Bitter Orange Emagrece? Para Que Serve? Benefícios e Como Tomar

Muitas pessoas compram suplementos alimentares que contém a Bitter Orange como ingrediente e querem saber mais detalhes sobre a segurança do seu uso e sobre sua eficácia. Você descobrirá a seguir se a Bitter Orange emagrece, seus benefícios e como tomar.

A Bitter Orange, ou laranja marga, está entre os suplementos para emagrecer mais populares. Se você está investigando produtos para emagrecer, vale sempre a pena se informar sobre a segurança de suplementos para perder peso e sobre os riscos de usar remédios para emagrecer sem orientação médica.

Você vai ficar sabendo a seguir quais são os reais benefícios de usar a Bitter Orange, os riscos associados ao seu uso e a forma correta de tomar o suplemento sem prejudicar a sua saúde.

Bitter Orange

A Bitter Orange, conhecida pelo nome científico Citrus aurantium e pelos nomes populares laranja amarga, laranja de Sevilha ou laranja azeda, é um fruto nativo da África Oriental e da Ásia tropical.

Hoje, ela já é cultivada em outros países da região do Mediterrâneo, em alguns estados dos EUA e também pode ser encontrada no Brasil.

Todas as partes do fruto são aproveitadas, incluindo a casca e a flor que geralmente são usados para a produção de óleo que pode ser usada em suplementos ou para preparar licores. O óleo de Bitter Orange também pode ser usado diretamente sobre a pele.

A fruta em si é uma das frutas cítricas mais azedas que existe e, por isso, ela é muito usada para preparo de geleias, conservas e sobremesas e pouco consumida como fruta pura.

Uma fruta oferece cerca de 72 miligramas de vitamina C, 8 gramas de carboidratos e 40 miligramas de cálcio. Essa quantidade de vitamina C é mais do que a ingestão diária recomendada.

Em lojas de produtos naturais, é muito comum encontrar suplementos de Bitter Orange disponíveis na forma de comprimidos, extratos, óleos e cápsulas de uso oral.

Para Que Serve

Os chineses e os povos indígenas sempre usaram a Bitter Orange para tratar problemas digestivos como a náusea, a indigestão e a constipação.

Atualmente, ela é muito usada como suplemento dietético para tratar problemas como a azia, a congestão nasal e a perda de apetite, além de dores, inflamações e feridas na pele.

Na aromaterapia, a Bitter Orange é usada para melhorar a concentração, o humor e a fadiga e há quem afirme que a fruta ajuda no tratamento de condições como angina, insônia, dor nos nervos, problemas no fígado e doenças da vesícula biliar.

Mas o maior interesse em relação a essa fruta é em usá-la para emagrecer. O emagrecimento é importante para reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde como a obesidade e as doenças cardíacas, mas é preciso fazer isso de uma forma responsável e saudável e por isso é tão importante conhecer a composição e algumas propriedades da Bitter Orange.

A Bitter Orange contém sinefrina, uma substância com composição e efeitos muito parecidos com os da efedra. A efedra é uma planta conhecida por melhorar o desempenho físico devido as suas propriedades estimulantes e termogênicas e que era usada como um suplemento para perder peso.

No entanto, esse composto foi proibido pela FDA (Food and Drug Administration) por aumentar a pressão arterial sanguínea e os batimentos cardíacos em níveis alarmantes que podiam inclusive ocasionar ataques cardíacos e derrames.

Segundo estudos, as propriedades da efedra se devem à presença de efedrina em sua composição. É válido se informar a fundo sobre o uso da efedrina para emagrecer e seus efeitos colaterais antes de usar esse tipo de suplemento.

Depois da proibição da efedra por vários órgãos de saúde, a sinefrina passou a ser um substituto popular da substância, mas ainda assim não há muitas evidências sobre os benefícios e os riscos de usar Bitter Orange para emagrecer.

