Faz tempo que a aplicação de botox em homens e a busca por procedimentos estéticos por parte do público masculino não é mais uma novidade ou algo incomum.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no quesito cirurgia plástica, o número de pacientes do sexo masculino cresceu de 5% para 30% em cinco anos.
Entre os procedimentos mais procurados pelos homens está justamente a aplicação do botox, ao lado do preenchimento facial com ácido hialurônico.
O que é, para que serve e os benefícios do botox
A toxina botulínica usada no procedimento de botox para homens e mulheres é uma proteína obtida por meio da bactéria Clostridium Botulinum. Na estética, ela é utilizada na prevenção e tratamento de controle de rugas e linhas de expressão.
O botox é indicado para tratar apenas as chamadas rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem em decorrência do movimento repetitivo do músculo da face. O tratamento minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto, que é justamente o responsável pelo aparecimento dessas rugas.
O tratamento também suaviza as linhas e marcas de expressão causadas pelo envelhecimento natural da pele, traz uma aparência mais descansada e relaxada para o rosto, assim como pode ser usado de maneira preventiva, com o objetivo de evitar a formação de marcas de expressão.
O procedimento também pode ser utilizado para modificar a posição das estruturas anatômicas da região da face, como levantar as sobrancelhas e o canto da boca ou evitar que a gengiva fique exposta ou que a ponta do nariz seja projetada para baixo ao sorrir.
Ao ser aplicada, a substância atua no interior das células, paralisando e relaxando a musculatura, além de impedir impulsos nervosos. O que acontece é que a toxina botulínica bloqueia a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é quem faz a comunicação entre os músculos do tecido e o sistema nervoso.
Com isso, os músculos da região onde a toxina foi aplicada são paralisados, fazendo com o que o tecido fique mais relaxado e com que vincos, rugas e marcas de expressão sejam diminuídos.
Durante o procedimento, o botox é injetado por meio de uma agulha bem fina, nos locais e nas dosagens avaliadas e definidas previamente pelo médico, juntamente com o seu paciente.
As principais áreas onde a substância costuma ser aplicada são a testa, os pés de galinha e em pequenas linhas de expressão. No entanto, a injeção também pode ser feita nas sobrancelhas, na glabela (região entre as sobrancelhas), no nariz, na boca, no queixo, no pescoço e até nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés, nesse último caso com o objetivo de combater o suor excessivo.
Entretanto, o efeito do botox não é permanente e é necessário repeti-lo para ter os mesmo resultados novamente.
Uma das diferenças entre o botox para homens e mulheres é que como a derme masculina não é tão sensível, as marcas de aplicação, como hematomas, pontos e sangramentos, não ficam tão evidentes.
Além disso, por ter um tecido muscular mais espesso e mais robusto, os homens podem precisar de mais quantidade de botox do que as mulheres.
O botox para homens dura menos?
Alguns homens podem ter a sensação que a duração do procedimento não é muito longa, especialmente aqueles que se dedicam aos treinos de musculação.
Segundo o cirurgião plástico Tácito Ferreira, homens que pegam muito pesado na academia e fazem caretas quando vão levantar pesos foram a musculatura facial que foi bloqueada pela aplicação da toxina, fazendo com que o tratamento dure menos.
Ainda assim, o cirurgião plástico defende que o botox vale a pena, já que ao menos por uma período, a toxina botulínica trará o efeito de bloquear a musculatura, impedindo a demarcação de rugas.
Ferreira afirmou que para os praticantes de musculação, as pessoas muito expressivas, indivíduos que se expõem ao sol com frequência e tabagistas, o botox pode precisar ser feito a cada quatro meses. Já para quem não mantém esses hábitos, tem menos expressividade facial ou linhas marcadas, o intervalo é de a cada seis meses.
Cuidados
As aplicações de botox são consideradas seguras desde que sejam conduzidas por um profissional de saúde qualificado, especializado e licenciado para realizar o procedimento. Mas, geralmente, o procedimento não é indicado para gestantes, mulheres que amamentam, crianças e pacientes com sensibilidade conhecida à toxina botulínica.
Por uma questão de segurança, o ideal é passar por uma avaliação com um médico dermatologista especializado em botox para confirmar se o procedimento realmente é o mais indicado para seus objetivos e saúde, receber as orientações adequadas e tirar todas as suas dúvidas.
Nesse processo, é importante fornecer ao profissional responsável pelo procedimento uma lista atual com todos os remédios e suplementos usados no momento, pois alguns podem aumentar o risco de hematoma no local da aplicação, como anticoagulantes e anti-inflamatórias não esteroides.
Adicionalmente, como o álcool pode deixar o corpo mais propenso à vermelhidão e ao hematoma, recomenda-se não consumir álcool 24 horas antes da aplicação.
Todo esse cuidado de buscar um bom profissional de saúde é necessário porque se o procedimento for aplicado incorretamente pode gerar resultados indesejados ou até mesmo causar algum perigo.
Os possíveis efeitos colaterais incluem dor, inchaço e hematoma no local da injeção, dor de cabeça ou sintomas parecidos com uma gripe, pálpebras caídas ou sobrancelhas tortas, sorriso torto ou com excesso de saliva, olhos secos ou lacrimejantes e infecção no local da injeção.
Além disso, embora seja raro, existe o risco de que a substância espalhe para outros locais do corpo onde não deveria chegar.
É recomendado procurar imediatamente o profissional de saúde responsável pela aplicação do botox ao notar os seguintes sintomas: fraqueza muscular, problemas de visão, dificuldade para falar ou engolir, problemas para respirar, reação alérgica ou perda de controle na bexiga.
Para evitar qualquer problema é fundamental seguir todas as orientações do médico responsável pela aplicação do botox, que podem incluir não esfregar ou massagear as áreas tratadas por 24 horas, não deitar-se por duas a quatro horas após receber as injeções de botox e evitar esforço físico por 24 horas.
Fontes e referências adicionais
- Botox (Botulinum Toxin), Cleveland Clinic
- Botox injections, Mayo Clinic
Fontes e referências adicionais
- Botox (Botulinum Toxin), Cleveland Clinic
- Botox injections, Mayo Clinic