Body Pump – Como Funciona, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Quem não se sente desmotivado com as tradicionais práticas de exercício físico? Para aqueles que gostam de estar por dentro das novidades e inovações da educação física, não será perda de tempo experimentar o body pump. As academias vêm investindo em diversas alternativas para os alunos incorporarem as atividades físicas em suas rotinas do dia a dia. A seguir você poderá conhecer como funciona essa nova prática e se sentir motivado a mexer seu corpo e melhorar sua qualidade de vida.

Como funciona o Body Pump?

A prática de body pump consiste na elevação de pesos e barras de forma sincronizada. As aulas passam longe de serem monótonas, são estimulantes e energéticas. Você pode executar movimentos de musculação e melhorar sua resistência física.

O body pump exige condicionamento de todos os grupos musculares do corpo. Caso esse condicionamento seja pouco, você poderá notar a evolução do seu corpo e se sentirá desafiado a novos movimentos mais complexos. A aula dura em torno de 1 hora, e é dividida em fases de acordo com os grupos musculares. Veja a seguir a estrutura básica de uma aula de body pump:

  1. Aquecimento
  2. Agachamento
  3. Peito
  4. Costas/ Glúteos/ Posteriores de coxa
  5. Tríceps
  6. Bíceps
  7. Afundo
  8. Ombros
  9. Abdominal
  10. Alongamento para relaxar e diminuir o ritmo cardíaco

Programa sempre atualizado

Os criadores do método de body pump mantêm o programa sempre atualizado. Os movimentos são estudados e desenvolvidos para que evoluam. Eles trabalham para que a cada 3 meses possam oferecer atualizações de músicas e exercícios, assim a metodologia permanece em construção. Os novos movimentos são testados por grupos especializados e têm eficiência analisada. Eles são oferecidos após a aprovação, garantindo segurança e motivação contínua.

Um corpo mais bonito com body pump

Os novos exercícios podem proporcionar benefícios surpreendentes para as mulheres. Se você seguir as dicas e optar por uma vida regrada e saudável, poderá notar os benefícios logo no primeiro mês. Sua musculatura será definida e se possuir flacidez, poderá identificar a redução desses incômodos antes do que imagina. A sua postura também será corrigida, o que proporcionará menos impactos à sua coluna.

Gasto calórico

A aula de em média 1 hora pode proporcionar a queima de até 600 calorias. Isso é ideal para quem busca diminuir gordura corporal e uma alternativa para fugir dos tradicionais exercícios aeróbicos. O body pump proporciona o ritmo intenso que muitas vezes não é mantido sobre a esteira ou no spinning. Qual seria sua escolha, queimar 350 calorias em 1 hora na esteira ou queimar até 600 calorias nesse mesmo tempo com o body pump? A aula é energizante e com certeza você se sentirá ainda mais quando notar os resultados de seus benefícios.

Exercício para todas as idades 

As aulas de body pump podem ser freqüentadas por todas as idades. É importante saber suas limitações físicas, ter o acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Não há distinção entre sexos, homens e mulheres constituem uma mesma turma e não devem se sentir intimidados com os movimentos propostos. Ignore quem está em volta e dedique-se pelo seu bem estar. As academias oferecem turmas mistas e hierarquizadas por faixa etária, e normalmente há turmas específicas para a terceira idade, onde os movimentos são executados de forma paciente, mas não menos desafiadora.

Frequência

É indicado que a prática do body pump seja alternada com outros exercícios físicos. É importante reconhecer que seu corpo necessita de tempo para se recuperar e evoluir ainda mais na aula seguinte. Alterne com exercícios aeróbicos e musculação, pratique o body pump com intervalos de dia sim e dia não.

Osteoporose 

Dentre os benefícios que o body pump pode proporcionar, podemos destacar a prevenção a osteoporose. A prática intensa de movimentos proporciona aumento de densidade óssea. A prática deve respeitar suas limitações pessoais.

Hidratação 

Evidentemente que, como qualquer atividade aeróbica, o body pump resulta em uma perda excessiva de líquidos, é importante que você se mantenha hidratado. A dica é manter sempre uma garrafa de água por perto, para que você possa manter seu corpo hidratado, e assim não prejudicar o funcionamento do seu metabolismo. A companhia da garrafinha de água auxilia você a manter seu corpo hidratado e retarda a retenção de líquido, assim proporcionando melhores condições de perda de peso.