Você vai ver a seguir o que os cientistas sabem até o momento sobre a Bitter Orange e seus possíveis benefícios.

Benefícios da Bitter Orange

– Tratamento de problemas na pele

Segundo o National Center for Complementary and Integrative Health (NIH), alguns poucos estudos mostram que o uso de óleo de Bitter Orange na pele pode ajudar no tratamento de coceira, micose e pé-de-atleta.

Estudos antigos – como um publicado em 1996 no International Journal of Dermatology – indicam que uma emulsão de óleo essencial de laranja amarga pode ajudar no tratamento de infecções fúngicas como a micose e o pé-de-atleta se usada 3 vezes ao dia durante 3 semanas.

Além disso, a vitamina C presente no suplemento atua como um antioxidante e como um composto adstringente que protege a pele do estresse oxidativo, estimula a produção de colágeno e ainda pode proteger a pele contra infecções.

– Alívio da indigestão

A Bitter Orange faz parte da medicina tradicional chinesa como cura para náuseas e indigestão. Um estudo de 1998 publicado no World Journal of Gastroenterology comparou os efeitos da Bitter Orange com o medicamento cisaprida no tratamento do refluxo ácido e concluiu que ambos apresentam eficácias muito semelhantes.

Porém, a maioria das pesquisas sobre esse benefício são muito antigas ou escassas e, em muitos casos, os resultados são anedóticos.

– Desempenho atlético

Como a Bitter Orange – principalmente quando associada com a cafeína – apresenta efeito termogênico que ajuda a emagrecer, acredita-se que o mesmo efeito também pode melhorar o desempenho em atividades físicas.

Porém, isso é baseado em uma associação direta entre sinefrina e efedra. Nos anos 90, o efedra era muito usado para promover a queima de gordura e para aumentar os níveis de energia. Mas, como já mencionado anteriormente, após diversos relatos de efeitos adversos graves, e até algumas mortes, o suplemento foi banido pelo FDA em 2004.

Desde então, muitos fabricantes de suplementos vendem a Bitter Orange como uma “efedra segura” baseando-se na semelhança entre a sinefrina encontrada na laranja amarga e a efedra.

Mas é muito difícil comprovar se a sinefrina é segura, pois em muitos casos ela é misturada com outros componentes como a creatina, a tirosina e a cafeína.

Além disso, alguns estudos não foram capazes de atestar um melhor desempenho físico devido ao uso de Bitter Orange. Em uma pesquisa publicada em 2017 no Journal of the International Society of Sports Nutrition, suplementos contendo sinefrina foram comparados com suplementos que não continham a substância e não foi verificada nenhuma mudança no desempenho físico por causa da sinefrina.

Assim, não é possível afirmar se a Bitter Orange realmente melhora o desempenho atlético.

– Controle da glicose no sangue

São poucos os estudos que sustentam essa alegação, mas uma pesquisa publicada em 2017 no International Journal of Food Properties indica que óleos essenciais de laranja e de limão são capazes de inibir as enzimas alfa-amilase e alfa-glucosidase que têm relação com a diabetes e a hipertensão.

Mesmo este sendo um resultado promissor, o efeito observado não é específico da Bitter Orange e sim de várias frutas cítricas.

Bitter Orange Emagrece?

Ainda que escassos, a maioria dos estudos desenvolvidos sobre a Bitter Orange tem relação com o seu papel na perda de peso.

Muitos dos suplementos que contém Bitter Orange apresentam também outras substâncias que aceleram o metabolismo e que promovem a queima de gordura como a cafeína ou o ácido linoleico conjugado, por exemplo.

Uma revisão de estudos científicos publicada em 2012 no International Journal of Medical Sciences mostrou que o uso de Bitter Orange isolado ou em conjunto com outros compostos aumentaram a taxa metabólica de repouso – que representa a energia gasta pelo corpo em repouso apenas para manter suas funções fisiológicas – de forma significativa.

