilitar a identificação:

  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia
  • Inchaço
  • Indigestão
  • Dor abdominal
  • Febre
  • Infecções fúngicas, principalmente quando usados por um longo período
  • Dor de cabeça
  • Problemas no fígado
  • Perda de audição, para alguns antibióticos específicos
  • Anemia
  • Tontura
  • Sensibilidade à luz
  • Insônia
  • Problemas nos dentes de crianças, no caso específico da tetraciclina.

Entretanto, outros efeitos, mais raros também podem ocorrer, dependendo das características da pessoa que está usando o medicamento.

Assim, caso desconfie que o antibiótico está causando algum efeito colateral, converse com seu médico para saber o que fazer para aliviar os sintomas.

Dicas e cuidados 

Como vimos, os antibióticos são medicamentos que podem causar uma série de efeitos colaterais, e por isso devem ser tomados com cuidado, sempre seguindo as orientações de um médico. 

Além disso, é comum a confusão entre infecções bacterianas e virais, sendo que no caso de problemas causados por vírus os antibióticos não surtem efeito.

Assim, a avaliação de um médico é de extrema importância, para que o diagnóstico correto seja feito e o profissional possa indicar o melhor tratamento para o seu caso. 

Você desconfiava que o antibiótico engorda ou emagrece? Já sentiu mudanças em seu peso quando precisou fazer um tratamento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Antibiótico engorda ou emagrece?”