Fazer esteira emagrece? Andar ou correr?

Especialista da área:
atualizado em 25/03/2021

Caminhar ou correr na esteira é um dos exercícios mais comuns nas academias e, apesar de os movimentos feitos nesse aparelho serem simples, fazer esteira emagrece.

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Além de fazer bem à saúde, se exercitar na esteira ainda traz outros benefícios, já que você pode saber qual é a quantidade de calorias que você está queimando durante aquela atividade e ainda se sentir mais seguro do que quando caminha ao ar livre.

Sendo assim, saiba agora como fazer esteira pode te ajudar a emagrecer e como tirar o maior proveito dessa atividade.

A Eficácia

benefícios de fazer esteira

Caminhar ou correr em uma esteira tem mais vantagens do que fazer esses exercícios na rua, já que esse aparelho possui um painel no qual é possível controlar a velocidade, o tempo, a distância percorrida e os batimentos cardíacos.

Além disso, algumas esteiras oferecem a função de inclinação, o que pode deixar o seu exercício ainda mais intenso e completo.

Dependendo da velocidade da sua caminhada, espere queimar cerca de 100 calorias a cada 1,5 quilômetros. No entanto, quanto maior seu peso e quanto mais rápido você caminhar, mais calorias serão queimadas.

Por isso, saiba que fazer esteira emagrece, mas a quantidade de calorias queimadas vai depender das suas condições físicas e da intensidade do seu treino.

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Benefícios

Se a caminhada na esteira for feita de forma consistente, você sentirá melhoras no seu ritmo de respiração e condicionamento físico. Além disso, fazer esteira pode trazer outros benefícios, como:

  • Ajudar a controlar a pressão arterial;
  • Deixar as pernas, glúteos e o abdômen tonificados;
  • Emagrecer;
  • Gerar uma sensação de bem estar.

Começando a treinar

preparação para treino na esteira

Fazer exercícios na esteira é uma ótima forma de começar a fazer atividades físicas, mas é bom tomar alguns cuidados:

  • Treine no horário em que se sentir mais disposto;
  • Não faça exercícios se não estiver se sentindo bem;
  • Respeite os seus limites;
  • Comece aos poucos e vá aumentando a intensidade;
  • Quando subir na esteira contraia o abdômen, mantenha a coluna reta e coloque os ombros para trás;
  • Tente manter um ritmo que te deixa com a respiração um pouco ofegante, mas que você ainda consiga conversar com outra pessoa.

Exercícios na esteira para queimar gordura

Fazer esteira emagrece, visto que é uma atividade física que demanda esforço para ser feita. Além disso, quando fazemos algum exercício físico deixamos o nosso metabolismo mais acelerado também no período de descanso, o que contribui ainda mais para o emagrecimento.

Aqui estão alguns exercícios na esteira que você pode fazer para queimar gordura:

1. Caminhada Simples

É só definir uma velocidade baixa na esteira e começa a andar. A caminhada é muito indicada para iniciantes.

Esse é um exercício fácil e de baixo impacto, que também ajuda a queimar calorias e gordura. Tente caminhar por 45 minutos em um ritmo constante.

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2. Caminhada rápida

Essa é um pouco diferente da caminhada normal, já que demanda um ritmo mais rápido e muito mais movimentos dos braços e do torso.

Além disso, a caminhada rápida é um exercício mais intenso, que deve ser feito por cerca de 30 minutos, seguidos de 15 minutos de caminhada normal para desacelerar.

3. Esteira e musculação Juntos

Para deixar seus exercícios na esteira ainda mais completos, você pode fazer um pouco de musculação durante a caminhada. Não estamos falando de caminhar levantando cargas muito pesadas, mas de adicionar alguns pesos nos pulsos ou nas canelas, isso vai deixar seus treinos ainda mais completos.

4. Sessões Específicas

Um exemplo de exercício na esteira é fazer o seguinte por 45 minutos:

  • Primeiro, caminhe normalmente durante 5 minutos;
  • Em seguida, caminhe rapidamente por mais 5 minutos;
  • Depois, corra durante 2 minutos;
  • Então, repita essa sequência 3 vezes;
  • Para terminar, caminhe devagar por 10 minutos.

Se você quer aumentar a intensidade do exercício na esteira você pode, se a sua esteira permitir, adicionar uma inclinação leve para simular uma subida, já que isso aumenta a quantidade de energia e esforço que você tem que fazer para caminhar a mesma distância.

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Outro exemplo de uma sessão típica na esteira seria esse exercício, por um total de 30 minutos:

  • Primeiro, caminhe por 4 minutos em um ritmo acelerado;
  • Em seguida, corra por 2 minutos;
  • Então, repita essa sequência por 6 vezes;
  • Para terminar, caminhe devagar por 3 minutos.

Por fim, um exercício simples, e ainda assim muito eficaz, de esteira e musculação, que dura 50 minutos:

  1. Para começar, caminhe rapidamente por 30 minutos;
  2. Em seguida, faça musculação por 20 minutos.

Conclusão

fazer esteira emagrece

Fazer esteira emagrece a ainda ajuda a melhorar a sua saúde e a aumentar a sua disposição.

Se você vai começar na academia sozinho, faça uma playlist motivadora. Além disso, sempre faça alongamentos antes e depois de cada exercício na esteira, para proteger seus músculos. Também é importante beber bastante água antes, durante e depois dos exercícios físicos.

Além disso, é indicado consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

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Você gosta de frequentar as aulas de academia? O que acha da esteira? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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98 comentários em “Fazer esteira emagrece? Andar ou correr?”

