Peito de Frango

Como o Efeito Termogênico dos Alimentos te Ajuda a Emagrecer

Aqui vai o que você precisa saber sobre o efeito termogênico da comida e como isso pode te ajudar a emagrecer.

Algumas das calorias dos alimentos que você come são queimadas durante a digestão. Portanto, das calorias presentes nos alimentos, devemos subtrair as calorias gastas nesse processo digestivo, o que determina as calorias reais que serão absorvidas pelo corpo. Esse processo é comumente conhecido como efeito termogênico.

Você provavelmente está familiarizado com o termo “calorias negativas”. Esse termo se refere a certas comidas como aspargos e alface, que possuem um alto efeito termogênico e baixa densidade de caloria. A maioria das calorias desses alimentos é queimada só para digerí-los, então é quase impossível que essas comidas sejam armazenadas como gordura corporal.

Alimentos com alto efeito termogênico aumentam sua taxa metabólica porque seu corpo trabalha mais duro para digerir, processar e utilizar a comida.

Proteínas magras e carboidratos complexos são os dois grupos de alimentos com mais alto efeito termogênico e que irão aumentar sua taxa metabólica mais do que qualquer outro tipo de comida.

Comidas com proteínas magras como peito de frango, ovos brancos e peixe têm o maior efeito termogênico, chegando a quase 30%. Isso quer dizer que se você comer 100 calorias de peito de frango, quase 30 delas serão queimadas durante o processo de digestão e, dessa forma, o valor calórico real é de somente 70 calorias.

Carboidratos complexos como vegetais, grãos integrais, arroz integral, feijões e aveia também possuem efeito termogênico em torno de 20%.

Gorduras têm menor efeito termogênico, somente em torno de 3%. Isso é um dos motivos pelos quais a gordura dietética é tão facilmente armazenada como gordura corporal. Carboidratos simples também possuem baixo efeito termogênico.

Se você consumir muito de qualquer comida, ela será armazenada como gordura corporal. No entanto, alimentos com proteínas magras e carboidratos complexos, devido ao seu efeito termogênico, são menos prováveis de serem convertidos em gordura do que qualquer outro tipo de alimento.

Então, se você está tentando emagrecer, você deve comer várias porções saudáveis ao longo do dia consistindo primariamente de alimentos com alto efeito termogênico.

Você está procurando emagrecer e já consegue incluir em sua dieta alguns alimentos com o efeito termogênico? Como você está fazendo isso e quais são estes alimentos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum Voto Ainda)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*