Cálcio emagrece? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 11/01/2021

O cálcio é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo. Mas será que ele emagrece? É o que vamos saber mais adiante

  Continua Depois da Publicidade  

O cálcio é muito conhecido por ser fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, mas ele também é importante para a coagulação do sangue, para o bom funcionamento do sistema imunológico e para a produção de alguns hormônios.

Mas, saiba que além disso, esse nutriente também pode sim te ajudar a perder peso. Saiba como esse mineral ajuda a reduzir a gordura e como obter esse benefício.

laticínios são ricos em cálcio
Laticínios são ricos em cálcio

Benefícios 

  • O Cálcio é conhecido pela sua contribuição para a saúde óssea. Ele também pode auxiliar para manter o ritmo cardíaco regular, além de contribuir para a função muscular;
  • Ajuda a recuperar os ossos frágeis, pois oferece suporte ao crescimento e à manutenção óssea;
  • A ação dos minerais fósforo, potássio e magnésio pode ser beneficiada com um nível adequado de cálcio no organismo;
  • Aqueles sintomas desconfortáveis que são comuns na TPM podem ser amenizados se você adotar uma dieta rica em cálcio;
  • A combinação de cálcio com vitamina D pode ajudar na prevenção contra o câncer de mama em mulheres na fase da pré-menopausa, conforme estudo publicado em 2007.

O cálcio emagrece?

Apesar de o cálcio ajudar na perda de peso, para que o emagrecimento ocorra é preciso seguir uma dieta saudável e de baixas calorias, além de praticar exercícios físicos regularmente.

Segundo pesquisas, comer três alimentos ao dia com baixo teor de gorduras e ricos em cálcio, como por exemplo os iogurtes, pode contribuir para o emagrecimento. O Cálcio também é apontado como um dos aliados para a manutenção do peso.

Além disso, esse nutriente tem um pequeno efeito termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, o que acelera o metabolismo e faz o corpo queimar mais gordura, contribuindo assim para o emagrecimento.

Mas será realmente que o Cálcio emagrece de forma direta ou será o emagrecimento é resultante de uma dieta pouco calórica?

Segundo estudos feitos na Universidade do Tennessee, nos EUA, a presença de cálcio ajuda a eliminar a gordura das células adiposas.  .

Neste estudo as pessoas que ingeriram 1.100 mg de cálcio por dia perderam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que o grupo que apenas reduziu seu consumo calórico.

No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para certificar se o cálcio realmente emagrece. Mas, como o cálcio é essencial para o organismo, é preciso consumir alimentos ricos nesse mineral todos os dias.

  Continua Depois da Publicidade  

Quanto cálcio que você deve consumir diariamente?

IdadeIDR* de cálcio
0 a 6 meses210 mg
7 a 12 meses270 mg
1 a 3 anos700 mg
4 a 8 anos1.000 mg
9 a 18 anos1.300 mg
19 a 50 anos1.000 mg
A partir de 51 anos1.200 mg
* IDR = Ingestão diária recomendada

As grávidas ou as mulheres que estão amamentando não precisam consumir cálcio a mais. No entanto, mulheres na pós-menopausa estão mais expostas à deficiência desse mineral.

Além disso, pessoas intolerantes à lactose ou veganas devem monitorar os níveis de cálcio no organismo para não ficarem com falta desse mineral

Além disso, é importante estar com os níveis de vitamina D adequados, pois a deficiência dessa vitamina interfere de maneira negativa nas funções que o cálcio desempenha no organismo.

Não é recomendado o consumo de mais que 500 miligramas de cálcio de uma só vez, dessa forma é importante que você consuma esse mineral ao longo do dia.

Além disso, muitas vezes também é necessário suplementar magnésio e vitamina D, para que o cálcio desempenhe suas funções de forma adequada no organismo.

Alimentos ricos em cálcio

Pesquisadores afirmam que a maioria dos adultos não consome a quantidade mínima necessária de Cálcio por dia. A dieta pode ser fundamental para emagrecer, mas é importante que a saúde seja priorizada.

Dessa forma, busque consumir mais alimentos que são fontes de cálcio como:

  • Leite;
  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Cereais enriquecidos;
  • Sucos;
  • Produtos de soja.

Quanto cálcio tem nos alimentos:

AlimentoPorçãoQuantidade de Cálcio
Brócolis cozido100 g56,8 mg
Brócolis cru100 g108 mg
Couve crua100 g208 mg
Couve cozida100 g236 mg
Sardinha100 g382 mg
Leite integral200 ml238 mg
Leite desnatado200 ml250 mg
Iogurte integral100 g128 mg
Queijo cheddar100 g721 mg
Tofu100 g350 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Dicas

  • Sempre priorize a ingestão de cálcio por meio dos alimentos, pois, na maioria das vezes, eles são mais seguros do que os suplementos;
  • É importante que você leia os rótulos nutricionais, pois calculando os miligramas de cálcio contidas nos alimentos você poderá saber os valores consumidos diariamente;
  • A exposição ao sol é a melhor forma para fortificar seu corpo com vitamina D, assim, expor-se por pelo menos 15 minutos por dia auxiliará seu corpo a utilizar melhor o cálcio consumido. Mas evite a exposição ao sol nos horários mas quentes do dia, ou seja, entre 10 e 16hs, para se proteger contra o câncer de pele.
Fontes e Referências adicionais

Quais destes alimentos que contêm boa quantidade de Cálcio você está acostumado a consumir? Você acredita que necessita de suplementos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 4,83)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Cálcio emagrece? Benefícios e dicas”

  1. Eu uso Cálcio Quelato,Vitamina D,Vitamina A,e Metilcobalamina,Cromo Quelado.

    Ajuda melhorar a saúde,me fortalece,e tenho disposição,e pq tenho Fibromialgia que causa uma terrível estafa, irritação e MTS dores.

    Após o uso destas vitaminas melhorei muito,e após 5 longos anos já começo a emagrecer,com pequena dieta passada pela Nutricionista Dr.Patricia.

    Sou Alérgica e Vegetariana,então só tenho agradecer a Deus e minha Médica querida Dr.Marina que me ajudou com produtos naturais e vitaminas.

    Com Saúde Tudo Fica Mais Fácil.

    Susu-B.

    Responder
  2. Para mim, existe uma conexao entre o calcio e o cerebro, no emagrecimento. Além da relacao intra e extra celular.
    Fiz dietas de todo tipo durante anos, e quando falta calcio, o cerebro parece ficar lento, dores de cabeca e parece nao funcionar os hormonios para causar a queima de calorias.
    Dentre muitas outros minerais que devem estar em ordem o calcio tem uma importante funcao, já que é um macro elemento.
    Dores no cortex prefrontal e letargia de pensamento com certa sonolencia normalmente se deram a falta de calcio.

    Responder
  3. estou com 82 kilos tenho 51 anos tenho espondilodiscoartrose lombar e cervical preciso emagrecer com urgencia pois tenho muita dor

    Responder
    • Minha Nutricionista descobriu que eu sou viciada.

      Isto mesmo,sou viciada a frutas e elas tem MT MT MT açúcar.

      Após retirar as frutas, eu uso vitaminas e já emagreci 4 kilos.

      Sucesso.

      Responder