Citrus aurantium

Citrus Aurantium: O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Presente em muitos suplementos, especialmente os relacionados a emagrecimento, o citrus aurantium tem ficado mais conhecido. Mas o que é exatamente isso? Para que serve? Tem efeitos colaterais? E como tomar para obter os benefícios?

O que é Citrus Aurantium

O Citrus aurantium, também conhecido como laranja amarga ou de Sevilha é uma fruta cítrica importante em dietas para perda de peso por sua capacidade de aumentar o metabolismo e suprimir o apetite, e seus benefícios vêm conquistando cada dia mais a indústria da nutrição.

Da laranja amarga aproveita-se tudo: Casca, flor, folha, frutas e suco. Os extratos da fruta também são comercializados sob o nome comercial Advantra Z, um suplemento seguro para o emagrecimento. A laranja amarga é uma fonte rica em vitaminas e minerais, e contém substâncias que servem como coadjuvante para perda de peso além de trazer muitos outros benefícios adicionais à saúde​​.

Uma fruta cujos benefícios são conhecidos e usados em todo o mundo

Na Ásia

Na medicina popular chinesa, laranja amarga era usada na antiguidade na forma de tônico para tratar dispepsia e flatulência. E o fruto seco era usado para tratar doenças que causavam flacidez do útero e do ânus e para aliviar distensão abdominal e diarreia.

Na Europa

O óleo e as flores da laranja amarga têm sido usados na Europa ​​como um sedativo e como preventivo para males do estômago, problemas nervosos, gota, dor de garganta, e insônia. A planta também é usada para o tratamento do choque tóxico e anafilático e doenças cardíacas.

Como chegou as Américas

Espanhóis e Portugueses trouxeram as laranjas amargas para as Américas durante a colonização do continente e na medicina popular brasileira ela foi adotada no combate a convulsões e para tratar ansiedade e insônia.

Óleo de laranja amarga é amplamente usado para dar sabor a produtos alimentícios, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sobremesas lácteas congeladas, doces, assados, gelatinas, carnes e condimentos.

No mundo todo

No Haiti a planta tem sido utilizada como antisséptico e purgante e, na Turquia, como narcótico, sedativo, e no tratamento do escorbuto. Em outros países a planta também é usada como um remédio para o tratamento de doenças de pele causadas por fungos, e a tintura ou extrato, no tratamento da azia.

Substituto da Efedrina?

O extrato feito a partir da casca do fruto é utilizado como uma alternativa a substância efedra (Ephedra sinica), conhecida como efedrina, usado em muitos suplementos alimentares e produtos para perda de peso à base de plantas. Em 2004, o departamento americano de controle de medicamentos proibiu a venda de suplementos que contivessem efedrina (princípio ativo da efedra), por causa dos efeitos colaterais letais que este pode causar. Muitos fabricantes de suplementos para a perda de peso passaram então a usar extrato de laranja amarga para substituir a efedrina nas suas fórmulas.

Para que serve cada parte da laranja amarga (citrus aurantium)

A Casca

A casca de laranja amarga pode ser aplicada para casos de inchaço e sangramento provenientes de processos inflamatórios da pálpebra e da retina no olho. Ela também é usada em casos de indisposição causada por resfriados; dores de cabeça; dores de estômago, congestão nasal, dores musculares, dos nervos e articulações, fadiga crônica, inchaço das veias (flebite), e escaras. A casca seca da laranja amarga também é usada como tempero em alguns países.

O Óleo

O óleo essencial de citrus aurantium é feito a partir das folhas da planta. Ele é conhecido por sua atividade antioxidante e antibacteriana.

Na aromaterapia o óleo essencial de laranja amarga é aplicado à pele e também inalado como um analgésico.

Algumas pessoas usam o óleo para tratar anemia, para limpar as impurezas da pele, sobre queimaduras, no tratamento contra a calvície e até para tratar alguns tipos de câncer.Na indústria de alimentos o óleo de laranja amarga é usado como aromatizante e na indústria química é empregado em produtos farmacêuticos, cosméticos e sabonetes.

O Fruto

Devido ao seu sabor azedo e amargo, raramente come-se o fruto propriamente dito, embora ele seja apreciado em países como Irã e México. Geralmente a polpa e o suco são usados para fazer geleias e licores como Triple Sec, Grand Marnier, Cointreau, e Curaçao. Na medicina asiática, o fruto verde é seco e ingerido principalmente para tratar distúrbios digestivos.

