Bicicleta ergométrica emagrece? O que fazer?

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2020

Neste artigo você descobrirá a diferença entre as bicicletas computadorizadas e analógicas, verticais e reclinadas, além de descobrir se a bicicleta ergométrica emagrece mesmo.

  Continua Depois da Publicidade  

A bicicleta ergométrica ajuda a proteger suas articulações, aumenta a resistência física, tonifica as pernas, previne doenças cardiovasculares e reduz o estresse.

Suba em uma bicicleta ergométrica e queime calorias em casa ou na academia, mesmo se ainda não aprendeu a andar de bicicleta. Além disso, não precisa se preocupar com carros e outros perigos de pedalar na rua.

Além da bicicleta, outros equipamentos também podem te ajudar a fazer seus treinos aeróbicos. Geralmente, a dúvida a ser respondida é qual deles fará com que você emagreça mais rápido?

Para responder essa pergunta, você vai gostar de saber se fazer esteira emagrece e se aparelho elíptico ajuda a emagrecer.

Agora, imagine a segurança de um exercício indoor (dentro de um espaço como sua casa ou a academia) com a delícia de poder pedalar dentro d’água.

Esse tipo de exercício pode parecer um sonho, mas é realidade em várias academias. Conheça a hidrobike e saiba se ela emagrece de verdade.

  Continua Depois da Publicidade  

Bicicletas computadorizadas ou não computadorizadas

Sendo computadorizada ou não, exercitar-se numa bicicleta ergométrica emagrece de qualquer forma.

Bikes computadorizadas normalmente possuem telas digitais que informam quantidade de calorias queimadas e a distância percorrida. Algumas possuem, inclusive, mecanismos para medir sua frequência cardíaca e velocidade.

Se você prefere ter essa contagem de calorias na mão, um modelo computadorizado pode ser a melhor escolha. No entanto, lembre-se que contadores de calorias nem sempre são totalmente confiáveis.

Bicicletas verticais ou reclinadas (horizontais)

Bicicleta ergométrica vertical
Bicicleta ergométrica vertical
Bicicleta ergométrica horizontal
Bicicleta ergométrica horizontal

As bicicletas ergométricas verticais são parecidas com as bicicletas normais, nelas os pedais ficam abaixo de você. Por outro lado, uma ergométrica horizontal foi projetada com o assento semi-reclinado e os pedais posicionados à sua frente.

Muitas vezes, pessoas com dores na lombar optam pelas horizontais, já que elas proporcionam um apoio para as costas e não sobrecarregam os joelhos.

Qualquer tipo de bicicleta ergométrica ajuda a emagrecer, mas uma vertical requer mais esforço.

  Continua Depois da Publicidade  

Duração dos treinos

Uma boa estratégia para perder peso usando uma bicicleta ergométrica é fazer exercícios com ela pelo menos cinco vezes por semana. No entanto, se você é um iniciante, comece devagar, já que se exagerar no treino ficará muito dolorido no dia seguinte, e será difícil conseguir treinar de novo.

Para iniciantes, é bom pedalar mais devagar e aumentar a velocidade na medida em que seu corpo se acostuma com os treinos. O mesmo vale para a resistência, que na maioria dos aparelhos varia de uma escala de 1 a 10.

No começo, tente se exercitar durante 15 minutos na bike. Com o tempo, você vai ficar acostumado a essa atividade e poderá aumentar para até 30 minutos o período do exercício.

Quando se acostumar com esse tempo, aumente sua meta para uma hora de bicicleta ergométrica, cinco vezes por semana.

Treinos para perda de peso

pessoas se exercitando na bicicleta

Para aumentar a efetividade de seus treinos, comece descobrindo quantas calorias você precisa queimar por dia. Por exemplo, se seu objetivo é perder 1 kg por mês, precisará queimar cerca de 350 calorias por dia, cinco dias por semana.

Uma mulher de 68 kg consegue queimar de 130 a 330 calorias em meia hora de bicicleta ergométrica. Dessa forma, você pode atingir seu objetivo com um pouco mais de 30 minutos de exercícios diários.

  Continua Depois da Publicidade  

A quantidade de calorias necessárias dependerá de quanto você pesa e da intensidade do seu treino.

Quanto mais rápido pedalar e quanto maior a resistência, mais calorias irá conseguir queimar. Da mesma forma, quanto maior é o seu peso, mais calorias será capaz de queimar a cada treino.

Alimentação

Pedalar em uma bicicleta ergométrica ajuda a perder peso. No entanto, somente praticar atividades físicas não é suficiente para emagrecer. Também é preciso investir em uma alimentação saudável e balanceada.

Além disso, se você quer perder peso, não adianta pedalar por uma hora e comer duas fatias de pizza depois.

A hidratação também é muito importante para quem vai começar a pedalar, ou a fazer qualquer tipo de atividade física, pois um corpo desidratado fica com o rendimento comprometido ao longo do treino. Por isso, mantenha uma garrafinha de água por perto durante todo o exercício.

Como usar uma bicicleta ergométrica

Cada bike tem seu próprio manual, que deve ser estudado antes de começar a usar. Entretanto, algumas instruções básicas são comuns para todas, seja em casa ou na academia.

  Continua Depois da Publicidade  

Não se esqueça de se consultar com um profissional antes de dar início a qualquer programa de exercícios.

Algumas bicicletas possuem sistemas para você informar sua idade, altura e peso, isso ajuda o aparelho a calcular quantas calorias são queimadas durante o treino.

Personalizando sua pedalada

Antes de subir na bike, alguns ajustes devem ser feitos:

  • Primeiro, deve-se ajustá-la com base na sua altura. Cada bicicleta tem um ajuste diferente para as distâncias entre os pedais e o guidão;
  • Para decidir o melhor ajuste para você, comece sentando-se na bike;
  • Depois, ajuste a distância e altura para que você consiga se sentar e pedalar confortavelmente;
  • Então, pedale algumas vezes para testar antes de fazer algum ajuste adicional;
  • Se você é novato na academia, peça para o treinador te mostrar como usar o equipamento.

Aproveitando ao máximo sua pedalada

bicicleta com TV
Algumas bicicletas ergométricas tem uma tela de TV para ajudar a distrair

Algumas ergométricas possuem televisores embutidos logo após o guidão. Elas mostram paisagens bonitas, para que você se sinta pedalando ao ar livre com o tempo perfeito. Isso pode te distrair, ajudando a passar o tempo mais rápido.

A tela também pode sintonizar canais de televisão para te entreter. Mas você também pode ligar a sua televisão ou assistir vídeos no seu celular enquanto pedala.

Outra opção para passar o tempo enquanto pedala é ouvir uma música  ou ler um livro, mas cuidado para não perder o equilíbrio.

Cuidados

Antes de começar a pedalar, é importante fazer alguns alongamentos, pois eles preparam o corpo para o exercício e ajudam a evitar lesões. Além disso, caso você sinta qualquer desconforto durante a atividade, procure um médico.

Aliás, é recomendado consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, mesmo que você só vá treinar em casa.

Fontes e Referências adicionais

Você acha que se exercitar em uma bicicleta ergométrica emagrece o suficiente? Como você prefere fazer seus exercícios aeróbicos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média 4,10)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

75 comentários em “Bicicleta ergométrica emagrece? O que fazer?”

  1. Olá, meu nome é Tatiane
    Tenho 1,70 de altura e peso 90
    Gostaria de saber qual peso ideal para minha altura e quanto tempo devo pedalar por dia?
    Bom dia obrigada

    Responder