É possível adiar a perda de colágeno, proteína fundamental para a saúde da pele, com o consumo de alguns alimentos e, em especial, de uma fruta. E é isso que mostraremos neste artigo.
Primeiramente, é preciso entender que o colágeno é uma proteína fundamental para a saúde e beleza da pele. Já a sua perda, que é natural com o passar dos anos, contribui para o aspecto de envelhecimento.
Por interferir no processo de envelhecimento da pele, o colágeno é uma proteína muito valorizada, principalmente, por promover sua elasticidade e resistência, além de atuar promovendo flexibilidade nos tendões e ligamentos, e fortalecendo cartilagens e articulações.
Enfim, o colágeno é a proteína mais comum no corpo humano, sendo responsável por formar a estrutura do organismo, unindo tecidos como pele, músculos ou ossos, mas também é encontrado em outras partes do corpo, como dentes, córneas ou vasos sanguíneos.
O problema é que, o colágeno possui prazo de validade, com sua produção diminuindo a partir dos 25 anos. Pois é, a perda de colágeno faz parte do processo natural de envelhecimento do ser humano.
Porém, a boa notícia é que é possível combater e retardar os primeiros sinais de envelhecimento, ajudando a repor colágeno, e engana-se que isso só pode ser feito com procedimentos estéticos, é possível amenizar a perda de colágeno, também, apostando na ingestão de alguns nutrientes.
Qual fruta fornece mais colágeno?
Investir em frutas cítricas, sem dúvida, é uma ótima forma de ativar o colágeno porque elas são ricas em vitamina C. Da mesma forma, vale apostar em laticínios e clara do ovo, pois ambos possuem a substância prolina, ou seja, também devem ser consumidos para aumentar a produção dessa proteína.
Porém, de acordo com um recente estudo, as frutas azuis, mais especificamente blueberry (ou mirtilo, como também é chamado) e, em segundo lugar, a amora, foram indicadas como altamente ricas em vitamina E (antioxidante que ajuda a renovar as células, além de proteger os tecidos do corpo contra danos causados por substâncias chamadas radicais livres) e em licopeno (antioxidante que contribui para a criação de colágeno).
Portanto, quer garantir colágeno por mais tempo? Invista em blueberry e, de preferência, junto com amora. Além disso, conheça mais alimentos que possuem colágeno.
Hábitos para garantir colágeno por mais tempo
Para que sua pele não perca elasticidade e permaneça jovem por mais tempo, vale ficar atento a práticas que aceleram o processo de envelhecimento.
Nesse sentido, além de investir em uma boa alimentação, é preciso evitar tudo que possa prejudicar o estado da sua pele. Como o principal inimigo da saúde da pele é o sol, você nunca deve esquecer de usar o protetor solar.
Outro hábito que traz muitos malefícios à pele, é fumar, portanto, fique longe de cigarro.
Mas, é preciso ter em mente que assim como alguns alimentos ajudam a evitar ou adiar a perda de colágeno, outros trazem muitos danos a pele, como açúcar, sal, leite, álcool, cafeína, grelhados, carne vermelha ou ácidos graxos saturados.
Aliás, de acordo com um grupo de pesquisa da Dartmouth Medical School, nos Estados Unidos, o açúcar impede nosso corpo de reparar o colágeno danificado.