As Flores

No oriente médio as flores de citrus aurantium são usadas há milênios para se fazer um extrato chamado Orange-flower water (água de flores de laranja, na tradução livre). O extrato é usado para aromatizar doces e pratos da culinária tradicional.

A Citrus aurantium (laranja amarga) é um grande estimulante na perda de peso

O uso do Citrus aurantium como erva medicinal é milenar na China. Foi devido ao uso popular da fruta que nutricionistas se interessaram em estudar e experimentar os seus benefícios para a saúde e, entre outros, descobriram a sua capacidade de ajudar a controlar o ganho de peso.Foi em 1999 que se descobriu o efeito do citrus aurantium para perda de peso. Neste ano foi feito o primeiro registro de uma pesquisa onde um grupo que recebeu os suplementos de laranja amarga mostrou uma acentuada diminuição da massa de gordura no organismo. Impulsionado pelo sucesso deste primeiro estudo, o Departamento de Fisiologia, Patologia e Medicina da Georgetown University, em Washington, EUA desenvolveu um novo estudo mais detalhado em 2002. Neste novo estudo intitulado “Uma visão global sobre o citrus aurantium como termogênico, redutor de peso e substituto para a efedrina”. De acordo com o este estudo, o citrus aurantium pode realmente ser um substituto viável para a efedrina sem os efeitos colaterais que a maioria dos medicamentos oferecidos pela indústria farmacêutica podia já havia produzido.

Benéfica para os músculos: A laranja amarga poupa a perda de massa muscular

Uma pesquisa recente sugere que a ingestão de extrato de citrus aurantium aumenta a queima de gorduras armazenadas usando-as como combustível durante os exercícios físicos. O extrato age aumentando a reserva de energia necessária para tonificar os tecidos musculares que estão sendo trabalhados. Além disso, os pesquisadores acreditam que ao estimular a termogênese e a queima de gordura, ele ajuda a aumentar a queima de ácidos graxos reservados na forma de gordura corporal, poupando, assim, tecidos musculares que são geralmente perdidos junto com a perda de peso.

Efeitos colaterais do Citrus aurantium – Por que a suplementação com laranja amarga pode ser perigosa?

A laranja amarga (synephrine) foi considerada uma substância proibida pela National Collegiate Athletic Association (Sociedade Atlética Nacional Americana), por ser considerada um agente de aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea nas pessoas. As associações desportivas alertam para o fato que apenas uma única dose do produto pode acusar positivo em um teste de anfetamina.

De fato, é possível encontrar na literatura médica documentos que apontam para uma eventual toxicidade cardiovascular atribuída ao citrus aurantium que poderia causar vasoconstrição, bem como aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Por causa destes possíveis efeitos aconselha-se que o uso de do suplemento seja evitado em pacientes com hipertensão, arritmia ou glaucoma.

Embora ainda sejam necessárias pesquisas adicionais para que se chegue a conclusões mais profundas a respeito dos benefícios e efeitos colaterais do citrus aurantium, no geral, a ingestão moderada do suplemento – para quem precisa perder peso e está fora do grupo já mencionado – não é contra indicada.

Ele é comprovadamente eficaz no aumento do metabolismo, da quebra de gorduras no organismo, da termogênese, da energia vital e na diminuição do apetite. Entre os efeitos colaterais já relacionados à sua ingestão estão aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, dores de cabeça e enjoo de estômago.

Como tomar citrus aurantium e qual a dosagem recomendada

Citrus aurantium é facilmente encontrado na forma de suplemento ou na forma de óleo.

Pesquisas mostram que a sua ingestão pode elevar o metabolismo, suprimir o apetite e aumentar a massa muscular magra. O suplemento também é prescrito como antiespasmódico, sedativo, calmante, emoliente, estimulante vascular, anti-inflamatório, antibacteriano e redutor do colesterol. É preciso ressaltar, no entanto, que as pesquisas clínicas em relação ao produto ainda são limitadas. É importante seguir as orientações de dosagem do fabricante do suplemento, pois o a quantidade de sinefrina na sua formula pode variar de acordo com a marca. Já foi registrada evidência da eficácia de sinefrina para perda de peso numa dose de 32 miligramas por dia no tratamento da obesidade.

Para o tratamento de infecções por fungos, é indicado que se aplique o óleo de laranja amarga uma vez por dia de 1 a 3 semanas.

Embora não haja consenso sobre a dosagem regular para o consumo por via oral de produtos feitos a partir do suco e/ou extratos concentrados da casca do citrus aurantium, fala-se em uma quantidade que varia de 100 a 150 miligramas, a serem ingeridas de duas a três vezes por dia.

