Body Pump – Como funciona, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 05/03/2021

Muitas pessoas se sentem desmotivadas com as atividades físicas tradicionais. No entanto, existem novas modalidades, como o body pump, que podem agradar muito quem não aguenta mais fazer os mesmos exercícios na academia.

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O body pump é uma forma divertida e inovadora de fazer uma atividade física. Conheça como funciona essa nova prática e se sinta motivado a mexer seu corpo e a melhorar sua qualidade de vida.

Benefícios do body pump

body pump

1. Um corpo mais bonito

Os novos exercícios podem proporcionar vantagens surpreendentes para as mulheres. Se você seguir o treinamento corretamente e optar por uma vida regrada e saudável, poderá notar os benefícios logo no primeiro mês.

A prática do body pump promove a definição muscular e ainda reduz alguma possível flacidez. Além disso, sua postura também será corrigida, o que proporcionará menos impactos à sua coluna.

No entanto, essa atividade não leva ao aumento de massa muscular, então, ele não é indicado para pessoas que buscam a hipertrofia.

Mas, mesmo não sendo totalmente indicado para hipertrofia, através da prática de movimentos similares aos da musculação, ele pode proporcionar melhor rendimento e aumento de força nos treinos.

2. Ajuda a emagrecer

A aula de body pump dura em média 1 hora e pode proporcionar a queima de até 600 calorias. Isso é ideal para quem busca diminuir gordura corporal e uma alternativa para fugir dos tradicionais exercícios aeróbicos.

Além disso, o ritmo intenso dessa atividade pode acelerar o seu metabolismo, mesmo quando você estiver em repouso, o que também ajuda muito no processo de perda de peso.

No entanto, quando buscamos perder peso, devemos refletir sobre os nossos hábitos alimentares. Sendo assim, podemos afirmar que o body pump auxiliará de forma significativa na redução de medidas, mas não podemos dizer que ele será o único responsável por isso.

3. Ajuda a prevenir a osteoporose 

Dentre os benefícios que o body pump pode proporcionar, podemos destacar a prevenção da osteoporose. A prática intensa de movimentos proporciona aumento de densidade óssea, mas cabe ressaltar que cada um deve respeitar suas limitações físicas.

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Como funciona o Body Pump?

body pump mulher fazendo agachamento com barra

A prática de body pump é uma atividade que consiste na elevação de pesos e barras de forma sincronizada. As aulas passam longe de serem monótonas. Na verdade elas são estimulantes, energéticas, ajudam a melhorar a resistência física e trabalham todas as partes do corpo. .

A hora da aula é dividida em fases de acordo com os grupos musculares. Veja a seguir a estrutura básica de uma aula de body pump:

  1. A aula começa com o aquecimento;
  2. Em seguida, os participantes fazem alguns agachamentos;
  3. Depois, são feitos exercícios para o peito, costas, glúteos e pernas.
  4. Então, são trabalhados os tríceps e os bíceps;
  5. Logo depois são feitos exercícios de afundo;
  6. Então, são feitos exercícios para os ombros;
  7. Depois, é trabalhada a região abdominal;
  8. Por último, é feito um alongamento para relaxar e também para diminuir o ritmo cardíaco.

Programa sempre atualizado

Os criadores do método de body pump mantêm o programa sempre atualizado, a cada três meses eles lançam novos exercícios.

Além disso, os novos movimentos são testados e têm a eficiência analisada por treinadores especializados, garantindo assim a segurança e a eficácia para os praticantes da atividade.

Exercício para todas as idades 

Pessoas de todas as idades podem frequentar as aulas de body pump. No entanto, é importante saber quais são as suas limitações físicas, e também ter o acompanhamento médico e de um profissional de educação física.

Além disso, a maioria das academias oferece turmas mistas e organizadas por faixa etária, e normalmente há turmas específicas para a terceira idade, onde os movimentos são executados de forma paciente, mas não menos desafiadora.

Cuidados na hora de pratica o body pump

body pump mulher fazendo agachamento com barra

Não abuse dos pesos

Comece com pesos leves e fazendo um maior número de repetições. Mas só faça o que você aguentar, pois o excesso pode ser prejudicial.

Utilize roupas confortáveis

As aulas envolvem movimentos de agachamentos, alongamentos e abdominais. Por isso, escolha roupas adequadas para transpirar e se movimentar sem problemas. Também é importante escolher bem o tênis que você vai usar durante as aulas de body pump, optando pelos mais confortáveis.

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Frequência

É indicado que a prática do body pump seja alternada com outros exercícios físicos, pois o seu corpo necessita de tempo para se recuperar e evoluir ainda mais para a próxima aula. Alterne o body pump com exercícios aeróbicos e de musculação.

Hidratação 

Evidentemente que, como qualquer exercício aeróbico, o body pump resulta em uma perda excessiva de líquidos e, sendo assim, é importante que você se mantenha hidratado. A dica é deixar sempre uma garrafa de água por perto, para que você possa manter seu corpo hidratado, e assim não prejudicar o funcionamento do seu metabolismo.

Não pratique body pump sem se alimentar

Os adeptos de dietas muitas vezes restringem o consumo de carboidratos, mas isso é um erro. Você deve dosar a ingestão e optar pelos carboidratos complexos, que proporcionam mais saciedade e nutrientes.

Não encare uma aula de body pump sem se alimentar, o ritmo é intenso e exige que você tenha uma reserva de energia para a execução dos movimentos.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou ou está pensando em praticar body pump? Por quê? Quais exercícios você já está acostumado a fazer? Comente abaixo.

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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10 comentários em “Body Pump – Como funciona, benefícios e dicas”

  1. Faço pump em casa 2x por semana , com os DVDs da Les Mills
    Esses dias são o sulficiente para uma definição ?!

    • Além disso, você pratica outro exercício em mais dias da semana? Se não, vale a pena adicionou algo a mais em 1 ou 2 dias.

      • Como executar o body pumpy junto a musculação p ganho de massa sem correr o risco de catabolismo já q estarei sempre exercitando os mesmos músculos sem descanso?

  2. Posso substituir a musculacao pelo body pump ?Os efeitos sao os mesmos?
    Meu objetivo e definicao e perder gordura.
    Faco body pump de terca e quinta e segunda e quarta HIT.
    Obrigada

    • Deborah, os efeitos não necessariamente são os mesmos, mas vão de encontro com os seus objetivos. Continue com esse plano que vai dar resultados!

  3. Comecei a fazer o body pump ,com 2 vezes por semana e estou amando ,mas a minha preocupação é que tenho um pouco de desgaste no joelho diagnósticado ha 5 anos atrás. Será que esses exercícios vai prejudicar mais o meu joelho ?

    • É importante tomar cuidado com o limite do seu corpo. Se estiver sentindo muitas dores, consulte um médico especializado para avaliar se vale a pena continuar.