Beta Ecdisterona: Como Funciona, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 23/03/2015

A Beta Ecdisterona, também chamada de ecdysterone ou 20-hidroxiecdisona, é uma substância extremamente anabólica encontrada em plantas e insetos, um esteroide muito utilizado como suplemento natural por atletas com o objetivo de acelerar o ganho de massa muscular.

Alguns estudos mostram que o componente aumenta a retenção de nitrogênio e impulsiona a síntese de proteínas, ajudando a reduzir o tempo de recuperação entre as séries de exercícios. Desta forma, o indivíduo passaria mais tempo focado no treinamento, promovendo o crescimento dos músculos muito mais rapidamente e sem consequências hormonais negativas.

Outros benefícios conhecidos da Beta Ecdisterona além do aumento do desempenho do sistema muscular são a redução do colesterol e da glicose no sangue e melhora na função dos nervos. É ainda recomendável seu consumo a quem quer proteger o sistema cardiovascular melhorando o fornecimento de nutrientes ao cérebro e aos músculos.

No entanto, ainda são poucas as pesquisas sobre sua eficiência em seres humanos, o que torna seu consumo questionável, assim como possíveis efeitos colaterais. Enquanto entusiastas afirmam que o suplemento pode aumentar a massa magra em questão de dias, os céticos dizem que as doses da substância inseridas na suplementação são muito baixas para realmente serem efetivas.

Em 2008, pesquisadores chineses descobriram, em estudo com animais, que o uso de Beta Ecdisterona funcionou aliviando os sintomas de osteoporose sem promover efeitos colaterais. Mais tarde, uma pesquisa alemã concordou com a conclusão deste estudo chinês. Os especialistas concluíram que a Beta Ecdisterona é candidata promissora como opção de tratamento para a doença, apesar de que mais testes são necessários para comprovar o tratamento no corpo humano.

Outra pesquisa documentou os seus efeitos e de dois outros suplementos em 45 homens que faziam treinos de resistência, verificando que esses suplementos não produziram nenhum efeito na composição corporal ou na adaptação ao treinamento. Já alguns pesquisadores na Rússia descobriram que a ecdysterone causou uma ação anabólica nas proteínas contráteis musculares. Um outro estudo concluiu que a Beta Ecdisterona, junto com uma dieta rica em proteína, aumenta a massa magra muscular de 6% a 7%, e uma pesquisa feita em células mostrou que o esteroide pode ter efeitos de redução da glucose nos hepatócitos (células do fígado).

Como funciona

O aumento da massa muscular decorrente do uso da Beta Ecdisterona ocorre pela elevação significativa da quantidade de aminoácidos das cadeias de proteínas presentes no citoplasma celular, estimulando a síntese proteica pela célula. Além disso, a substância eleva o consumo de glicose pelos tecidos – provavelmente devido ao aumento da sensibilidade destes à insulina – auxiliando também no desempenho físico. A ecdisterona funciona ainda reduzindo a velocidade das lesões celulares, que são processos inerentes ao envelhecimento das células.

Na Rússia, no Smolenk State Medical Institute, estudos concluíram que a Beta Ecdisterona aumenta a quantidade de hemoglobina ao potencializar a eritropoiese – fase onde ocorre a produção de glóbulos vermelhos. Quanto mais eritrócitos nosso corpo produz, um maior número de ações anabólicas poderá realizar a partir do metabolismo das proteínas. Isto resulta em um balanço nitrogenado positivo e melhor taxa de síntese proteica, que são as bases para o crescimento muscular.

Efeitos colaterais

Não existem evidências de que a Beta Ecdisterona possua efeitos negativos no corpo humano. No entanto, também não se têm estudos significativos que comprovem bem sua atuação no organismo. Algumas pesquisas revelaram que o nível de toxidade da substância é muito baixo e que seria, então, possível tomar até 4 mil vezes a dosagem recomendada sem efeitos colaterais tóxicos.

Recomenda-se, no entanto, que antes de realizar o uso deste suplemento, seja consultado um nutricionista esportivo, seu treinador e seu médico, preferencialmente um bom endocrinologista. Para ganhar massa muscular e ficar livre de gorduras indesejáveis é necessário muito treino e uma dieta que esteja de acordo com o treinamento do atleta. Se for preciso utilizar um composto como o Beta Ecdisterona, que seja feito com os devidos cuidados.

Como tomar

A dosagem sugerida pelo fabricante para a maioria dos produtos que contêm Beta Ecdisterona é de 60 a 120 mg por dia. Porém, os estudos que foram feitos em animais sugerem que a dosagem teria de ser muito maior para ter algum efeito perceptível.

Vários estudos feitos em animais indicaram o uso de 5mg por quilo de peso corporal por dia, o equivalente a 500mg por dia para uma pessoa de 100kg, ainda que para alguns esta dosagem seja baixa. Os efeitos colaterais nesse nível não são conhecidos, mas, devido ao alto custo do suplemento, doses como essas podem ser financeiramente inviáveis.

Alguns fisiculturistas afirmam conseguir efeitos positivos com a dosagem de 1g por dia, divididos em 4 doses de 250mg. Outros sugerem como tomar a Beta Ecdisterona: começando com uma dosagem de 500mg por dia e gradualmente ir aumentando para 2.000mg diárias, e então gradativamente diminuir a dosagem novamente ao longo dos dias para 500mg diárias.

Você conhece alguém que já tenha utilizado Beta Ecdisterona como suplementação? Você tem vontade de usá-la? Para qual objetivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Beta Ecdisterona: Como Funciona, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Olá! Posso misturar a ecdysterona com Whey ou Hipercalórico e tomar tudo junto?? Vi comentários que a ecdysterona precisa ter no mínimo 95% para dar algum resultado. Procede essa informação?

    • amigo! isso ajuda a vc ganhar massa aofazer musculaçao e suplementar com proteina! só ecdysterone nao resolve! no site da luna ervas vende mas trata-sse de um extrato com apenas 2% elevando se e muito a dose! vejo como algo sem muito efeito diante de um extrato tao fraco! pesquisando o maximo q achei foi um com 10% sendo que para o pouco estudo que tem teria q ser com extratos mais puros!!!
      quer engordar e ganhar um muck! hiper mass 7000 + academia + tribulus (now foods ou optimum)…mas deixe me perguntar uma coisa? qtos anos tem??