  1. Não encontrei ainda nenhuma forma de calcular o gasto calórico utilizando esteira com inclinação. Como posso fazer esse cálculo? Por exemplo: eu tenho 45 anos e 75Kg, faço caminhada na esteira com inclinação de 15%, e caminho a 7,3Km/h. Ao final do exercício a contabilização da esteira é de 1000Calorias. Esse cálculo é confiável, pelo menos por aproximação?

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  2. Faz algum tempo que estou fazendo esteira com inclinação de 15% e caminhada a 7,1Km/h durante 1:10hs, o que dá um pouco mais 8Km por dia, 4 dias por semana. Eu só não consegui calcular a perda calórica desse tipo de exercício. Tenho 45 anos e 170cm de altura e perto de 75Kg. Existe alguma maneira para se calcular essa perda com a esteira nessa elevação e com esse rítimo? Ou o que é calculado pela esteira é uma boa referência (cerca de 1000 por sessão)?

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  3. Eu faço 20 minutos de corrida na esteira, 4 vezes por semana na velocidade entre 7,8,9 . Estou ficando com as pernas grossa , está certo .

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  4. Olá, meu nome é Emanuel
    Faço academia a noite, musculação e esteira.
    Chego na academia e faço 10 min de esteira 5 correndo e 5 andando rápido, depois faço musculação e ao final de tudo faço novamente esteira corro 10 min 5 andando e 5 correndo, meu treino está correto? O que preciso mudar?

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  5. ola
    meu nome é Eduardo, eu tenho 36 anos, 1,75m e infelizmente to com 140 kilos, pois vacilei demais e acabei engordando muito.
    eu queria saber uma coisa
    eu caminhei na esteira hoje, na velocidade 5.0 mas não aguentei mais que 20 minutos…porém, suei bastante..
    isto é normal ou tem algo de errado?
    eu conseguia caminhar 40 minutos antes normalmente, mas desta vez cansei demais.
    será que é pq eu fiquei muito tempo sem fazer exercicios, e dai meu corpo sentiu muito?
    em relação a perda, mesmo só com 20 minutos, eu perdi alguma coisa?

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    • Com certeza é pelo tempo parado. Reacostumando-se a se exercitar, você voltará a aguentar. Você começará a perceber resultados em algumas semanas.

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      • valeu pela dica Julio.
        vou seguir isto e indo devagar mesmo
        acho que fazendo isto ate o final do ano vou perder muito e voltar a ter o condicionamento de antes

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    • Olá Eduardo.
      Tenho 1,80m e também 36 anos. Em julho do ano de 2017 me encontrei com 125 quilos. Eu sempre fui muito ativo, corria umas duas a três vezes por semana, jogava futebol mas no ano de 2016 dei uma relaxada e praticamente me tornei um sedentário. Em resultado, ganhei quilos de gordura e diminui consideravelmente o meu condicionamento físico. Em julho do ano passado retornei para as atividades físicas, voltando a correr no solo. Só que como eu acredito que ocorre na maioria das pessoas, fui com muita sede ao pote e acabei que em novembro tive uma lesão na coxa e sofri muito com canelite. Consegui baixar o peso (hj com 106 + ou -). Atualmente estou quase 100% sarado da lesão da coxa, faço 5k facilmente. um modo que encontrei de evitar a canelite foi correr na esteira da academia, pois possuem molas e amortecem bastante a aterrizagem. Ainda estou no processo de perda de peso (meta abaixo dos 100 quilos) e hoje efetuo treinos de HIIT. Um conselho que eu te dou é o seguinte: respeite o seu corpo e suas limitações, vá com calma pq nada irá acontecer de forma instantânea, você conseguirá alcançar seus objetivos se tiver comprometimento, competência e motivação. Ainda estou no processo e sei que não é fácil, mas é muito prazeroso vestir roupas que antes eram apertadas e sentir soltas no corpo, isso é uma das coisas que muito me motivam a manter o foco. Grande abraço e sucesso aí na sua empreitada.

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      • muito obrigado pelo conselho Mayckel…
        eu to fazendo o dieta e saudade, aquele app famoso.
        quando me pesei, fiquei um pouco triste, mas se tiver persistencia, isto vai sumir rapidinho…
        a ultima vez q me pesei tava com 125 kilos…sei bem o que é relaxar rsrsrs.
        mas valeu pelo conselho…
        vou continuar seguindo a dieta e fazendo exercicio devagar que sei que vou conseguir perder tudo que preciso tendo paciencia e perseverança

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  6. olá, preciso de uma dica de exercicio na esteira, o maximo que consigo correr são 2 minutos, como iniciante, posso fazer 3 vezes por semana. posso tentar intercalar com a bicicleta ergometrica,mas gostaria de saber uma dica de exercicio especificando o km e tempo.preciso perder 5 kg , tenho 69kg,

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  7. Faço musculação e esteira dia sim, dia n, gostaria de saber como faço pra ajudar na musculatura das pernas e glúteos?

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  8. Olá! Tenho 1,70 e peso 70 kg estou caminhando na esteira durante 40 min , 5 vezes na semana. Corro 20 minutos e ando 10 minutos. Estou fazendo corretamente? Quero muito emagrecer.
    Obrigada.

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  9. Olá tenho 33 anos 68kg pretendo perder 5 kilos quanto tempo de esteira eu preciso três vezes por semana e quanto tempo consigo alcança esse objetivo? Com uma alimentação saudável

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