Bolacha Integral Engorda ou Emagrece?

Tem gente que ao ver um produto que é apresentado como “light”, “diet”, “fit” ou “integral”, logo imagina que se trata de algo amigo da dieta e que certamente ajuda a emagrecer. Mas será que isso é realmente verdade sempre?

Será que todo produto que aparece com essas nomenclaturas ajuda mesmo a emagrecer ou, na realidade, eles provocam mesmo é o aumento de peso? Por exemplo…

A bolacha integral engorda ou emagrece? 

O primeiro ponto que vamos analisar para entendermos se a bolacha integral engorda ou emagrece é a quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento.

Por isso, trazemos uma que apresenta o teor calórico de diferentes versões e marcas de bolacha ou biscoito integral. Dê só uma olhada:

Tipo de bolacha integralCalorias por porção
Bolacha Integral Isabela132 calorias a cada 30 g/7 unidades
Bolacha Levíssimo Integral Bauducco132 calorias a cada 30 g/6 unidades
Bolacha Integral Club Social107 calorias a cada pacote de 24 g
Bolacha Integral Romana124 calorias a cada 30 g/15 unidades
Bolacha de Arroz Integral Las Acacias103 calorias a cada 30 g/3 unidades
Bolacha de Arroz Integral Fit Food200 calorias a cada 30 g/4 unidades
Bolacha de Arroz Integral Name112 calorias a cada 29 g/3 unidades
Biscoito Nesfit Integral Nestlé130 calorias a cada 30 g/8 unidades
Biscoito Cream Cracker Integral Piraquê118 calorias a cada 30 g/4 unidades
Biscoito Integral Multigrãos Bauducco76 calorias a cada 19 g/6 unidades
Biscoito Integral Chia e Linhaça Fibratto54 calorias a cada 15 g/5 unidades
Biscoito Integral com Cacau Aveia e Mel Bauducco132 calorias a cada 30 g/ 4 ½ unidades

Os dados acima nos mostram que a bolacha integral apresenta mais de 100 calorias em uma porção de apenas 30 g – as bolachas que indicam valores calóricos menores referem-se a porções menores do que 30 g.

Ou seja, se a pessoa comer uma quantidade moderada da bolacha ou biscoito integral não consumirá uma quantidade elevada de calorias. Por outro lado, se ela fizer uma refeição com uma quantidade elevada acabará ingerindo muitas calorias, o que contribui para o aumento de peso.

O problema dessas bolachas, a partir de um ponto de vista calórico, ocorre principalmente quando elas aparecem em embalagens grandes, que trazem um número alto de unidades. Além de poder ser difícil resistir e comer somente algumas, se a pessoa resolver consumir a bolacha enquanto trabalha ou assiste à televisão e não presta muita atenção no que está comendo, corre o risco de consumir muitas unidades, acumular calorias e nem perceber o que faz, já que estava distraída com outra atividade.

Assim, para quem deseja emagrecer e/ou manter o peso, vale a pena tomar cuidado e prestar atenção para não exagerar no consumo das bolachas integrais.

Atenção para os detalhes nutricionais 

É preciso tomar cuidado com os detalhes do alimento. As informações nutricionais, à primeira vista, podem esconder a ideia de que a bolacha integral engorda.

Não é somente porque a embalagem afirma que o produto é integral que ele é saudável. Os consumidores devem olhar os ingredientes dos alimentos que consomem – não somente a tabela nutricional, mas a lista que apresenta os ingredientes, que todo produto precisa trazer.

A legislação exige que os ingredientes apareçam nessa lista em ordem decrescente de quantidade – ou seja, aqueles que estão presentes em maior quantidade no alimento aparecem primeiro.

Para mostrar o que pode ser encontrado na composição de um biscoito integral, pegue por exemplo um produto que é apresentado como “biscoito integral com cacau, aveia e mel” para analisar.

O primeiro ingrediente que encontramos na lista foi a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico – isso é a famosa farinha branca, apesar do alimento ser apresentado como integral.

Já o segundo ingrediente listado foi o açúcar (que ao ser consumido além da conta causa o aumento de peso), o terceiro foi a aveia e o quarto a gordura vegetal. A gordura vegetal é uma gordura trans.

As gorduras trans já foram associados a diversos riscos à saúde como: estímulo ao entupimento das artérias, elevação dos níveis de colesterol ruim e p aumento do risco de desenvolvimento de diabetes, ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC).

O quinto ingrediente que apareceu foi a polidextrose, que é um açúcar. O composto seguinte foi a margarina, que é uma espécie de gordura inventada, da qual não se tem a metabolização.

Isso provoca problemas como o aumento de colesterol, a gordura no fígado e a elevação dos triglicerídeos.

Depois da margarina, a lista de ingredientes do produto trouxe o cacau em pó e o açúcar invertido – até aqui o produto já apresentou três tipos de açúcar. Na sequência, vieram os flocos de arroz (caracterizando o quarto açúcar), o leite integral e os estabilizantes químicos bicarbonato amônio e bicarbonato de sódio.

Os mesmos ingredientes da bolacha recheada são encontrados na bolacha integral – o que mostra que trocar um pelo outro não representa solução para a dieta. Teoricamente a única diferença é que o biscoito integral traz a farinha de trigo integral em sua composição.

Teoricamente porque o produto analisado não apresentava a farinha de trigo integral como um de seus ingredientes. Ainda assim, a embalagem dizia que se tratava de um produto integral fonte de fibras e cereais integrais.

Deu para perceber como vale a pena conferir se o que as embalagens prometem realmente condiz com a verdade da composição dos alimentos, não é mesmo?

Ou seja, pode ser um equívoco achar que comer bolacha integral emagrece, e isso pode não ser interessante para quem não deseja o aumento de peso. O consumo excessivo desse tipo de alimento traz consequências negativas para a saúde, mesmo que a pessoa não queira atingir esses objetivos.

É preferível que a pessoa consuma o pão integral do que as bolachas integrais.

Considerações 

Mais importante do que emagrecer é perder peso com saúde, então mais importante do que saber se a bolacha integral engorda é certificar-se de que toda a dieta possibilite que o emagrecimento aconteça com saúde.

Para isso, é preciso encontrar um programa alimentar que seja saudável, nutritivo, controlado e equilibrado, fornecendo os nutrientes e a energia que o corpo necessita, e que se encaixe na sua rotina.

Assim, o ideal é contar com a ajuda de um nutricionista para encontrar uma dieta que te ajude a atingir seus objetivos de maneira saudável e segura.

Você acreditava que comer bolacha integral engorda ou emagrece? Tem costume de levá-las para consumir nos lanches do dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,46 de 5)
Loading...

Deixe um comentário