No entanto, nenhum estudo analisando apenas o papel da Bitter Orange foi encontrado e os resultados que indicam uma perda de peso considerável usaram uma mistura de sinefrina com outras substâncias ou ervas medicinais, o que dificulta descobrir qual deles é o responsável pelos efeitos observados.

Como tomar

– Suco

O suco da fruta é benéfico e seguro para a saúde como qualquer outro tipo de suco cítrico, desde que não seja ingerido em excesso.

Um estudo publicado em 2006 no Journal of Guilan University of Medical Sciences mostrou que tomar um copo de suco de Bitter Orange por dia durante 4 semanas foi capaz de reduzir a glicemia em jejum em 9% dos participantes do estudo que eram diabéticos do tipo 2.

– Suplemento de uso oral

A Bitter Orange para fins medicinais e para o emagrecimento é encontrada na forma de comprimido, extrato, pó ou cápsula de gel.

Não existe padronização de dosagem porque não há estudos suficientes sobre o suplemento, mas é importante nunca exceder a dose recomendada no rótulo do produto ou indicada por um médico e sempre procurar suplementos que sejam aprovados por órgãos competentes como a Farmacopeia Americana (USP) ou pela Anvisa, por exemplo.

– Uso em aromaterapia

O óleo essencial de Bitter Orange pode ser usado em aromaterapia por meio de um difusor ou de um inalador.

– Uso tópico

Para uso tópico, é indicado misturar 1 ou 2 gotas de um óleo transportador – como o óleo de coco ou o óleo de amêndoas, por exemplo – antes da aplicação na pele.

É considerado seguro aplicar o óleo de Bitter Orange na pele na concentração máxima de 5%, que é equivalente a misturar 30 gotas de óleo de Bitter Orange em 30 mL de um óleo transportador de sua preferência.

Riscos

Apesar de o suco ser seguro, pouco se sabe sobre a eficácia e a segurança dos suplementos de Bitter Orange.

Segundo um estudo publicado em 2017 no periódico científico Phytotherapy Research, foi observado que o risco é ainda maior quando a Bitter Orange é tomada em conjunto com a cafeína. Isso porque tanto a sinefrina quanto a cafeína são substâncias estimulantes e combiná-las pode ser muito perigoso para a saúde.

Efeitos colaterais

Os efeitos adversos que podem ser observados incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade ao sol;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Elevação da frequência cardíaca;
  • Arritmia cardíaca;
  • Tontura;
  • Nervosismo.

Existem relatos de que o uso do suplemento pode causar efeitos adversos ainda mais graves como desmaios, derrames e ataques cardíacos e, por causa disso, a sinefrina não é aprovada para uso como suplemento pela National Collegiate Athletic Association (NCAA) – associação americana esportiva de atletas universitários.

Interações com medicamentos

A eficácia dos seguintes medicamentos pode ser prejudicada pelo uso de Bitter Orange:

  • Antidepressivos da classe dos inibidores da monoamina oxidase como a selegilina, a isocarboxazida, a fenelzina e a tranilcipromina;
  • Benzodiazepínicos como o midazolam e o triazolam.

Além de prejudicar a eficácia, a Bitter Orange pode interagir com tais medicamentos aumentando o risco de efeitos colaterais.

Vale a pena?

O uso de Bitter Orange para emagrecer é incerto e a conclusão é que os possíveis benefícios do suplemento não valem o risco que ele pode oferecer à saúde.

Pode ser que nos próximos anos a questão da segurança da sinefrina seja esclarecida, mas os estudos desenvolvidos até agora não são conclusivos e os relatos sobre os efeitos adversos acabam pesando mais na balança nesse momento.

Tenha em mente que nem tudo que é natural é seguro e que nenhum suplemento deve ser usado sem consultar a opinião de um médico.

Referências Adicionais:

Você já se perguntou se Bitter Orange emagrece? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário