Body Pump – Como funciona, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 05/03/2021

Muitas pessoas se sentem desmotivadas com as atividades físicas tradicionais. No entanto, existem novas modalidades, como o body pump, que podem agradar muito quem não aguenta mais fazer os mesmos exercícios na academia.

O body pump é uma forma divertida e inovadora de fazer uma atividade física. Conheça como funciona essa nova prática e se sinta motivado a mexer seu corpo e a melhorar sua qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do body pump

body pump

1. Um corpo mais bonito

Os novos exercícios podem proporcionar vantagens surpreendentes para as mulheres. Se você seguir o treinamento corretamente e optar por uma vida regrada e saudável, poderá notar os benefícios logo no primeiro mês.

A prática do body pump promove a definição muscular e ainda reduz alguma possível flacidez. Além disso, sua postura também será corrigida, o que proporcionará menos impactos à sua coluna.

No entanto, essa atividade não leva ao aumento de massa muscular, então, ele não é indicado para pessoas que buscam a hipertrofia.

Mas, mesmo não sendo totalmente indicado para hipertrofia, através da prática de movimentos similares aos da musculação, ele pode proporcionar melhor rendimento e aumento de força nos treinos.

2. Ajuda a emagrecer

A aula de body pump dura em média 1 hora e pode proporcionar a queima de até 600 calorias. Isso é ideal para quem busca diminuir gordura corporal e uma alternativa para fugir dos tradicionais exercícios aeróbicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o ritmo intenso dessa atividade pode acelerar o seu metabolismo, mesmo quando você estiver em repouso, o que também ajuda muito no processo de perda de peso.

No entanto, quando buscamos perder peso, devemos refletir sobre os nossos hábitos alimentares. Sendo assim, podemos afirmar que o body pump auxiliará de forma significativa na redução de medidas, mas não podemos dizer que ele será o único responsável por isso.

3. Ajuda a prevenir a osteoporose 

Dentre os benefícios que o body pump pode proporcionar, podemos destacar a prevenção da osteoporose. A prática intensa de movimentos proporciona aumento de densidade óssea, mas cabe ressaltar que cada um deve respeitar suas limitações físicas.

Como funciona o Body Pump?

body pump mulher fazendo agachamento com barra

A prática de body pump é uma atividade que consiste na elevação de pesos e barras de forma sincronizada. As aulas passam longe de serem monótonas. Na verdade elas são estimulantes, energéticas, ajudam a melhorar a resistência física e trabalham todas as partes do corpo. .

A hora da aula é dividida em fases de acordo com os grupos musculares. Veja a seguir a estrutura básica de uma aula de body pump:

  1. A aula começa com o aquecimento;
  2. Em seguida, os participantes fazem alguns agachamentos;
  3. Depois, são feitos exercícios para o peito, costas, glúteos e pernas.
  4. Então, são trabalhados os tríceps e os bíceps;
  5. Logo depois são feitos exercícios de afundo;
  6. Então, são feitos exercícios para os ombros;
  7. Depois, é trabalhada a região abdominal;
  8. Por último, é feito um alongamento para relaxar e também para diminuir o ritmo cardíaco.

Programa sempre atualizado

Os criadores do método de body pump mantêm o programa sempre atualizado, a cada três meses eles lançam novos exercícios.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, os novos movimentos são testados e têm a eficiência analisada por treinadores especializados, garantindo assim a segurança e a eficácia para os praticantes da atividade.

Exercício para todas as idades 

Pessoas de todas as idades podem frequentar as aulas de body pump. No entanto, é importante saber quais são as suas limitações físicas, e também ter o acompanhamento médico e de um profissional de educação física.

Além disso, a maioria das academias oferece turmas mistas e organizadas por faixa etária, e normalmente há turmas específicas para a terceira idade, onde os movimentos são executados de forma paciente, mas não menos desafiadora.

Cuidados na hora de pratica o body pump

body pump mulher fazendo agachamento com barra

Não abuse dos pesos

Comece com pesos leves e fazendo um maior número de repetições. Mas só faça o que você aguentar, pois o excesso pode ser prejudicial.

Utilize roupas confortáveis

As aulas envolvem movimentos de agachamentos, alongamentos e abdominais. Por isso, escolha roupas adequadas para transpirar e se movimentar sem problemas. Também é importante escolher bem o tênis que você vai usar durante as aulas de body pump, optando pelos mais confortáveis.

Frequência

É indicado que a prática do body pump seja alternada com outros exercícios físicos, pois o seu corpo necessita de tempo para se recuperar e evoluir ainda mais para a próxima aula. Alterne o body pump com exercícios aeróbicos e de musculação.

  Continua Depois da Publicidade  

Hidratação 

Evidentemente que, como qualquer exercício aeróbico, o body pump resulta em uma perda excessiva de líquidos e, sendo assim, é importante que você se mantenha hidratado. A dica é deixar sempre uma garrafa de água por perto, para que você possa manter seu corpo hidratado, e assim não prejudicar o funcionamento do seu metabolismo.

Não pratique body pump sem se alimentar

Os adeptos de dietas muitas vezes restringem o consumo de carboidratos, mas isso é um erro. Você deve dosar a ingestão e optar pelos carboidratos complexos, que proporcionam mais saciedade e nutrientes.

Não encare uma aula de body pump sem se alimentar, o ritmo é intenso e exige que você tenha uma reserva de energia para a execução dos movimentos.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou ou está pensando em praticar body pump? Por quê? Quais exercícios você já está acostumado a fazer? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média 4,30)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

10 comentários em “Body Pump – Como funciona, benefícios e dicas”

    • Além disso, você pratica outro exercício em mais dias da semana? Se não, vale a pena adicionou algo a mais em 1 ou 2 dias.

      Responder
      • Como executar o body pumpy junto a musculação p ganho de massa sem correr o risco de catabolismo já q estarei sempre exercitando os mesmos músculos sem descanso?

        Responder
  1. Posso substituir a musculacao pelo body pump ?Os efeitos sao os mesmos?
    Meu objetivo e definicao e perder gordura.
    Faco body pump de terca e quinta e segunda e quarta HIT.
    Obrigada

    Responder
    • Deborah, os efeitos não necessariamente são os mesmos, mas vão de encontro com os seus objetivos. Continue com esse plano que vai dar resultados!

      Responder
  2. Comecei a fazer o body pump ,com 2 vezes por semana e estou amando ,mas a minha preocupação é que tenho um pouco de desgaste no joelho diagnósticado ha 5 anos atrás. Será que esses exercícios vai prejudicar mais o meu joelho ?

    Responder
    • É importante tomar cuidado com o limite do seu corpo. Se estiver sentindo muitas dores, consulte um médico especializado para avaliar se vale a pena continuar.

      Responder