Como o citrus aurantium age no organismo

O citrus aurantium, cujo composto ativo é a sinefrina, funciona de forma similar ao popular suplemento para perda de peso efedrina – um estimulante do sistema nervoso central com composição similar a uma metanfetamina.

Similar às anfetaminas, o citrus aurantium tem a capacidade de aumentar a termogênese, ou seja, a capacidade do corpo para queimar gordura, e também a capacidade de suprimir o apetite, evitando o excesso de ingestão de calorias.

No entanto, pesquisas apontam para uma diferença fundamental entre ambos: os efeitos colaterais.

O citrus aurantium não apresentaria os efeitos colaterais prejudiciais da efedrina.

As substâncias ativas da laranja amarga, especialmente a sinefrina, agem como um estimulante leve que aumenta a taxa metabólica, gasta calorias e aumenta a energia. Efeitos realmente desejados por quem precisa perder peso. Estudos mostram que a estimulação do metabolismo da gordura causada pela sinefrina não tem efeitos negativos no sistema cardiovascular ou no sistema nervoso central, diferentemente da controversa efedrina.

Isso aconteceria porque os receptores estimulados pela sinefrina são outros e não estão relacionados à frequência cardíaca e à pressão arterial.

Referências adicionais

  1. Fugh-Berman, Adriane, and Adam Myers. “Citrus aurantium, an ingredient of dietary supplements marketed for weight loss: current status of clinical and basic research.” Experimental biology and medicine 229.8 (2004): 698-704.
  2. Calapai, Gioacchino, et al. “Antiobesity and cardiovascular toxic effects of< i> Citrus aurantium</i> extracts in the rat: a preliminary report.” Fitoterapia 70.6 (1999): 586-592.
  3. Bent, Stephen, Amy Padula, and John Neuhaus. “Safety and efficacy of citrus aurantium for weight loss.” The American journal of cardiology 94.10 (2004): 1359-1361.
  4. Haaz, S., et al. “Citrus aurantium and synephrine alkaloids in the treatment of overweight and obesity: an update.” Obesity reviews 7.1 (2006): 79-88.
  5. Stohs, Sidney J. “Problems with Citrus aurantium Information in “A Review on Botanical Species and Chemical Compounds with Appetite Suppressing Properties for Body Weight Control”.” Plant foods for human nutrition 68.3 (2013): 329-331.

Você já experimentou a suplementação de citrus aurantium? Tem vontade, se ainda não? Conhece alguém que tenha obtido resultados? Agora que sabe o que é, para que serve, pretende fazer uso do suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (91 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

12 comentários

  1. Tomei cafeína com aurantium e tive problemas com estomago sera por causa da cafeína?

    • Experimente tomar cada um separadamente por um tempo para ver qual está provocando estes efeitos. Se não tiver problema com nenhum dos dois pode voltar a toma-los juntos e analisar se volta a se sentir assim.

  2. Tenho arritmia cardíaca. Estou fazendo uso deste suplemento indicado pela minha nutricionista. Disse a ela que tenho arritmia. Faz 3 dias que estou tomando, mas não notei aumento da minha pressão arterial nem da minha FC. Acabei de tomar o suplemento e minha pressão está 100x60mmHg e FC 69 bpm. Deveria solicitar que troque o suplemento ou devo continuar usando?

  3. Sou magra (1,74 e 65,kg), porém meu índice de gordura corporal está alto(30%) e de massa magra baixo (29%). No meu caso, Citrus Aurantium seria recomendável?

  4. Eu faço uso de formoterol+ budesonida para asma posso usar junto com citrus???

  5. Elisangela dos Santos França

    Tomo Rivotril 2 mg e fluoxetina e quero tomar citrus aurantiun de 500mg será que pode fazer mal?

  6. Quem tem pressão alta pode tomar? Pois gostaria de tomar esse remédio

  7. MOROSIL PODE CAUSAR DOR LEVE NO PEITO, NA REGIÃO DO CORAÇÃO…!

  8. ja tomei citrus aunratiun com cafeina e sem cafeina, das 2 formas gostei dos resultados, ganei massa magra e perdi gordura, mas ficava tonta as vezes..

  9. recomendo começar a tomar calmantes naturais como valeriana,erva de sao joao, melissa e outros e depois de algum tempo ir tirando devagar esses produtos que vc toma e ver se consegue ficar sem os tais .porque nunca vai sarar com os tais remedios,e sim ficar viciada e dependente deles.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*