Hipertrofia

O body pump é uma novidade que pode proporcionar diversos benefícios, mas é importante reconhecer que a atividade não proporcionará aumento de massa muscular. Os exercícios são indicados para quem busca definição e melhoria de condicionamento físico. Se você busca ganho de massa magra, pode praticar o body pump conciliando com uma rotina de musculação. A execução de movimentos similares com os de musculação pode proporcionar melhor rendimento e aumento de força. 

Resultados mais rápidos com dietas

Quando buscamos perder peso, devemos refletir sobre as escolhas e hábitos alimentares. Podemos afirmar que o body pump auxiliará de forma significativa na redução de medidas, mas não podemos dizer que ele será o único responsável. A diminuição de peso ficará muito mais evidente se você o conciliar com uma dieta saudável e nutritiva. Os exercícios não podem oferecer todos os benefícios para uma vida saudável, um corpo sadio exige escolhas sadias.

Não pratique body pump sem se alimentar

Os adeptos de dietas muitas vezes restringem o consumo de carboidratos, mas isso é um erro. Você deve dosar a ingestão e optar pelos carboidratos complexos, que lhe proporcionaram mais saciedade e nutrientes. Não encare uma aula de body pump sem se alimentar, o ritmo é intenso e exige que você tenha uma reserva de energia para a execução dos movimentos. Em caso de alimentação errada com exercícios de alta intensidade, seus rendimentos não serão os mesmos e poderá resultar em futuras deficiências nutricionais em seu organismo.

Utilize roupas confortáveis

As aulas envolvem movimentos de agachamentos, alongamentos e abdominais, e não se sentir confortável pode tornar os exercícios menos agradáveis. Escolha roupas adequadas para transpirar e se movimentar de forma livre. Atente para os calçados, descarte os tênis apertados e de solado irregular.

Não abuse dos pesos

Reconheça seu condicionamento físico e mantenha o ritmo intenso sem prejudicar sua saúde. Comece com pesos leves e maiores repetições, busque a falha, mas jamais o excesso prejudicial. O desempenho poderá aumentar gradativamente, e para isso você deverá reconhecer seu preparo diante dos exercícios propostos.

Seu metabolismo acelerado 

A nova atividade proporciona diversos benefícios para quem busca redução de peso. O ritmo intenso com pesos e barras pode influenciar diretamente no equilíbrio do seu metabolismo. Para pessoas que têm dificuldade de perder aqueles quilinhos a mais, os movimentos sincronizados podem influenciar positivamente, assim mantendo o metabolismo basal sempre ativo.

Você já experimentou ou está pensando em pratiar body pump? Por quê? Quais exercícios você já está acostumado a fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

10 comentários em “Body Pump – Como Funciona, Benefícios e Dicas”

  1. Faço pump em casa 2x por semana , com os DVDs da Les Mills
    Esses dias são o sulficiente para uma definição ?!

    • Além disso, você pratica outro exercício em mais dias da semana? Se não, vale a pena adicionou algo a mais em 1 ou 2 dias.

      • Como executar o body pumpy junto a musculação p ganho de massa sem correr o risco de catabolismo já q estarei sempre exercitando os mesmos músculos sem descanso?

  2. Posso substituir a musculacao pelo body pump ?Os efeitos sao os mesmos?
    Meu objetivo e definicao e perder gordura.
    Faco body pump de terca e quinta e segunda e quarta HIT.
    Obrigada

    • Deborah, os efeitos não necessariamente são os mesmos, mas vão de encontro com os seus objetivos. Continue com esse plano que vai dar resultados!

  3. Comecei a fazer o body pump ,com 2 vezes por semana e estou amando ,mas a minha preocupação é que tenho um pouco de desgaste no joelho diagnósticado ha 5 anos atrás. Será que esses exercícios vai prejudicar mais o meu joelho ?

    • É importante tomar cuidado com o limite do seu corpo. Se estiver sentindo muitas dores, consulte um médico especializado para avaliar se vale a pena continuar.